4 funções da madrinha de casamento

04 Janeiro, 2020
A figura da madrinha de casamento é uma tradição. Na realidade, não está contemplada pelo direito eclesiástico. Por isso, normalmente é uma forma de dar para a mãe do noivo um papel protagonista em um dia igualmente indicado para ela.

As funções de uma madrinha de casamento dependem, em primeiro lugar, do tipo de casamento que será realizado. Sabe quais são? Está consciente da importância da madrinha? Neste artigo contaremos tudo.

Os padrinhos da Igreja

Alianças de casamento

Tradicionalmente, os pais costumam representar os padrinhos no casamento.

Todos temos a imagem de uma mulher, geralmente a mãe do noivo, que acompanha seu filho até o altar da igreja. Em seguida, permanece ao seu lado durante toda a cerimônia, recebe os convidados, etc. É a madrinha.

Ainda que seu papel possa parecer muito importante do ponto de vista funcional, o é muito mais do ponto de vista religioso. De fato, existe madrinha também em outros sacramentos, como o batismo e a confirmação. Trata-se de uma figura que aparece no Direito canônico e cuja função é a de “assistir”.

No entanto, os padrinhos não estão contemplados em um casamento. O padrinho, como pessoa que ‘assiste’ espiritualmente na iniciação à fé, é uma figura obrigatória no Batismo, na primeira Eucaristia e na Confirmação.

Por outro lado, o Direito canônico não contempla a madrinha para o sacramento do matrimônio. Por isso, seu papel é bem mais simbólico, uma tradição aceita, mas não uma obrigação para a cerimônia.

Em qualquer caso, os requisitos para ser padrinho ou madrinha, conforme o Direito eclesiástico, são:

  1. Ter, pelo menos, 16 anos de idade.
  2. Ser católico. Ademais, estar confirmado e ter recebido o sacramento da Eucaristia.
  3. Não estar afetado por pena canônica.
  4. Além disso, não ser o pai ou a mãe de quem irá ser batizado, confirmar ou receber a Eucaristia. No entanto, posto que a figura do padrinho de casamentos não está contemplada per se, mas sim é uma tradição no caso do matrimônio, os padrinhos podem ser os pais dos noivos. Contudo, isso não é obrigatório.

Testemunhas são iguais a padrinhos e madrinhas?

Padrinhos de casamento

Não. As testemunhas não são a mesma coisa que os padrinhos. De fato, uma testemunha já não é uma figura eclesiástica, e sim uma pessoa que, conforme determina a lei, deve dar um testemunho de um ato, verificando sua certeza ou falsidade.

Portanto, em muitos casamentos, os padrinhos podem ser testemunhas caso desejarem. No entanto, as testemunhas podem ser outras pessoas.

Posto que as testemunhas não são uma questão de ‘fé’ e sim de legalidade, a igreja não exige que estes sejam cristãos ou estejam batizados. Basta que se trate de pessoas que, conforme o Direito, tenham a capacidade legal suficiente para serem testemunhas do fato (maiores de idade) e firmar a ata de celebração do casamento.

Recomendamos ler: 7 ideias de presentes de aniversário para o noivo

4 funções da madrinha de casamento

Conforme vimos anteriormente, a figura da madrinha é uma tradição. Nesse sentido, assume certas funções que, apesar de não serem oficiais, são importantíssimas. Veja-as a seguir.

Ajuda o noivo a escolher o traje

Traje de noivo

De fato, um dos papeis mais importantes da madrinha é ajudar o noivo a escolher seu traje para o dia do casamento. Ademais, em muitos casos, ela mesma arca com os gastos do vestuário. De qualquer forma, deve assessorar o noivo de forma que ele escolha da melhor maneira.

Mas não é só isso. A madrinha é, em si, uma figura protagonista em um casamento. Por isso, ela também deverá cumprir com determinados requisitos na escolha do próprio traje. Assim, deverá ser elegante e ir bem vestida. E claro, nunca de preto ou de branco.

Acompanha o noivo ao altar

Certamente é o momento mais emotivo. Em suma, a madrinha deve acompanhar o noivo ao altar, pegando-o pelo braço, tranquilizando-o e animando-o na pequena caminhada pelo corredor da Igreja a partir do qual iniciará uma vida nova juntamente com sua esposa.

Acompanhar o padrinho ao sair da Igreja

O noivo chega com a madrinha e a noiva com o padrinho, antes de serem oficialmente marido e mulher. Dessa maneira, ao finalizar a cerimônia, o novo casal sairá juntos da igreja.

Por isso, a tradição indica que o padrinho e a madrinha devem sair também juntos da igreja, justo atrás dos noivos, encontrando-se o padrinho à direita da madrinha, recebendo os parabéns e cumprimentando os convidados durante a saída.

Recomendamos a leitura: Bufê para casamentos – 8 ideias originais

Ser anfitriã no casamento

Uma das funções da madrinha de casamento é ajudar com a mesa de casamento

Como manda a tradição, a madrinha é também protagonista no casamento, ainda que nunca tanto quanto os noivos, é claro. Nesse sentido, durante o banquete, deverá se sentar junto aos noivos e fazer com que todos os convidados estejam bem, desfrutando de um bom momento.

Além disso, tradicionalmente, outra das funções da madrinha de casamento deve também ajudar na escolha e preparo de todos os detalhes do casamento (desde a decoração floral ao banquete).

Enfim, vai casar na igreja? Decidiu quem será sua madrinha?