8 benefícios da cúrcuma que você vai gostar de conhecer

5 de julho de 2017
Ainda que a cúrcuma seja uma especiaria com múltiplos benefícios, se você tem algum problema de saúde é melhor consultar seu médico sobre a possibilidade de incluí-la em sua alimentação.

A cúrcuma (curcuma longa) é uma planta medicinal que é utilizada desde a antiguidade como complemento para melhorar a saúde.

Pertencente à família das zingiberáceas, da qual o gengibre também faz parte, é uma especiaria antioxidante e anti-inflamatória com benefícios surpreendentes.

Durante séculos foi valorizada por suas aplicações culinárias, sendo essencial como condimento e corante de uma ampla variedade de pratos.

Porém, além disso, é a base de muitos remédios naturais cujo fim é controlar a dor, a inflamação e possíveis infecções.

De fato, visto que concentra poderosos ativos, há estudos que afirmam que pode ser benéfica para evitar o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

O melhor de tudo é que ela pode ser adicionada em muitas receitas e, além disso, é combinada com facilidade com outros ingredientes para potencializar seus efeitos.

Tendo em conta que alguns ainda não aproveitam suas propriedades, a seguir queremos compartilhar 8 boas razões para adicioná-la em sua alimentação.

Leia e descubra cada uma delas!

1. A cúrcuma alivia os problemas digestivos

Mulher com problemas digestivos

Como indicamos, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas que podem ajudar a tratar os sintomas da indigestão e o excesso de acidez.

  • Seus ativos naturais ajudam no restabelecimento dos movimentos peristálticos, ao mesmo tempo em que promovem a eliminação dos rejeitos de que o corpo não precisa.

Leia também: Combata a gastrite e a acidez com apenas dois ingredientes

2. Reduz as dores da artrite

As receitas preparadas com cúrcuma, especialmente a infusão e o suco, oferecem interessantes benefícios aos pacientes com artrite ou inflamação em suas articulações.

Seus agentes antioxidantes e anti-inflamatórios atuam em conjunto e, depois de assimilados, apoiam o alívio da rigidez e da dor nas extremidades.

3. Previne o Alzheimer

Prevenção do Alzheimer

Um dos compostos ativos da cúrcuma, a curcumina, age como anti-inflamatório no cérebro e freia os efeitos negativos causados pelos radicais livres do ambiente.

Estas propriedades reduzem o desgaste cognitivo associado à idade e, a longo prazo, apoiam a prevenção de doenças crônicas como o Alzheimer.

4. Reduz o risco de câncer

A alta concentração de antioxidantes que esta raiz tem é um grande complemento nutricional para restabelecer a atividade das células diante dos danos causados pelas toxinas e os radicais livres.

Isso quer dizer que, ao apoiar a regeneração celular, diminui o risco de envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

5. Melhora a saúde do fígado

Saúde hepática

Durante centenas de anos a cúrcuma foi um dos ingredientes mais utilizados para os problemas do fígado, já que suas propriedades ajudam a equilibrar os níveis da bilirrubina e da bile.

Estas secreções são fundamentais para um ótimo funcionamento do fígado e, de quebra, participam no processo de digestão.

Por outro lado, as vitaminas, minerais e antioxidantes deste ingrediente apoiam a desinflamação do órgão e facilitam a eliminação das toxinas e gorduras retidas em seus tecidos.

6. Protege e saúde cardiovascular

O consumo regular desta especiaria é um grande apoio para o funcionamento do coração, pois cuida das artérias e favorece a circulação sanguínea.

Suas propriedades antioxidantes ajudam a regular os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, por isso impedem o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose e a hipertensão.

Também serve para evitar a acumulação de placa nas paredes arteriais e previne problemas inflamatórios no sistema.

7. Melhora a saúde da pele

Máscara facial de cúrcuma

O consumo e a aplicação tópica de cúrcuma podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele e outros transtornos que afetam a beleza.

Seus antioxidantes freiam o dano celular causado pelos radicais livres e, de quebra, favorecem a produção de colágeno e elastina.

Leia também: Alimentos que fornecem colágeno à pele

8. Previne a diabetes

Os antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma têm a capacidade de apoiar o metabolismo dos açúcares e, portanto, são benéficos para prevenir a diabetes do tipo 2.

Consumir um copo de suco de cúrcuma, ou adicioná-la em sopas e saladas, pode reduzir de forma notável os picos altos de glicose.

Outras considerações

  • Ainda que esta especiaria tenha muitos nutrientes e propriedades medicinais, é primordial ter em conta que não se deve consumi-la de forma excessiva, porque pode ser irritante para o estômago.
  • Também não é recomendada para pacientes com cálculos na vesículavisto que pode aumentar a intensidade das cólicas.
  • Aqueles em tratamentos médicos com anticoagulantes e anti-inflamatórios devem consultar um especialista antes de adicionar esta especiaria em seus planos de alimentação.

E então, que tal se animar a adicionar esta especiaria em seus pratos? Agora que você conhece seus principais benefícios, adquira-a o quanto antes e comece a consumi-la para melhorar a saúde.

Recomendados para você