4 posturas de ioga para recarregar as energias
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A ioga nasceu na Índia como uma atividade física e mental. Seu objetivo principal é conseguir o equilíbrio corpo-mente para quem a pratica. Como toda atividade física, requer um esforço corporal, ainda que o mais importante seja dominar a mente para encontrar bem-estar espiritual.
Poderiam ser enumerados múltiplos benefícios da ioga, mas os principais são a estabilidade emocional, relaxamento e energia. Esta atividade se divide em vários tipos que vão desde a acroioga até a ioga do riso. Desta vez nos centraremos na hatha ioga, uma mistura de ioga física e meditação.
O que são as posturas da ioga?
Também chamadas ásanas, as posturas de ioga são atividades que unem o corpo e a mente. Ainda que algumas pareçam fáceis, realmente cada uma delas tem seu nível de dificuldade. Deve estar atento e controlar corpo e mente ao mesmo tempo.
Existem muitas posturas de ioga e cada uma delas beneficia a partes pontuais do corpo. Algumas ajudam a corrigir problemas como escoliose, aumentam a elasticidade corporal ou reduzem dores.
Estas posturas podem ser aperfeiçoadas com muita prática e paciência. Inclusive os melhores praticantes de ioga demoram anos para dominar a técnica.
Quais são as melhores posturas para recarregar as energias?
A ioga como atividade em geral te ajuda sempre a se encher de energia mental e física. Porém, estas são 4 posturas da ioga que com certeza recarregarão sua energia ao máximo. Te recomendamos fazê-las com frequência:
1. O cão 1 ou cão para baixo
É a postura mais comum de ioga, uma postura ideal para os principiantes, e consiste em pôr o corpo em forma de V invertido. Não requer grande esforço físico mas sim uma excelente postura corporal para manter o equilíbrio.
Como se faz?
- Fique de barriga para baixo sobre a esteira, coloque as mãos debaixo dos ombros e os joelhos na altura dos quadris. Se assegure de manter as costas retas.
- Apoie muito bem as mãos e pés porque serão os encarregados de suportar seu peso nesta posição.
- Respire profundamente, levante os joelhos e suba os quadris o mais alto que puder. Trate de manter os calcanhares colados na esteira e os joelhos completamente estendidos. Aguente a posição por 10 segundos.
- Abaixe o quadril e volte à posição inicial enquanto exala.
Benefícios
- Libera a tensão e o estresse.
- Fortalece os ossos e músculos.
- Melhora a flexibilidade dos ombros, quadris e extremidades.
- Melhora a digestão.
2. Cão 2 ou cão para cima
É uma variação da posição do cão. Ainda que costume ser confundida com a postura da cobra, sua principal característica é que o apoio do corpo está concentrado nas mãos e nos pés. Não se deve colar as pernas no chão como na posição da cobra.
Como se faz?
- Parta da mesma posição inicial do cão 1. Respira profundamente e prenda o ar.
- Descole os joelhos do chão e impulsione a parte superior do corpo para cima.
- Os braços devem estar completamente esticados com as mãos debaixo dos ombros. Arqueie as costas para trás e levante o olhar.
- Aguente a posição por 10 segundos e depois descanse.
Benefícios
- Fortalece os músculos dos braços, ombros, pulsos, abdômen, cintura e peitoral.
- Fortalece os glúteos.
- Melhora a flexibilidade da coluna vertebral.
- Consegue maior abertura no peito, o que aumenta a capacidade pulmonar.
3. Guerreiro 1
Assim como a do cão, a posição do guerreiro também tem variantes. Esta posição de ioga é inspirada em Virabhadra, um antigo guerreiro da Índia que surgiu do sofrimento do deus Shiva depois da morte de sua esposa.
As 3 variantes da postura representam os passos que o guerreiro deu para vingar a morte da esposa de Shiva.
Como fazer?
- Pare reto sobre a esteira e alongue as costas. Inale por 5 segundo, segure a respiração por outros 10 e exale por mais 10.
- Separe um pouco os pés e levante os braços em forma vertical.
- Dê um grande passo para frente com a perna direita e deixe a esquerda para trás.
- Se incline sobre a perna direita até que forme um ângulo de 90 graus. Se assegure de manter as costas retas e mantenha a posição por 10 segundos, depois volte à posição original.
Benefícios
- Fortalece as pernas e glúteos.
- Aumenta a resistência.
- Aumenta o equilíbrio e a estabilidade.
- Alivia a dor em certas partes do corpo.
4. Postura do cadáver
É a postura de ioga mais simples a nível físico, mas o que a torna realmente difícil é o esforço mental que exige. O objetivo desta postura é estar totalmente relaxado e conseguir um ponto máximo de meditação.
Ao realizá-la deve minimizar a atividade mental, se esquecer das distrações e aprofundar a respiração.
Como fazer?
- Deite de barriga para cima sobre a esteira com as pernas separadas na altura dos quadris.
- Separe levemente seus braços do corpo e abra um pouco as pernas. A cabeça deve estar centrada e a coluna alinhada, as palmas devem estar para cima com os dedos relaxados.
- Se concentre em respirar profundamente para liberar a tensão ou rigidez muscular.
Benefícios
- Reduz a dor de cabeça.
- Combate a fatiga e a insônia.
- Diminui a pressão arterial.
- Alivia a depressão leve.
Fazer diariamente estas e outras posturas de ioga te dará uma boa dose de energia. Comece colocando seu corpo e sua mente em sintonia e verá as mudanças positivas que ocorrerão em sua vida. Se despreocupe, relaxe e haja para que sua qualidade de vida melhore. Verá que valerá a pena!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.