4 formas de decorar o seu pequeno jardim
Você tem um pequeno espaço verde e gostaria de aproveitá-lo mais sem muito esforço? Há muitas maneiras de decorar o seu pequeno jardim e dar-lhe o toque que queremos com apenas alguns detalhes decorativos. Tudo vai depender do seu gosto.
A jardinagem pode se tornar um bom passatempo para deixar sua criatividade fluir. Independente do espaço, a ideia é se divertir com o processo e depois aproveitar o resultado. Veja algumas dicas para decorar o seu pequeno jardim.
Conselho preliminar
Não há nada com que se preocupar se você tiver um jardim pequeno. O tamanho do terreno não é uma limitação quando se trata de fazer com que os elementos pareçam agradáveis aos olhos.
Quando se trata de começar a trabalhar, é melhor começar do zero. Isto implica avaliar a extensão da terra e as possibilidades de design que ela oferece.
É normal que, nesta primeira etapa, você tenha as ideias soltas em sua mente e não tenha um conceito muito claro, por isso, o mais aconselhável é apontar as ideias e, se desejar, pode até fazer um esboço a lápis. Desta forma, você pode organizar, pouco a pouco, os elementos que você quer e aqueles que não quer.
Por outro lado, é uma boa ideia investigar um pouco sobre o tipo de plantas que você quer e como você pode cuidar delas de uma maneira fácil, de acordo com as condições ambientais. Nesse sentido, você deve levar em conta o crescimento futuro das plantas, sua altura e sua disposição no espaço.
Em um pequeno jardim, as plantas devem preferencialmente ser altas. As plantas baixas tendem a se estender para os lados e dificultam o desenvolvimento de outros elementos.
Da mesma forma, recomenda-se combinar plantas de espécies semelhantes. Faça também contrastes e inclua uma planta que se destaque das demais por suas cores ou altura.
Visite este artigo: Aprenda a montar um jardim suspenso
1. Um pequeno jardim variado
Para decorar o seu pequeno jardim de forma marcante e de forma a se destacar de qualquer outro, você pode optar pela variedade. Um pequeno jardim com plantas variadas em seus tamanhos e cores cria uma atmosfera animada e vibrante.
No entanto, você deve ter cuidado para não dar uma aparência confusa à decoração. A variedade é um estilo que deve ser muito bem pensado.
Primeiro, você deve escolher quais plantas você irá incluir em seu jardim. A altura da planta é um fator importante de variedade em pequenos jardins. Você pode cercar uma planta mais alta com várias baixas ou colocar as plantas mais altas atrás e as mais baixas na frente.
A variedade não é apenas na altura, mas também nas cores. As flores darão um belo colorido ao seu jardim e criarão um contraste que acentuará a beleza da decoração.
Deve-se notar que a maioria das plantas com flores são delicadas ao sol. Portanto, você deve levar em conta a quantidade de luz solar que entra em seu jardim.
2. Decorar o seu pequeno jardim com móveis leves
Ao decorar o seu pequeno jardim, você deve considerar que nenhum dos elementos incluídos satura o espaço. O mobiliário leve é a chave para manter um equilíbrio entre o local ocupado pelas plantas e o restante espaço disponível.
Um pequeno jardim pode ter móveis como qualquer outro, embora você tenha que ser cuidadoso na sua escolha. Não é recomendável ter mesas grandes com muitas cadeiras, mas você pode incluir duas cadeiras ou uma poltrona com uma pequena mesa.
Não se esqueça que o jardim também pode ser um espaço de lazer e descanso.
O mobiliário deve ser confortável, resistente à umidade e ao sol e, principalmente, de design simples. O melhor material para móveis em um pequeno jardim é a madeira de pinho, devido à sua cor natural e força. Usar materiais naturais fará sua decoração parecer mais aconchegante e dá uma sensação de maior espaço à primeira vista.
Se você preferir outros elementos, tente usar cores claras. O que você deve sempre tentar evitar é fechar o espaço adicionando tons escuros e móveis muito volumosos.
3. Um pequeno jardim rochoso
Incluir pedras e rochas em pequenos jardins é uma tendência que se tornou popular nos últimos anos. O arranjo das pedras é útil porque facilita o cuidado do jardim e reduz o número de plantas a serem incluídas. As diferentes variedades que você pode incluir são:
- Pedras planas, para construir pisos ou caminhos.
- Rústicas, para decorar alguns cantos do jardim.
- Simétricas, se elas forem limadas para aperfeiçoar suas bordas.
- Assimétricas, se forem mantidas em seu estado natural.
Com as pedras planas, você pode criar um caminho que conecta a porta ao espaço destinado à mobília. Você pode colocar grandes pedras rústicas em diferentes áreas do jardim, acompanhando as plantas.
Por outro lado, pequenas pedras rústicas servem para delimitar a área ao redor das plantas plantadas. O verde da grama e das plantas pode ser muito pesado visualmente se não forem criados contrastes.
Portanto, as pedras devem ser de tons claros, como bege, cinza ou branco, para evitar saturar o espaço. Essas cores ajudam a criar uma ilusão de amplitude que fará seu pequeno jardim parecer mais extenso.
Você quer saber mais? Leia: 8 plantas que purificam o ar de sua casa
4. Como decorar o seu pequeno jardim minimalista
Este estilo é uma excelente opção, pois implica uma decoração muito simples que dará a sensação de espaço que você precisa. É especialmente concebido para realçar a beleza de pequenos jardins e requer uma decoração muito simples.
Além disso, as plantas devem ser pequenas e fáceis de manter. Por exemplo, as variedades de cacto combinam muito bem com esta decoração.
Ao contrário de outros estilos, o contraste na decoração minimalista é reduzido ao mínimo. Procure criar uma atmosfera de sobriedade e simplicidade.
Incluir uma fonte também é uma boa opção para esses jardins. Geralmente são usadas cores neutras que dão um aspecto moderno e inovador ao jardim.
Por outro lado, a combinação de preto e branco é o mais popular, mas você pode usar outros tons, como marrom, bege e cinza. Certamente, a simplicidade da disposição das plantas em fileiras é outro recurso característico desse design.
Finalmente, as linhas retas dão a aparência de organização que dará um bom aspecto estético ao seu pequeno jardim.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fraga i Arguimbau, P. (2013). Jardineria y especies exóticas en el ámbito local. In Especies exóticas invasoras en el medio urbano (18 de diciembre 2013).
- Veléz Restrepo, L. A., & Herrera Villa, M. (2015). Jardines ornamentales urbanos contemporáneos: Transnacionalización, paisajismo y biodiversidad. Facultad Nacional de Agronomía. https://doi.org/10.15446/rfnam.v68n1.47844
- Valerin, E. (2015). Las plantas. Todo Acerca de Las Plantas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.