5 coisas que você deve fazer antes de ser mãe

31 de julho de 2018
Antes de tomar a decisão de ser mãe, é importante ter em mente que existem alguns objetivos pessoais que podem se tornar mais difíceis de alcançar após a maternidade.

Desde a infância, muitas mulheres sonham em ser mães. No entanto, uma vez que seu filho nasce, sua vida dá um giro de 180 graus. Com um bebê em casa, seu tempo de lazer gira em torno dessa criança e de suas necessidades. Descubra neste artigo as coisas que você deve fazer antes de ser mãe.

Se você já conversou com alguns amigos sobre a ideia de ser mãe, certamente já ouviu a expressão aterrorizante de “aproveitar o tempo que não terá depois” . Embora ter uma criança seja uma das experiências mais incríveis que você pode ter como mulher, envolve muita dedicação e tempo.

Atualmente, cada vez mais mulheres decidem atrasar a maternidade e dedicar mais tempo livre a si mesmas. Algumas usam esse tempo para crescer como profissionais e outras para viver aventuras que provavelmente não poderiam viver sendo mães.

Antes de pensar em ter um filho, faça uma lista de coisas que você deve fazer antes de se ser mãe. Quando você é mãe, seus filhos são os donos da maior parte do seu tempo, então antes de tê-los, certifique-se de ter feito tudo o que você sempre desejou fazer.

Quais são as coisas que você deve fazer antes de ser mãe?

1. Alcançar objetivos pessoais

Você quer escrever um livro? Viajar pelo mundo? Ser cantora de rock? Ou ser a dona de uma empresa de sucesso? Não espere mais! É o momento ideal para fazê-lo. Aproveite este tempo para fazer tudo que você realmente gosta sem a responsabilidade de ter um filho.

No entanto, ser mãe não a limita a alcançar seus objetivos, mas implica um esforço muito maior. Então, não espere mais. Coloque as mãos à obra e você verá que não vai se arrepender de fazer aquela pós-graduação ou escrever o roteiro para o próximo filme de sucesso de Hollywood.

2. Estudar

Mulher trabalhando

Uma das principais coisas que você deve fazer antes de ser mãe é estudar. Ter uma carreira universitária expande seu conhecimento. Além disso, desenvolve um senso crítico e ajuda a entender melhor alguns aspectos da vida.

Não se dedique apenas a estudar para ter melhores oportunidades de emprego. Quando você é mãe, você tem a responsabilidade de oferecer ao seu filho um pensamento crítico que não conseguirá ao assistir televisão o dia todo.

Além disso, ao abordar a maternidade, você terá que fazer grandes sacrifícios que limitarão seu tempo de estudo, então é melhor você conseguir essa graduação antes de ter um filho.

Veja também: Bebê estrela e bebê arco-íris marcam uma maternidade diferente

3. Trabalhe em algo que você goste

Não é a mesma coisa trabalhar por obrigação e fazer algo que realmente a satisfaça. Quando você faz aquilo que gosta, você produz mais e se sai melhor. Quando você alcança a satisfação no trabalho, você se torna mais produtiva e procura maneiras de explorar seu potencial.

Quando você está motivada, busca adquirir novos conhecimentos e continuar a crescer como profissional. Além disso, qualquer curso que você fizer não apenas permitirá que você expanda seu currículo: ele também lhe dará ferramentas para enfrentar diferentes situações cotidianas.

Talvez, se o seu forte for a administração de empresas, você possa aplicar essa experiência para organizar a economia de sua família quando for mãe.

Às vezes, aquilo com o que você gosta de trabalhar não gera necessariamente muito dinheiro. Trabalhar em algo que você ama fará com que você não se importe com o salário que recebe. No entanto, ao assumir a responsabilidade de ter um bebê, você deve pensar em seu bem-estar e estabilidade econômica. Aproveite este momento para trabalhar no que você tanto sonha!

4. Ter estabilidade financeira

Economia

Trazer um bebê ao mundo não apenas altera a dinâmica da família, mas também afeta consideravelmente seu orçamento mensal. Considere se o trabalho que você tem atualmente cobre todos os custos de ter um filho.

No começo, você deve considerar as despesas das consultas médicas, fraldas, vacinas e roupas. E o investimento aumenta à medida que seu filho cresce. Você também deve pensar na sua educação: um bom jardim de infância, uma escola de qualidade e uma universidade geralmente custam grandes quantias de dinheiro.

Se você tiver muitas dívidas ou um trabalho que não garante estabilidade a longo prazo, reconsidere o tempo para ser mãeÉ melhor adiar essa decisão até conseguir um emprego cujos benefícios permitam atender às necessidades do seu filho.

5. Viajar

Vá para a praia, visite museus, faça uma segunda lua de mel. Você terá muito tempo para desfrutar a maternidade. Da mesma forma, viajar com um bebê significa carregar bagagem extra: fraldas, mamadeiras e malas para as roupas dele.

Quando as crianças crescem, você também deve considerar as vontades delas. Provavelmente, as viagens em família terão como destino o local escolhido por seus filhos. Então, aproveite o momento e visite os lugares que você sonha conhecer.

A melhor coisa de viajar com o seu parceiro são os momentos apaixonados e românticos que vocês terão longe do estresse da cidade. Ao tirar férias em família, você terá lembranças cheias de alegria, mas dificilmente conseguirá alguma intimidade com seu marido.

Leia também: As férias afastam as doenças virais

Mulher sentada em mala de viagem

Conclusão

Quando você for mãe, saberá que a felicidade significa um sorriso, um beijo ou um abraço do seu pequeno. No entanto, todas as coisas que você deve fazer antes de ser mãe irão prepará-la para desfrutar ainda mais a maternidade.

As crianças precisam de uma rotina diária. Isso significa que será mais difícil ter tempo livre quando você for mãe. Se você ainda não é, mantenha a mente aberta o suficiente para aceitar oportunidades que lhe permitam aproveitar a vida.

Recomendados para você