4 sucos para eliminar as pedras nos rins
O tratamento para cálculos renais pode variar dependendo das causas e de outras variáveis, como o estado de saúde da pessoa. No entanto, os médicos geralmente recomendam tomar algumas medidas em paralelo ao tratamento, para ajudar a dissolvê-las e, em geral, levar um estilo de vida mais saudável.
Uma dessas medidas é a hidratação. Consumir água suficiente ao longo do dia não apenas ajuda a hidratar o corpo para desempenhar suas funções corretamente, mas também auxilia na dissolução das pedras e facilita sua expulsão pela urina.
A seguir, vamos explicar resumidamente os tipos de cálculos renais que uma pessoa pode ter. O tratamento a ser prescrito pelo médico vai depender de quais cálculos serão detectados. No entanto, é verdade que existem algumas orientações comuns para todos os pacientes. Você quer saber quais são? Continue lendo!
Tipos de cálculos renais
De acordo com os especialistas da Clínica Mayo, os cálculos renais (mais conhecidos como ‘pedras’) são “depósitos duros de minerais e sais que se formam dentro dos rins”. À medida que crescem, podem causar vários desconfortos, como a necessidade constante de urinar, dores nas costas, etc.
- Cálculos de oxalato de cálcio: são os mais comuns e se desenvolvem pela acumulação de oxalato e cálcio na urina. Podem se desenvolver por causa de algum transtorno que afete o metabolismo do cálcio, mas também foi demonstrado que pessoas com dietas ricas em proteínas ou carboidratos refinados correm mais risco de desenvolvê-los. O tamanho pode variar de pequeno à médio, desde o que comumente chamamos de areia até os que medem 1 ou 2 centímetros.
- Cálculos de estruvita: esse tipo de cálculo renal alcança um tamanho maior e se desenvolve pela presença de certas bactérias que produzem um tipo especial de enzima chamada urease. Foram encontrados casos em que chegam a ocupar todo o rim.
- Cálculos de ácido úrico: esse tipo de pedra se desenvolve especialmente entre as pessoas que têm níveis altos de ácido úrico no sangue ou que sofrem de gota. Também pode ser produto de alguma doença ou um tratamento que diminua o pH do sangue.
Em alguns casos, as pedras nos rins podem passar desapercebidas por não apresentarem nenhum tipo de sintoma significativo, pois em ocasiões as pedras ficam no lugar sem obstruir o fluxo da urina.
Nesse caso, elas podem ser descobertas por meio de uma radiografia ou após investigar a causa de uma infecção urinária. Contudo, quase em todos os casos a pessoa que os apresenta tem sintomas claros como cólicas reno-ureterais.
Não deixe de conferir: Frutas adequadas para tratar a infecção urinária
Bebidas para eliminar as pedras nos rins
Tanto para prevenir quanto para eliminar as pedras nos rins, é indispensável contar com uma alimentação saudável e uma hidratação adequada. Por isso, vamos apresentar a seguir as receitas de alguns suplementos que, além de deliciosos, são saudáveis e refrescantes.
Suco de babosa e toranja
Tomar com frequência esse suco de babosa e toranja (no âmbito de uma dieta equilibrada) pode ajudar a dissolver os cálculos renais.
Ingredientes
- ½ talo de babosa
- 1 copo e meio de suco de toranja
- Mel (opcional)
Como preparar?
- Primeiramente, extraia o gel da babosa até obter uma boa quantidade. Lave, descasque e extraia a quantidade mencionada de suco de toranja.
- Coloque ambos os ingredientes no liquidificador e bata por dois minutos para que fiquem bem misturados.
- Por fim, você pode adicionar um pouco de mel para adoçar.
Suco de frutas mistas para eliminar os cálculos renais
Esse suco de frutas mistas, além de hidratar e ajudar a eliminar as pedras nos rins através da urina, é uma boa opção para se refrescar. Assim como outras bebidas à base de frutas, é muito fácil de preparar e seu sabor é delicioso.
Ingredientes
- Manga
- Melão
- Pêssego
- Laranja
- Toranja
Como preparar?
- Primeiramente, prepare todas essas frutas, eliminando as sementes.
- Corte-as em pedaços.
- Em seguida, coloque todas as frutas no liquidificador e bata.
- Sirva e beba.
E descubra também: Existem alimentos que podem causar pedras nos rins?
Suco de cenoura, maçã e laranja
Ingredientes
- 1 laranja
- 2 maçãs
- 4 cenouras
- Opcional: sementes de linhaça e ½ pepino
Preparo
- Lave todas as frutas e legumes.
- Descasque as cenouras e corte em pedaços pequenos.
- Tire as sementes das maçãs (ao cortá-las).
- Bata tudo em um liquidificador.
- Sirva e beba.
Suco de mirtilo para eliminar os cálculos renais
Ingredientes
- 1 xícara de mirtilo
- ½ xícara de água
- Opcional: suco de limão
Como preparar?
- Lave todos os mirtilos.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até misturar bem.
- Sirva e beba.
Recomendações sobre dieta e alimentação
Consuma esses sucos junto com uma dieta equilibrada e com moderação. Nunca como substitutos da água, de refeições ou grupos de alimentos, pois assim você não vai aproveitar nenhum benefício.
Lembre-se de que a melhor fonte de hidratação é a água e que, para manter uma boa saúde renal, o mais adequado é consumir água suficiente todos os dias.
Se sua urina estiver clara e não cheirar mal, é um sinal de que você está bem hidratado. Por outro lado, se estiver bastante amarela, é um sinal de que você deve beber mais água. Nesse ponto, os sucos podem ajudar você a complementar sua hidratação.
A ingestão de água suficiente ao longo do dia vai te ajudar a urinar com mais frequência e também contribuir para a desintegração e a expulsão das pedras nos rins.
Mantenha uma dieta equilibrada e siga as instruções do seu médico. Além disso, evite o consumo de proteínas de origem animal, café, cacau, laticínios integrais e outros alimentos que possam prejudicar sua saúde renal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Cunha, M. A. S. N. (1996). Valores de referência de parâmetros urinários envolvidos na litogênes. J. Bras. Nefrol.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.