Logo image
Logo image

5 alternativas para tratar varizes

4 minutos
Um dos problemas circulatórios mais comuns são as varizes, e elas podem ter origens muito diferentes. Descubra quais são as alternativas naturais para melhorar os desconfortos causados por elas.
5 alternativas para tratar varizes
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli

Escrito por Katherine Flórez
Última atualização: 23 agosto, 2022

As varizes são dilatações dos vasos sanguíneos que dificultam o fluxo normal do sangue para as partes inferiores do corpo. Portanto, elas prejudicam o retorno do sangue ao coração. São um problema físico, mas também estético, portanto, quem tem varizes se preocupa em procurar formas de tratá-las.

Antes de falar mais sobre as alternativas de tratamento que existem, vamos falar um pouco mais sobre as causas mais comuns de varizes e outros aspectos relacionados.

Quais são as causas das varizes?

Some figure

De acordo com o Dr. James Douketis, “a causa exata das varizes é desconhecida, mas provavelmente o principal problema é uma fraqueza nas paredes das veias superficiais (localizadas logo abaixo da pele), que pode ser hereditária”.

No entanto, na esfera popular costuma-se dizer que a origem das varizes é principalmente a má circulação sanguínea. No entanto, as varizes também podem ser causadas, direta ou indiretamente, por outros fatores, como:

  • Obesidade.
  • Sedentarismo.
  • Hipertensão.
  • Colesterol elevado.
  • Herança genética.

Outro fator influente a ter em conta é a falta de atenção dada à saúde cardiovascular. Por essa razão, é aconselhável fazer um check-up médico anual. Especialmente se houver um histórico familiar ou se você sofrer de algum tipo de doença cardiovascular.

Recomendamos a leitura: 4 sinais de uma má circulação sanguínea

Como tratar as varizes?

As varizes não têm apenas um tratamento médico. Geralmente, o que se recomenda é manter a prática regular de exercícios, bem como uma boa hidratação e alimentação, além de outros bons hábitos de vida.

Por outro lado, o médico pode instruir o paciente a utilizar meias de compressão ou tomar um suplemento com propriedades diuréticas para aliviar o desconforto.

Além disso, existe a cirurgia como tratamento, embora seja reservada para os casos mais graves.

Como você pode ver, embora o tratamento de varizes seja possível com algumas práticas muito simples, a melhor coisa que você pode fazer é preveni-las mantendo bons hábitos de vida.

Como prevenir as varizes?

A melhor coisa que podemos fazer para cuidar da nossa saúde é optar por hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida equilibrado. Isso inclui o seguinte:

  • Manter-se bem hidratado.
  • Fazer exercícios regularmente.
  • Comer de forma saudável.
  • Evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos de tempo.
Some figure

Além disso, é recomendável realizar as seguintes ações:

  • Utilizar calçados confortáveis diariamente.
  • Evitar usar roupas apertadas.
  • Fazer alongamentos a cada 2 horas.
  • Colocar os pés para cima de vez em quando, para que o retorno do sangue possa ocorrer com mais facilidade.
  • Alternar a temperatura do chuveiro. Desta forma, você favorece a circulação sanguínea. Quando usar água quente, não deve exceder os 38ºC.

Descubra: 7 dicas de dieta para evitar varizes

Alternativas naturais para tratar as varizes

Existem vários medicamentos vasoprotetores e venotônicos. Além disso, você também pode encontrar várias alternativas naturais para melhorar o estado das varizes. A eficácia vai depender da frequência de uso. Consulte seu médico para saber qual é a melhor opção para você.

A medicina alternativa também propõe alguns complementos para a dieta. Isso ajudaria a prevenir e aliviar os desconfortos mais comuns – inchaço, peso, retenção de líquidos – e estimularia a circulação sanguínea.

Em lojas de alimentos naturais, você pode encontrar suplementos de:

  1. Alho.
  2. Hortelã.
  3. Louro.
  4. Eucalipto.
  5. Calêndula.
  6. Aloe vera.
  7. Cenoura.
  8. Sal marinho.
  9. Cavalinha.
  10. Castanha-da-índia.

Por que todos esses remédios são benéficos?

Entre as alternativas naturais para tratar varizes, também há a famosa aloe vera. Essa é a planta que traz mais benefícios estéticos. A aplicação de seu gel, em compressas frias diretamente sobre as pernas, ajuda a ativar a circulação.

Some figure

Por outro lado, a hortelã, o louro e o eucalipto são plantas que têm um efeito refrescante que é muito benéfico para tratar as varizes. Podem ser preparadas como uma loção tônica ou corporal e aplicadas diretamente sobre a pele. É possível adicionar bicarbonato de sódio ao tônico.

As folhas e as pétalas da calêndula são muito úteis para preparar uma pasta para melhorar as varizes. Você pode aplicar a pasta e deixá-la agir durante a noite. Também é possível aproveitar o caule da planta para preparar um tônico refrescante.

Os banhos de água e sal marinho são muito relaxantes, o que ajuda significativamente a circulação sanguínea. Além disso, você pode adicionar um pouco de vinagre de maçã ao seu banho para aproveitar ainda mais seus benefícios.

A grande vantagem de aproveitar esses elementos naturais é que eles são muito mais baratos do encontrar e preparar. No entanto, é necessário lembrar que os remédios naturais não devem ser tratados como o único tratamento, mas como um complemento. O ideal é tomá-los como medidas adicionais às recomendações do seu médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Arora M. Management of varicose veins. JK Science 2017. Available at: https://doi.org/10.9738/INTSURG-D-14-00084.1. Accessed 01/29, 2019.
  • Bootun R, Onida S, Lane TRA, Davies AH. Varicose veins and their management. Surgery (United Kingdom) 2016. Available at: https://doi.org/10.1016/j.mpsur.2016.02.002. Accessed 01/29, 2019.
  • Mandavia R, Anwar MA, Davies AH. Varicose veins. Metabolism of Human Diseases: Organ Physiology and Pathophysiology 2014. Available at: https://doi.org/10.1007/978-3-7091-0715-7_40. Accessed 01/29, 2019.
  • Muley, B. P., Khadabadi, S. S., & Banarase, N. B. (2009). Phytochemical constituents and pharmacological activities of Calendula officinalis Linn (Asteraceae): A review. Tropical Journal of Pharmaceutical Research. Pharmacotherapy

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.