5 dicas para combater a tosse com uma dieta saudável

· 6 de agosto de 2018
Muitas pessoas têm tosse sem saber exatamente o motivo, mas se você mantiver uma dieta saudável e específica, pode melhorá-la.

Se você acha que as dietas funcionam apenas para perder peso, saiba que isso não é verdade. Uma boa dieta ajudará o nosso corpo a cumprir suas funções de forma otimizada e eficaz. Por isso, hoje trazemos 5 dicas para combater a tosse com uma dieta saudável.

A tosse é um dos muitos sinais que podem indicar que algo está errado com o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de bactérias e vírus, que causam mal-estar e doenças.

Por outro lado, é verdade que às vezes nossas defesas não estão em seus plenos poderes. Existem muitas condições externas que podem afetá-las. Entre elas estão o estresse, a fadiga, ou algumas deficiências nutricionais.

Para combater a tosse, mantenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável sempre fornecerá as vitaminas e minerais necessários para fortalecer as defesas do corpo. Um plano alimentar equilibrado, acompanhado de bons hábitos, como não fumar, não ingerir álcool e praticar atividades físicas, ajudará a fortalecer a nossa imunidade.

Homem com tosse

Não é irracional dizer que os alimentos são uma medicina natural. Nesse sentido, existem alguns que beneficiam diretamente o sistema respiratório. Quando consumidos, suas propriedades nutricionais são adicionadas ao processo de prevenção e proteção de doenças respiratórias, como a tosse e a gripe.

5 dicas para combater a tosse com uma dieta saudável

A seguir, confira uma lista de alimentos que ajudam o sistema imunológico a combater a tosse. São produtos que você pode comprar em qualquer mercado.

1. Consuma cítricos

Os especialistas recomendam estes alimentos, e especialmente aqueles que têm altos níveis de vitamina C, pois ajudam a aliviar todos os sintomas de resfriado, gripe e tosse. Você pode incluí-los no café da manhã com um copo de suco de laranja.

No lanche da tarde é ideal tomar um suco de limão com uma pequena colher de mel. Da mesma forma, você pode comer romã, porque contém vitamina C, ácido fólico, e antioxidantes. Outras opções viáveis ​​são o kiwi, a acerola, e a goiaba.

2. Inclua zinco em sua dieta

Certifique-se de comer alimentos ricos em zinco, uma vez que este mineral ajuda a regenerar as membranas mucosas respiratórias e a melhorar as capacidades defensivas do sistema imunológico. Você tem opções muito variadas, que incluem mexilhões, sementes de abóbora, carnes magras, ovos e leguminosas.

Por outro lado, também devemos consumir grãos integrais, algas, sardinhas, oleaginosas e, em menor proporção, a levedura de cerveja e a carne de cordeiro. Por último, as ostras têm um alto teor de zinco, que reduz e diminui a duração e os efeitos da tosse.

Você também pode gostar de: Benefícios de uma dieta rica em proteínas para perder peso

3. Coma peixe

Esta é uma rica fonte de minerais que ajudam a proteger e a gerar os glóbulos brancos, que participam na erradicação de vírus e bactérias que causam a tosse e a gripe. Além disso, o peixe tem propriedades que ajudam a combater as doenças cardiovasculares.

Peixe assado com tomates

4. Não esqueça as verduras 

Para combater a tosse, os vegetais são muito importantes porque contêm polissacarídeos que protegem e suavizam as membranas mucosasNeste tratamento, eles exercem uma função demulcente. Da mesma forma, os legumes e verduras aumentam os níveis de ferro porque eles contêm ácido fólico.

Esse é um aspecto importante, porque a capacidade imunológica do corpo é reforçada se os níveis de ferro e outros minerais estiverem altos. Por isso, é aconselhável comer batatas, acelga, cebola, alho, salsa, louro, e endro a gosto.

Frutas como uvas, tâmaras, ameixas e figos secos também são importantes, e você também pode consumir aveia, alface, abobrinha, e folhas de borragem.

Vegetais para combater a tosse

5. Prepare uma infusão descongestionante

A ideia é combinar alimentos que tenham propriedades expectorantesNesta ocasião escolhemos o limão, a cebola, o gengibre e o mel. Este será um remédio caseiro que irá ajudá-lo a combater a tosse e a eliminar o muco. Também é antisséptico, calmante, anti-inflamatório, e bactericida.

Ingredientes

  • 1/2 cebola
  • Uma colher de mel
  • 4 xícaras de água
  • Gengibre moído a gosto
  • O suco de um limão

Preparação

  • Coloque a água e a cebola cortada em pedaços em uma panela.
  • Deixe ferver e reduza o líquido até a metade.
  • Coe a preparação.
  • Adicione o suco de limão e mexa.
  • Complete com o gengibre moído e o mel.
  • Beba bem quente.

Leia também: Alivie a tosse e o resfriado com uma infusão de tomilho, limão e mel

Para combater a tosse, esses alimentos e esta infusão descongestionante não devem faltar na sua dieta. Sabemos que o mal-estar pode chegar a ser forte, mas com essas cinco dicas você se sentirá mais aliviado. Se a presença da tosse persistir, consulte um médico e siga todas as suas indicações.