5 causas para pontadas na cabeça

6 de agosto de 2018
Quando a pontada na cabeça ocorre, é necessário prestar atenção imediata para evitar que ela se transforme em uma enxaqueca e afete nossas vidas.

Atualmente, as pontadas na cabeça são um dos sintomas de levam mais pessoas ao médico. Muitas vezes elas se manifestam com tanta frequência e intensidade que causam alarme e inquietação naqueles que sofrem com elas.

Na maioria dos casos, essas pontadas na cabeça podem estar ligadas a:

  • Estresse.
  • Resfriados.
  • Desidratação.
  • Elas também estão associados a sintomas colaterais de outros problemas, como contraturas cervicais.

Dependendo da área específica da cabeça em que ocorrem, elas podem ser muito leves, agudas e intensas. Alguns pacientes as descrevem simplesmente como uma pressão em uma determinada área da cabeça que produz um desconforto quase insuportável.

Possíveis causas das pontadas na cabeça

Embora possam se tornar muito irritantes, a maioria das pontadas na cabeça não representa nenhuma patologia que deva causar uma preocupação excessiva ou que deva ser considerada como um problema urgente.

1. Enxaqueca tensional

Homem sentindo dor

Esta condição é uma das causas mais frequentes de pontada na cabeça e uma das consultas neurológicas mais recorrentes.

Se manifesta com dores no templo ou ao redor dos olhos, gerando tensão no pescoço e no rosto. Por sua vez, isso gera extrema sensibilidade no couro cabeludo.

A enxaqueca tensional geralmente ocorre no fim do dia, quando a fadiga e tensão estão acumuladas. Portanto, seu principal gatilho vem sendo: mau descanso, insônia, mudanças hormonais, situações estressantes e até mesmo uma possível depressão.

Leia também: 9 alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca

2. Enxaqueca occipital

É uma patologia que leva ao aparecimento de pontadas na base do crânio.

Durante a crise, a pessoa geralmente sofre de uma dor na parte superior do pescoço e, em alguns casos, a dor é transferida para o maxilar.

3. Neuralgia de enxaqueca focalizada

Paciente se consultando

É um tipo de dor de cabeça em que a dor ocorre em um lado da cabeça e progride até afetar metade da mesma.

E geralmente ocorre após a liberação repentina de histamina ou serotonina no corpo, causada pelo consumo excessivo de álcool ou medicação, ou por atividade física excessiva.

Visite este artigo: 6 sinais de vício em álcool

4. Cefaleia vascular

As pontadas na cabeça associadas à cefaleia vascular devem ser observadas de perto para evitar futuras complicações.

Na maioria dos casos, não há nada com que se preocupar. No entanto, é importante estar atento a estes outros sinais que podem estar relacionados ao AVC :

  • Você sente que a dor aumenta quando você se agacha, tosse ou deita.
  • Você tem dificuldade em fazer alguns movimentos ou falar.
  • A condição se estende por mais de 3 dias.
  • Tem convulsões ou desmaios.
  • Febre, náuseas ou vômitos.

Vá a um consultório médico se você tiver um desses problemas e principalmente se você tiver problemas vasculares. Lembre-se de que a prevenção é a chave.

5. Cervicalgia

Homem sentindo pontadas na cabeça

Outra causa das pontadas na cabeça e que geralmente passa despercebida na triagem clínica é cervicalgia. Esta patologia é causada por acidentes menores ou más posturas.

São caracterizadas pela deterioração dos músculos do pescoço e pelo enfraquecimento da estabilidade das vértebras. Por sua vez, isso causa espasmos no pescoço que causam pontadas em diferentes áreas da cabeça.

Faça mudanças na sua rotina diária

Modificar seus hábitos pode ajudar a aliviar as pontadas na cabeça. Por exemplo, manter uma dieta saudável, incluindo frutas e vegetais, bem como manter um horário de refeições, pode ajudá-lo a reduzir os episódios de dores de cabeça.

Manter seu corpo suficientemente hidratado é outro fator a considerar. Beba 2 litros de água por dia para manter sua saúde. Além disso, evite consumir produtos que contenham cafeína e álcool.

Exercite-se com frequência. Isso reduzirá os episódios de tensão e o estresse que se manifestam como pontadas na cabeça.

Evite noites mal dormidas. Descansar corretamente e dormir as horas que seu corpo requer otimiza seu desempenho diário e contribui para o desaparecimento do desconforto relacionado com as dores de cabeça.

Se você apresentar pontadas na cabeça recorrentes, assim como pontadas nos olhos, mandíbula ou parte inferior do crânio, vá a um especialista. O profissional de saúde é a pessoa certa para descartar qualquer patologia que possa ser considerada importante.