3 maneiras de preparar o arroz em casa
O arroz é um dos alimentos básicos mais antigos e está presente em pratos de todo o mundo, seja qual for a tradição gastronômica da região. Trata-se de um ingrediente econômico e muito versátil, que nunca falta em casa. Este cereal pode servir para acompanhar carnes ou peixes, ou pode ser o verdadeiro protagonista da comida.
A seguir, apresentamos 3 maneiras de preparar o arroz em casa. Asseguramos que você irá adorar, além disso, conseguirá satisfazer a todos os seus comensais.
1. A forma perfeita de preparar o arroz em casa
Preparar um simples arroz branco pode ser mais complicado do que parece; um bom arroz deve ficar solto e com uma boa textura.
O resultado e o modo de preparo dependerão da variedade que escolher (existem mais de 2000), do clima, etc.
Ingredientes
- 4 colheres de chá de sal (20 g).
- 2 xícaras de arroz (400 g).
- 4 xícaras de água fervendo (1 l).
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (20 g).
Preparo
- Esquente o azeite em uma panela e adicione o arroz.
- Mexa até que o arroz esteja transparente.
- Adicione a água fervendo, o sal e mexa.
- Cubra e deixe cozinhar em fogo muito baixo durante 17 – 20 minutos.
- Deixe repousar coberto durante cinco minutos antes de servir.
Este arroz branco pode ser usado como guarnição para acompanhar carnes, peixes ou vegetais ou para preparar saladas. Pode-se adicionar a ele alho picado ou cebola para lhe dar mais sabor, ou substituir a água pelo caldo de frango ou de vegetais.
2. Arroz ao limão
Esta é uma receita para preparar o arroz em casa de uma maneira diferente e sair da rotina. O arroz ao limão serve como guarnição para todo tipo de pratos.
Ingredientes
- Sal (a gosto).
- Suco de 2 limões (20 ml).
- 1/2 xícara de coentro picado (50 g).
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (20 g).
- 1/2 colherzinha de curry em pó (3 g).
- 1 colherzinha de gengibre ralado (5 g).
- 2 xícaras de arroz branco cozido (400 g).
- 1 colherzinha de sementes de mostarda (10 g).
- 1/2 xícara de frutos secos (nozes, amêndoas, etc.) (100 g).
Preparo
- Coloque o azeite em uma frigideira. Quando estiver quente, adicione as sementes de mostarda, frutos secos, o gengibre e o curry. Mexa constantemente durante dois minutos.
- Adicione o arroz cozido e o suco de limão e mexa bem. Deixe 3 ou 4 minutos mais, ou até que o arroz esteja quente.
- Adicione um toque de coentro picado e sirva.
3. Risoto de funggi
O risoto é uma receita de arroz italiano que se tornou muito popular em todo o mundo. É ideal preparar o arroz em casa com variedade, um tipo de arroz que tem mais quantidade de amido, ao qual se pode adicionar uma grande variedade de ingredientes.
Tem uma consistência cremosa que o torna irresistível; é uma excelente maneira de preparar o arroz em casa. Diferencia-se do arroz seco porque este último não pode ser mexido quando recebe o líquido, e além disso todo o líquido é jogado fora. No risoto, se vai adicionando líquido e mexendo aos poucos.
Ingredientes
- 1 cebola (40 g).
- 2 xícaras de arroz (400 g).
- Azeite de oliva (a gosto).
- Sal e pimenta (a gosto).
- 1/2 barra de manteiga (50 g).
- 1/2 tacinha de vinho branco (50 ml).
- Queijo parmesão ralado (a gosto).
- 1 litro e meio de caldo de verduras (salsão, cenoura, cebola e alho).
- 2 xícaras de champignon e cogumelo. Também pode-se escolher outra variedade de fungos, os que preferir (400 g).
Preparo
- Prepare o caldo de verduras. Para isso coloque dois litros de água em uma panela e adicione salsão, cebola, cenoura e alho cortados em pedaços grandes. Coloque um pouco de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 35-40 minutos. Reserve.
- Limpe e corte os champignons e os cogumelos. Doure-os levemente em uma frigideira com azeite de oliva e um pouco de alho. Reserve.
- Corte a cebola em cubinhos pequenos (“brunoise”).
- Em uma frigideira grande coloque um fio de azeite e adicione a cebola. Quando estiver transparente, adicione um pouco de manteiga e mexa bem.
- Adicione o arroz e deixe que doure durante 2 ou 3 minutos.
- Adicione o vinho branco e deixe que se evapore, mexendo constantemente.
- Adicione os fungos, uma concha de caldo e mexa constantemente, em círculos.
- Quando o caldo for sendo consumido quase por completo, adicione outra concha e continue mexendo. Repita este passo várias vezes.
- Quando o arroz estiver em seu ponto (cozinhe durante, aproximadamente, 17 minutos para que fique “ao dente”), retire do fogo e adicione um bom pedaço de manteiga e queijo parmesão.
- Mexa bem e sirva.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FAO. (2004). El Arroz y la Nutrición Humana. Año Internacional Del Arroz, p. 2. Retrieved from http://www.fao.org/rice2004/es/f-sheet/hoja3.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.