Os níveis de açúcar no sangue alterados se relacionam à hipoglicemia e aos chamados “picos de fome”, sobretudo quando sentimos necessidade de comer algo doce.
Quando estes níveis estão desregulados, podem indicar disfunções no pâncreas, como a diabetes.
Neste artigo, apresentaremos alimentos benéficos para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, e, assim, evitar a hipoglicemia e a vontade exagerada de comer, sobretudo doces e outros alimentos calóricos (como frituras e carboidratos: massas, pães, macarrão, etc.).
1. Estévia para regular os níveis de açúcar
Utilizada pelos índios guarani como adoçante há mais de 1,5 mil anos, a estévia é nativa do Brasil e do Paraguai, sendo um dos melhores substitutos do açúcar. Por ser natural, não contém substâncias tóxicas, ajudando a regular nossos níveis de glicose.
Para conseguir esses benefícios, é preciso consumir a infusão das folhas da planta de estévia.
Alguns estudos demonstram que beber três chás de folhas de estévia diariamente beneficia as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, regulando gradualmente o nível de glicose na circulação e diminuindo a necessidade de remédios.
As folhas da estévia, em seu estado natural, são até 15 vezes mais doces que o açúcar branco. Por isso, pode ser utilizada como substituto de outros tipos de adoçantes.
Não possui calorias nem elementos tóxicos, como o açúcar branco, sendo ideal também para quem deseja emagrecer com saúde.
Atualmente, podemos encontrar a estévia na forma de extrato (na sua versão pura, de cor escura, que é a que tem propriedades medicinais).
A estévia encontrada em supermercados, um pó branco centenas de vezes mais doce que o açúcar comum, não tem propriedades medicinais, mas constitui um excelente substituto do açúcar refinado.
2. Canela-do-ceilão
A canela é uma especiaria aromática usada há milhares de anos na culinária e medicina oriental.
Junto com a estévia, pode ajudar pacientes de diabetes a regular os níveis de glicose naturalmente e retarda o esvaziamento do estômago, reduzindo assim os picos de açúcar que surgem com frequência após as refeições.
Mas a canela-do-ceilão é a que mais possui propriedades benéficas para a saúde, apesar de ser mais difícil de encontrar que a canela-da-china, que na verdade é uma planta conhecida como cássia.
Você pode tomar um chá da canela-do-ceilão após as refeições. É possível encontrá-la em lojas de produtos naturais. Também se pode usar a canela em pó para aromatizar doces, compotas, bolos, biscoitos e outras preparações adoçadas com estévia.
3. Levedura de cerveja
A levedura de cerveja é um dos suplementos nutricionais mais completos que existe. Ajuda a regular os níveis de glicose do sangue e equilibra o sistema nervoso.
Também possui um alto teor de proteínas e vitaminas do complexo B, o que a torna uma excelente opção para veganos e pessoas que não consomem muita carne, necessitando suplementar a alimentação.
O sabor não é muito bom, mas você pode misturar uma colher de chá em sucos, vitaminas, sopas ou iogurtes. Se quiser, pode optar pela versão em pílulas.
Este delicioso legume é conhecido como “insulina vegetal”, pois, além de quase não conter açúcares, a ervilha impede que os demais alimentos que consumimos aumentem nosso índice glicêmico.
As ervilhas são deliciosas e podem ser consumidas em saladas, tortas, sanduíches ou no arroz. Você também pode preparar sopas cremes, combinando-a com outros vegetais saudáveis, como couve e espinafre.
5. Aveia
A aveia é um cereal altamente nutritivo e rico em fibras, vitaminas e minerais, com a propriedade de regular os níveis de açúcar no sangue, nos dar energia, regular os movimentos intestinais e acalmar o sistema nervoso.
De sabor suave, a aveia pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas recomenda-se comer uma boa quantidade no café da manhã, por seu alto valor energético e por nos dar uma sensação de grande saciedade até a hora da refeição principal.
Uma observação muito importante: todos os alimentos que listamos acima são muito indicados para quem quer regular os níveis de açúcar no sangue naturalmente, mas sempre consulte seu médico a respeito de mudanças na dieta, sobretudo se você sofrer de diabetes ou transtornos do pâncreas.
Um profissional de saúde qualificado saberá como orientá-lo a usar os alimentos e produtos naturais para complementar seu tratamento.
Pérez-Ramírez, I. F., Castaño-Tostado, E., Ramírez-De León, J. A., Rocha-Guzmán, N. E., & Reynoso-Camacho, R. (2015). Effect of stevia and citric acid on the stability of phenolic compounds and in vitro antioxidant and antidiabetic capacity of a roselle (Hibiscus sabdariffa L.) beverage. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2014.09.126
Bandara, T., Uluwaduge, I., & Jansz, E. R. (2012). Bioactivity of cinnamon with special emphasis on diabetes mellitus: A review. International Journal of Food Sciences and Nutrition. https://doi.org/10.3109/09637486.2011.627849
Daou, C., & Zhang, H. (2012). Oat Beta-Glucan: Its Role in Health Promotion and Prevention of Diseases. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety. https://doi.org/10.1111/j.1541-4337.2012.00189.x
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…