A amônia é um composto químico que se encontra como um gás incolor. Caracteriza-se por seu odor forte, penetrante e desagradável. Este gás dissolve-se facilmente em água e é assim que se obtêm a amônia que é comercializada para o uso doméstico.
Tem vários usos: na indústria, no campo agro alimentício, a nível farmacêutico e em casa, principalmente como elemento para a limpeza, já que é um bom desinfetante e elimina a gordura e as manchas mais difíceis.
Contudo, precisamos lembrar que devemos evitar sua inalação, dado que pode causar irritação aos olhos e na garganta. O contato direto com a pele também pode chegar a produzir lesões e sua ingestão pode ser mortal.
Dentre as vantagens que apresenta, destaca-se que é altamente solúvel em água, como já havíamos comentado, o que facilita seu uso e degrada-se com muita facilidade na natureza, já que é utilizada como nutriente para plantas e árvores. Devido a esta última propriedade é utilizado também como fertilizante.
Usos da amônia em casa
Este produto tem múltiplas utilidades em casa que são surpreendentes. Mas, antes de começar a utilizá-la nos afazeres domésticos, é aconselhável ter cuidado, pois é um químico bastante forte.
Ventile os ambientes: antes de utilizá-la abra as janelas e os dutos de ventilação.
Evite que crianças e bichos de estimação estejam no lugar durante seu uso para que não inalem seus vapores.
Não misture a amônia com detergentes nem alvejante, porque a combinação produz uma reação química que libera gases muito tóxicos.
É recomendável não a utilizar em superfícies enceradas, pois pode danificá-las.
Utilize sempre luvas quando manipular o produto.
1. Amônia como desengordurante
O uso mais comum desse produto é o de eliminar a sujeira, já que dissolve a gordura acumulada porque a torna solúvel em água. Pode-se utilizar em diversos lugares, tais como:
Cozinhas: elimina com facilidade a gordura que se acumula na cozinha. É aconselhável usá-la diluída em água e, depois do uso, é bom passar um pano úmido apenas com água. Pode limpar panelas, copos, talheres, azulejos e demais elementos da cozinha.
Fornos: pode utilizá-la para eliminar a gordura que se acumula e os restos de comida queimada que se encontram nesses lugares tão complicados de limpar.
Vidros e janelas: amônia limpa profundamente essas superfícies e, além do mais, não é abrasiva.
Móveis de madeira: é utilizada para eliminar gorduras e sujeiras nesse tipo de material. É aconselhável usá-la diluída em água para não danificar a madeira.
Chão: é utilizada tanto para eliminar a gordura dos pisos como para desinfetá-los, graças a suas propriedades antibacterianas. É muito utilizada em hospitais e salas cirúrgicas.
Banheiros: ajuda a eliminar restos de sabão e, principalmente, elimina o mofo que se acumula pela elevada umidade do lugar.
Ajuda a eliminar as manchas difíceis e a sujeira das roupas. É recomendável utilizá-la em pouca quantidade para não afetar os tecidos. Também ajuda a eliminar maus odores, causados pela umidade e o mofo. É utilizada principalmente em:
Almofadas ou tapetes com algumas manchas complicadas.
Este produto ajudará a afugentar as baratas de maneira muito simples. Apenas deve-se diluir meio copo de amônia em 5 litros de água e esfregar o piso com essa mistura. O odor deste produto é tão forte que as baratas não irão voltar. É recomendável jogar o líquido no ralo da cozinha uma vez que utilizá-lo. Desta maneira, você acabará com as que se encontram ali.
É surpreendente a quantidade de usos que se pode dar a amônia em casa. Mas lembre-se, sempre com precaução e responsabilidade, já que é uma substância química muito forte.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.