5 alimentos que limpam as artérias de maneira natural

· 19 de setembro de 2017
Sabia que os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são ideais para limpar as artérias e equilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos? Os peixes azuis são muito recomendados.

Você conhece as consequências de ter as artérias entupidas? São tão sérias que vale a pena planejar bem sua alimentação, para limpá-las.

Quando o médico informa que está acontecendo isso com suas artérias, saiba que está correndo o risco de sofrer de doenças cardio e cerebrovasculares, ou aterosclerose.

Entre elas, podemos mencionar o derrame cerebral, a claudicação intermitente ou o infarto de miocárdio.

Felizmente, tratar esse problema pode ser mais fácil do que parece. O segredo está em melhorar seus hábitos de vida em dois sentidos: mais exercício físico e mudar a alimentação.

As substâncias que causam o entupimento são o colesterol e os triglicerídeos.

  • O primeiro é uma lipoproteína que serve para regular a entrada e a saída de elementos das células. Quando está em excesso no corpo, gruda nas paredes das artérias, o que significa que o sangue não circula como deveria.
    Como resultado, o sangue não chega aos órgãos vitais na quantidade necessária.
  • Os triglicerídeos são gorduras que têm o mesmo efeito.

Com isso em mente, o melhor é recorrer a alimentos que limpem as artérias graças, sobretudo, ao seu teor de fibra, antioxidantes e gorduras saudáveis.

5 alimentos para limpar as artérias

1. Algas marinhas

Algas limpam as artérias de maneira natural

As algas marinhas são um dos alimentos mais saudáveis e completos que podemos consumir. Se não acredita, preste atenção ao seu conteúdo: minerais, carotenoides e antioxidantes.

Tudo o que o corpo necessita para se manter em forma e saudável. Além de sua capacidade de limpar as artérias, também nos ajudam a diminuir a pressão arterial, se estiver alta.

Isso as torna um alimento indispensável para nos cuidar.

2. Peixes gordurosos: atum e salmão

Há alguns anos, esse tipo de peixe tinha uma má fama. Precisamente por seu teor de gordura, pensava-se que eram prejudiciais para a saúde.

No entanto, essa gordura contém um aminoácido, cujos benefícios continuam a nos surpreender. Trata-se do ômega 3, cuja ação ajuda a equilibrar o colesterol e os triglicerídeos.

Assim, os alimentos que o contém nos ajudam a limpar as artérias.

Nesse sentido, a pressão arterial também melhorará. Como você vê, acrescentando a sua dieta alimentos com ômega 3, você encontrará muito rapidamente o bem-estar que busca.

3. Aveia

Se você está pensando em substituir o trigo por outro cereal, recomendamos a aveia. Não tem muitos carboidratos e os que tem são de absorção lenta.

Nos dá a energia para metabolizar os alimentos e para nos manter alerta, mas sem se converter em gordura. Por outro lado, também é rica em fibra, o que ajuda a diminuir a aderência do colesterol na parede das artérias.

Ainda que, hoje em dia, possamos encontrar muitos produtos elaborados com aveia, devemos levar em conta que nem todos são saudáveis, já que se misturam a gorduras trans.

O melhor é optar pelo leite de aveia ou alternativas naturais.

4. Soja

Soja limpa as artérias de maneira natural

Em geral, todos os legumes são bons, mas a soja é o mais eficaz. Suas isoflavonas baixam consideravelmente os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Você pode encontrá-la em todos os supermercados, sob a forma de bebida, em conserva, assim como em produtos processados, como o tofu. Se não experimentou este último, animamos você a fazê-lo.

No início, você o achará sem gosto, mas ele se torna um produto ideal para ser utilizado em uma grande variedade de receitas, já que pode ser combinado a vários outros ingredientes.

5. Tomates

Os tomates são ricos em licopenos, que são antioxidantes muito potentes. Mas por que ingerir antioxidantes para desentupir as artérias?

Às vezes, a razão pela qual as artérias se obstruem é precisamente a oxidação de componentes do sangue. O maravilhoso deste alimento é que pode ser consumido de várias maneiras: em saladas, molhos, sopas frias, sucos…

Escolhemos esses alimentos porque são fáceis de encontrar. Ainda que sempre seja desejável explorar, pensamos que é importante que falemos de ingredientes que você reconheça facilmente.

Assim, terá menos dificuldade para aumentar seu consumo ou para introduzi-los em suas refeições.

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