4 Dicas simples para rejuvenescer o cabelo

17 Janeiro, 2019
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para que o nosso cabelo fique bonito, já que assim lhe oferecemos todas as vitaminas e minerais dos quais necessita para crescer saudável e forte.

Quem não quer ter um cabelo com aparência mais jovem, com fios sedosos, macios e brilhantes? Rejuvenescer o cabelo e vencer a batalha contra opacidade e as pontas duplas pode até ser difícil, mas certamente não é impossível.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar fortunas com produtos caríssimos e artificiais que prometem melhorar a saúde dos cabelos. Tratamentos caseiros com produtos e alimentos do nosso dia-a-dia podem causar o mesmo efeito, sem conter componentes químicos que podem até danificar os fios.

Algumas dicas simples baseadas em produtos totalmente naturais nos permitem rejuvenescer o cabelo e devolver a ele a saúde e o brilho que não víamos há anos. Se este é o seu objetivo, continue lendo e não perca nossos conselhos!

Como rejuvenescer o cabelo?

1. A importância da queratina

salada

Ter um cabelo jovem e saudável é algo que também vem de dentro para fora. Manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, vitaminas e minerais é fundamental para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo. O ferro, por exemplo, é imprescindível para nutrir os folículos capilares.

O cabelo é formado basicamente de proteína, por isso a ingestão deste macronutriente é importante para mantê-lo saudável. Talvez a mais importante delas seja a queratina, que atua como uma capa protetora para os fios, dando força e elasticidade aos mesmos.

Por esse motivo, vale a pena incluir na dieta os seguintes alimentos: brócolis, couve, couve-de-bruxelas, espinafre, carnes magras como o frango e o peito de peru, ovos, frutos do mar, aveia, lentilha, feijão, salsinha e frutas como o mamão, abacaxi,  morango, laranja e limão.

Recomendamos também a leitura: Queda dos cílios: causas e tratamentos naturais

2. Máscara de ovo, azeite e mel

mascara-cabelo

Este tratamento natural é eficaz e econômico ao mesmo tempo, feito com alimentos que você provavelmente já tem na sua despensa. O importante neste caso é que sejamos persistentes na aplicação da máscara, já que usá-la somente uma vez não vai mudar radicalmente o aspecto dos cabelos.

A chave é aplicar esta mistura poderosa pelo menos três vezes por semana para obter melhores resultados com o tempo.

Como preparar

  • Primeiramente bata dois ovos e acrescente 20ml de azeite de oliva e 20ml de mel.
  • Em seguida misture bem para elaborar uma espécie de pasta homogênea, e aplique-a no cabelo úmido.
  • Depois que aplicar, deixe agindo por pelo menos 20 minutos, sem mexer nos cabelos.
  • Logo após este tempo, enxágue bem para retirar a máscara usando somente água morna.

Com o tempo, você verá como os fios irão ficar mais fortes e bonitos.

3. Tratamento de manteiga e vinagre de maçã

manteiga

Os ingredientes deste tratamento caseiro podem até soar estranhos, mas eles atuam como nossos aliados principalmente no combate aos fios quebradiços e à queda de cabelo. Se você sofre com estes problemas, vale a pena seguir estes passos e ver os resultados.

A manteiga é importante, pois permite nutrir profundamente o folículo capilar, enquanto o vinagre de maçã ajuda a reduzir a oleosidade e eliminar bactérias. Além disso, ele ainda melhora a circulação sanguínea para o couro cabeludo, contribuindo para deixá-lo mais saudável.

Como preparar

  • Primeiramente pegue 100g de manteiga e aplique no couro cabeludo úmido fazendo uma suave e agradável massagem.
  • Logo após esta primeira aplicação, enxágue com água morna.
  • Em seguida, dilua 30ml de vinagre de maçã em um copo de água e aplique novamente no cabelo, massageando suavemente.
  • Deixe atuar por cerca de 10 minutos
  • Logo após esse tempo, lave o cabelo normalmente, usando o seu condicionador de sempre.

Certamente com mais aplicações você notará como irá rejuvenescer o cabelo (tente fazê-lo 2 vezes por semana).

Recomendamos também a leitura: 5 loções à base de ervas para combater a caspa

4. Tratamento com maionese e óleo de coco

cabelo

O óleo de coco é um daqueles ingredientes que aportam diversos benefícios para a saúde e os tratamentos de beleza, e ele também pode ser uma arma poderosa na luta para rejuvenescer o cabelo. O mesmo vale para a maionese, que oferece nutrientes, força, flexibilidade e brilho aos fios.

Como preparar

  • Primeiramente aplique 40g de maionese nos cabelos úmidos (aproximadamente duas colheres) da raiz até as pontas.
  • Em seguida faça também uma massagem no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos.
  • Assim que o tempo passar, enxaguar a maionese com água morna.
  • Aplique cerca de 20ml de óleo de coco, um condicionador natural maravilhoso e rico em proteínas.
  • Deixe atuar por pelo menos 10 minutos e por fim enxágue normalmente.

Repita o tratamento duas vezes por semana para obter melhores resultados.

  • Goldberg, L. J., & Lenzy, Y. (2010). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.038
  • Gautam, S., Dwivedi, S., Dubey, K., & Joshi, H. (2012). Formulation and evaluation of herbal hair oil. International Journal of Chemical Sciences.
  • Viola, P., & Viola, M. (2009). Virgin olive oil as a fundamental nutritional component and skin protector. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2008.01.008
  • Nogueira, A., & Wosiacki, G. (2012). Apple cider fermentation. In Handbook of Plant-Based Fermented Food and Beverage Technology, Second Edition. https://doi.org/10.1201/b12055
  • Bährle-Rapp, M., & Bährle-Rapp, M. (2010). coconut oil. In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege. https://doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_2281
  • Hernández, Analía, S., Aldazabal, L., Kraser, & Belén, R. (2019, July 19). Estudio de sustancias potencialmente peligrosas presentes en tinturas para el cabello. Aportes a la cosmética desde un enfoque CTS. Retrieved from http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/78573
  • Trost, LB, Bergfeld, WF y Calogeras, E. (21 de abril de 2006). El diagnóstico y el tratamiento de la deficiencia de hierro y su posible relación con la pérdida de cabello. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0190962205047456
  • FÁRMACOS Y PRODUCTOS NATURALES ÚTILES EN EL TRATAMIENTO DE LA ALOPECIA Y EL CABELLO DAÑADO. (2018, julio). Recuperado de https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/82233/TFG JAVIER.pdf; jsessionid = 6CAB9CEFADFC03ED876DD4E83793820B?
  • Preparación de Cosméticos capilares Naturales para el pelo seco. (2010, febrero). Recuperado de https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_28/MANUELA_CHAVES_1.pdf
  • Gian Carlo Tenore, Domenico Caruso, Giuseppe Buonomo, Maria D’Avino, Rita Santamaria, Carlo Irace, Marialuisa Piccolo, Maria Maisto y Ettore Novellino.Revista de alimentos medicinales.Ene 2018.90-103.http://doi.org/10.1089/jmf.2017.0016