5 benefícios de fazer plank todos os dias
A maioria das pessoas é consciente de que o exercício é um dos melhores hábitos para manter um peso estável e um corpo tonificado. Hoje falaremos sobre 5 benefícios de fazer plank todos os dias.
Com este, ativaremos o metabolismo, incrementaremos a queima de calorias e, como se fosse pouco, tonificaremos regiões do corpo que destacam nossos melhores atrativos físicos.
Apesar de tudo isso, são muito poucos os que se animam a praticá-lo de forma contínua para obter seus benefícios.
A falta de tempo, o cansaço depois de trabalhar ou a dificuldade para ir a uma academia são algumas das desculpas para não fazê-lo.
Pensando naqueles que colocam todo tipo de desculpas para não se exercitarem, hoje queremos compartilhar os benefícios de uma simples atividade que pode ser feita em casa.
Trata-se de um exercício conhecido como “plank” ou “prancha” que foi desenvolvido para trabalhar a maioria dos músculos do corpo.
A única coisa que requer é um colchonete de apoio e, claro, muita força de vontade!
Anime-se!
Quais são os benefícios do plank?
O plank pode oferecer muitos benefícios para o seu corpo, sempre e quando você dedicar alguns minutos por dia a ele. Você deve saber que não é um exercício fácil de realizar, pois requer muita resistência física e concentração
Seus principais benefícios incluem:
1. Melhor definição muscular
Isso é muito importante para todos se considerarmos que cada um tem um propósito e beneficia o nosso corpo.
- Transverso abdominal: aumenta a pressão abdominal para que levante mais peso e ajuda a deixar o abdômen plano.
- Reto abdominal: melhora o rendimento nos esportes que requerem pular.
- Oblíquos: são os encarregados de dar flexão lateral e movimento de torção na cintura.
- Glúteos: são um apoio para a região lombar e, ao fortalecê-los, ficam muito mais atrativos.
2. Previne as lesões
Para que o corpo tenha a capacidade de fazer movimentos em todos os planos, é importante fortalecer seus músculos e articulações.
O plank é uma atividade eficaz para construir massa muscular e diminuir a dor após praticar esportes ou atividades físicas exigentes.
3. Pode ser praticado em qualquer lugar
Para fazer este exercício, a única coisa necessária é de um lugar com espaço suficiente para alongar o corpo.
Portanto, trata-se de uma rotina acessível, por exemplo, durante uma viagem ou depois de permanecer em um espaço fechado.
4. Melhora a postura
Músculos e articulações fortes também permitem melhorar a posição corporal. Depois de dominar este exercício, seu corpo ficará mais erguido e parecerá muito mais alto.
Os músculos que apoiam a coluna vertebral se fortalecem e contribuem para corrigir a má postura.
5. Melhora o equilíbrio
Um dos aspectos mais importantes do plank é que é preciso muita concentração, equilibro e coordenação.
Se houver pouca resistência física, será muito difícil encontrar um equilíbrio. Porém, com sua prática constante é possível melhorar pouco a pouco.
Como fazer plank da forma adequada?
Para fazer plank de forma adequada é preciso considerar os seguintes aspectos:
- Pés: serão um dos suportes do corpo, por isso terão que manter o equilíbrio.
- Pernas: permanecerão retas e juntas. Se não for assim, reduzirá a pressão sobre o músculo abdominal direito.
- Glúteos: são apertados e não podem ser relaxados até o fim da atividade.
- Parte baixa das costas: neste ponto é preciso ter muito cuidado, já que deve permanecer firme e erguido. Uma postura ruim pode causar lesão.
- Abdômen: durante toda a atividade deve permanecer contraído, de modo que se sinta a pressão.
- Cotovelos: eles devem ficar justamente abaixo dos ombros, fazendo uma linha reta.
Conselhos para iniciantes
Para que o plank tenha efeitos sobre os músculos do corpo é preciso manter a mesma posição por alguns segundos ou minutos.
Leia também: 3 remédios eficazes para tratar músculos doloridos
Como no início não é fácil, é possível começar com 10 ou 15 segundos por série.
Logo, após ganhar prática, este tempo pode ser estendido por até dois minutos por séries de 5 repetições.
Mas atenção! Se não estiver acostumado a fazê-lo, não pode tentar resistir mais do que seu corpo pode.
Ganhe resistência de forma gradual, sem que isso implique em sentir dor ou outros tipos de incômodos físicos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Joaquin Calatayud, Jose Casaña, Fernando Martín, Markus D. Jakobsen, Juan C. Colado, Pedro Gargallo, Álvaro Juesas, Víctor Muñoz, Lars L. Andersen, Trunk muscle activity during different variations of the supine plank exercise, Musculoskeletal Science and Practice, Volume 28, 2017, Pages 54-58, ISSN 2468-7812, https://doi.org/10.1016/j.msksp.2017.01.011. (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468781217300279)
- Soo-Yong Kim, Min-Hyeok Kang, Eui-Ryong Kim, In-Gui Jung, Eun-Young Seo, Jae-seop Oh, Comparison of EMG activity on abdominal muscles during plank exercise with unilateral and bilateral additional isometric hip adduction, Journal of Electromyography and Kinesiology, Volume 30, 2016, Pages 9-14, ISSN 1050-6411, https://doi.org/10.1016/j.jelekin.2016.05.003. (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1050641116300323)
- Tom K. Tong, Shing Wu, Jinlei Nie, Sport-specific endurance plank test for evaluation of global core muscle function, Physical Therapy in Sport, Volume 15, Issue 1, 2014, Pages 58-63, ISSN 1466-853X, https://doi.org/10.1016/j.ptsp.2013.03.003. (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1466853X13000151)
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.