3 sabonetes naturais preparados em casa
Os sabonetes naturais preparados em casa vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Estes, fabricados com extratos de ervas, óleos essenciais e gorduras vegetais e animais, oferecem enormes benefícios para a saúde.
As propriedades dos sabonetes variam de acordo com os ingredientes utilizados. Por exemplo, alguns têm a capacidade de ser grandes estimulantes, enquanto outros, pelo contrário, são relaxantes.
Benefícios dos sabonetes naturais
A maior diferença entre os sabonetes naturais preparados em casa e os industrializados está no processo de fabricação. Os artificiais apresentam muitos ingredientes sintéticos, como a maioria dos demais cosméticos que consumimos.
No entanto, isso não acontece quando os fabricamos com ingredientes naturais. A seguir detalhamos as vantagens dos sabonetes naturais frente aos industriais:
- Contêm glicerina: a glicerina, um elemento muito benéfico para nossa pele e cabelo, é extraído dos sabonetes sintéticos. O motivo é quase óbvio: vendê-lo como um produto a parte. Desta maneira, perdemos suas virtuosas qualidades.
- Não contêm compostos químicos: geralmente estes são adicionados para produzir mais espuma e para dar um aroma aos sabonetes. No entanto, também são causadores de alergias e irritações na pele.
- Podemos prepará-los de acordo com nossas necessidades: dependendo do problema na pele ou do que buscamos em um sabonete, podemos adicionar os ingredientes que sirvam para estas finalidades. Existe uma grande variedade com propriedades terapêuticas.
- Podemos garantir o uso de elementos de qualidade, assim como proteger o meio ambiente ao reduzir a poluição causada pelas fábricas.
Sabonetes naturais preparados em casa
1. Sabonete para a acne
Na hora de buscar ingredientes eficazes contra a acne, estas são algumas opções:
- Argila.
- Tomilho.
- Cúrcuma.
- Enxofre bio.
- Rosa mosqueta.
Neste caso, veja como preparar um sabonete para a acne com o tomilho.
Ingredientes
- Corante.
- Tomilho seco.
- Termômetro.
- Azeite de oliva.
- Soda cáustica.
- Óleo de coco.
- Molde retangular.
- Cortador de sabonete.
- Água desmineralizada.
- Óleo de amêndoas.
- Óleo essencial de tomilho.
- Luvas, óculos e máscara de proteção.
Modo de Preparo
- Misture a água e a soda em um recipiente resistente. Esta combinação chega a temperaturas muito altas. Por isso, mexa evitando sempre se salpicar; é preferível cobrir a pele ao fazê-lo.
- Esquentar os óleos em uma panela, aproximadamente até os 40 ºC.
- Misturar as duas preparações quando estiverem entre os 40-50 ºC. Primeiro adicione os óleos, depois a mistura água e soda, e bata com uma batedeira por alguns minutos.
- Adicione o óleo de tomilho e o corante. Este último, na realidade, é opcional.
- Leve ao molde e decore-o com tomilho. Cubra-o até que seque, isso pode levar de um a três dias.
- Desmolde, corte e guarde durante um mês ou 40 dias para que se saponifique.
2. Sabonete com azeite de oliva
Você sabia que o azeite de oliva pode ser usado para fazer sabonetes? Estes ajudam a conservar o equilíbrio entre a emulsão de água e lipídios que formam a pele; assim mantemos as defesas diante dos micro-organismos patógenos provenientes do meio externo.
Ingredientes
- 1 litro de azeite de oliva virgem.
- 300 mililitros de água (1 e 1/2 copo)
- 125 gramas de soda cáustica (1/2 copo)
Modo de Preparo
- Adicionar a soda cáustica pouco a pouco na água e mexer, assim como no primeiro ponto do sabonete anterior. Novamente, recomenda-se ter cuidado com a temperatura elevada desta mistura para não se queimar.
- Esquentar o azeite em uma panela que tenha uma temperatura similar – que não seja muito elevada – à da outra mistura.
- Combinar ambas preparações com muito cuidado e sem deixar de mexer. Preferivelmente, bata com batedeira.
- Manter em fogo baixo e mexer por aproximadamente 30 minutos. Quando alcançar uma consistência mais sólida, apague o fogo.
- Siga mexendo ainda com o fogo apagado até que alcance uma textura similar a um purê. Nesse momento, adicione ervas aromáticas ou óleos essenciais que quiser.
- Colocar em moldes. Quando se solidificar, extraia e deixe saponificar.
3. Sabonete natural de chá verde
Além de contar com uma grande quantidade de benefícios para a saúde, o chá verde pode ser usado para criar sabonetes. Quais são suas propriedades? É extremamente hidratante e conserva as vantagens antioxidantes.
Ingredientes
- 450 gramas de óleo de coco (3 e 1/2 xícaras).
- 80 gramas de azeite de oliva (8 colheres).
- 300 gramas de manteiga de karité (2 e 1/2 xícaras).
- 125 gramas de soda cáustica (1/2 xícara).
- 320 mililitros de água desmineralizada (1 e 1/2 copo).
- 30 gramas de óleo de chá verde (3 colheres).
- 10 gramas de chá verde em pó (1 colher).
- Essência aromática de chá verde (a gosto).
- Molde.
Modo de Preparo
- Como nos sabonetes anteriores, verter a soda cáustica na água e mexer.
- Enquanto a mistura anterior perde temperatura, derreta em uma panela a manteiga de karité e o óleo de coco. Quando estiver quase desfeito, adicione o azeite de oliva e desligue o fogo.
- Pese 30 gramas de óleo de chá verde e 10 gramas de chá verde em pó para adicionar à mistura. Estes serão usados no final.
- Vire o óleo em um recipiente amplo e misture com a água e a soda até ambos chegarem a uma temperatura média. Bater suavemente usando uma batedeira.
- Quando tiver uma textura tipo purê, adicione o chá verde e o óleo de chá verde sem deixar de bater. Também adicione a essência aromática a gosto.
- Pegue o molde e polvilhe o chá verde em pó por cima. Deixe secar por 24 horas e retire do molde.
- Corte em pastilhas e deixe saponificar por 4 semanas.
Como recomendação final, é necessário esclarecer que o local de trabalho deve conter uma ventilação ampla. Isso se deve ao fato de que as combinações de ácidos podem ter efeitos nocivos se não se dispersarem rápido.
Apesar das recomendações de segurança, o preparo é simples, e você disporá de sabonetes naturais perfeitos para conservar a pele hidratada, protegida e suave.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.