Erros com os alimentos que você comete e não sabe

· 4 de novembro de 2018
Aqui vamos falar sobre alguns erros com os alimentos que você comete e como evitá-los. Não perca essas dicas se quiser se destacar na cozinha.

Parece que cozinhar é uma das atividades mais simples que podemos fazer. No entanto, uma pequena distração pode afetar seus pratos e impedir que você obtenha os nutrientes disponíveis. Aqui vamos falar sobre alguns erros que você comete com os alimentos e como evitá-los.

Discutiremos erros de vários tipos, desde o armazenamento de alimentos e da segurança alimentar, antes e durante o cozimento. Alguns desses erros você pode não conhecer e outros pode estar deixando passar. Continue lendo e aprenda a aproveitar ao máximo seus alimentos.

1. Não ler a receita completa antes de começar a cozinhar

O primeiro dos erros que você comete com o alimento não é prestar atenção à receita. Quando você está preparando um prato pela primeira vez é importante que pare um pouco para entender todo o processo.

Geralmente isso acontece porque você está mais interessado no resultado final do que em todo o processo. No entanto, quando você lê a receita, poderá gerenciar os tempos e evitará cozinhar demais, ou deixar a alimento muito cru.

Erros com os alimentos que você comete: Não ler a receita completa antes de começar

Com esse cuidado você evitará:

  • Que as proteínas percam suas propriedades.
  • Adicionar mais sal que o correto.
  • Massas com textura pastosa.

O ideal é que depois de ler a receita, prepare todos os alimentos nas porções e apresentações necessárias.

Isto sugere:

  • Cortar e picar alimentos conforme necessário.
  • Medir as porções necessárias e deixá-las prontas em recipientes individuais, para facilitar o manuseio.
  • Colocar todos os instrumentos e utensílios que você precisará a mão.

2. Não deixar a carne descansar depois de cozinhar

Outro erro que você comete com os alimentos é servir imediatamente a carne depois de cozinhá-la. O ideal é deixá-la por alguns minutos para que seus sucos e sabores sejam distribuídos, bem antes de cortar.

Erros com os alimentos que você comete : Não deixar a carne descansar

Você não precisa se preocupar que a comida fique fria, pois basta deixar em repouso entre 5 e 10 minutos. Este tempo é suficiente para que a temperatura atinja um ponto em que você possa comer sem problema, e os sabores sejam distribuídos.

Leia também: 13 truques de cozinha que te darão vontade de cozinhar mais vezes

3. Erros com os alimentos que você comete: guardar batatas e cebolas juntas

O terceiro dos erros que você comete com os alimentos pode parecer algo sem relevância. No entanto, você deve ter um espaço especial para as batatas e outro para as cebolas, de tal forma que elas não se misturem.

O ideal é que as batatas devam ser mantidas em um espaço frio, escuro e seco. Por outro lado, as cebolas requerem espaços secos e frios, mas onde haja alguma circulação de ar. Em ambos os casos é ideal evitar manter os dois vegetais em sacos plásticos.

4. Não lavar as mãos antes de manusear os alimentos

Em todos os lugares ouvimos falar da importância de lavar as mãos com frequência. No entanto, este é um dos erros mais comuns que você comete com os alimentos. É importante que você lave as mãos:

  • Antes de preparar os alimentos. Durante todo o dia você entra em contato com todos os tipos de superfícies e bactérias. Lave as mãos antes de preparar os alimentos e evite contaminá-los com essas bactérias.
  • Depois de preparar a comida e antes de servir. Depois de ter terminado todos as preparações, e você não vai mais manipular os alimentos crus, é hora de lavar as mãos. Durante o processo de cozimento algumas bactérias e contaminantes são eliminados. No entanto, se você não lavar as mãos, estará gerando contaminação cruzada. Além disso, lembre-se de manusear alimentos cozidos com os utensílios adequados, e não com as mãos.
Erros com os alimentos que você comete e  não sabia: Não lavar as mãos

5. Manter os vegetais de folhas verdes em um saco plástico

Quantas vezes aconteceu com você, que alguns dias depois de fazer suas compras os vegetais de folhas verdes murcharam? Outro erro que você comete com os alimentos é não os desembalar.

Você deve saber que o plástico impede que o ar circule adequadamente entre as folhas. Isso facilita o surgimento de bactérias, que aceleram o processo de decomposição.

Recomendamos que você leia: Plano detox de uma semana com sucos verdes para se renovar por dentro e por fora

A melhor opção para evitar esse inconveniente é abrir a embalagem dos vegetais. Em seguida, colocá-los em uma superfície que permita a passagem do ar. Isso pode ser dentro da geladeira mesmo, ou em um recipiente com água.