13 usos da vaselina que você não conhecia

A vaselina é um ingrediente versátil que podemos aproveitar em vários tipos de aplicações. Hoje vamos contar quais são seus usos mais populares, além dos já conhecidos. Tome nota!
13 usos da vaselina que você não conhecia

Última atualização: 16 Fevereiro, 2021

A vaselina, também conhecida como parafina líquida, é um produto muito utilizado em cosméticos naturais e em casa. Segundo informações publicadas na Wikipedia, é um derivado do petróleo cuja composição pode variar dependendo do tipo de óleo e do procedimento de refino. Você conhece os usos da vaselina? Descubra-os!

Usos de vaselina que você pode não conhecer

A vaselina é uma substância gelatinosa semissólida obtida da mistura de óleos minerais e ceras. Foi descoberta por Robert Augustus Chesebrough em 1859, depois que ele percebeu que os trabalhadores do petróleo usavam uma geleia pegajosa para curar suas feridas e queimaduras.

Esses usos foram estendidos até os dias atuais. No entanto, por ser um produto tão barato, as pessoas deram a ele outras aplicações ao longo dos anos. Claro, são truques que não têm respaldo científico e cujo uso difundido se deve à literatura popular. Você tem coragem de experimentá-los?

1. Prolongar a duração do perfume

Mulher colocando perfume

Se você for uma daquelas pessoas que, não importa a quantidade que aplique de perfume, o cheiro não permanece impregnado na pele, a solução é esfregar um pouco de vaselina em lugares-chave como o pescoço, atrás das orelhas e nos pulsos. A vaselina irá capturar a fragrância e ajudá-la a durar mais tempo no corpo.

2. Um bom esfoliante corporal

Graças à sua textura, a vaselina é um ingrediente ideal para criar um esfoliante caseiro. Misture a vaselina com um pouco de sal marinho ou açúcar mascavo, aplique-a sobre o corpo e enxágue abundantemente com água morna.

3. Embeleza o cabelo e cuida das pontas

Não há evidências para apoiar os efeitos da vaselina aplicada ao cabelo. No entanto, é um ingrediente seguro para combater o ressecamento e pontas duplas. Basta aplicar pequenas doses no couro cabeludo e massagear suavemente.

4. Ajuda a prevenir manchas de tinta na pele

Outro uso da vaselina pode ser encontrado na seção de cabeleireiro. Evite manchar a pele quando estiver aplicando uma coloração ao seu cabelo.

Para isso, aplique a vaselina na testa, orelhas e áreas onde a tinta possivelmente possa deixar uma mancha. Com isso, caso você acidentalmente manche sua pele, será muito mais fácil limpá-la.

5. Usos da vaselina: hidrata os cotovelos e tornozelos

Hidrate os cotovelos e tornozelos

Coloque a vaselina em locais que tendem a ressecar com facilidade, como os tornozelos, cotovelos, joelhos, mãos e pés. Esfregue com movimentos circulares e deixe agir durante 20 minutos para que a vaselina seja absorvida e, assim, você consiga obter um melhor efeito.

6. Ajuda a curar feridas

Se você tem uma ferida, e para evitar que a cicatriz se acentue, aplique uma pequena quantidade de vaselina depois de lavar cuidadosamente a área afetada. Além de ser um cicatrizante, este produto também ajudará a prevenir a coceira.

7. Usos da vaselina: ajuda a remover a maquiagem

Recomendamos que você limpe o rosto com produtos naturais como a vaselina. Sua textura oleosa ajuda a soltar os cosméticos que ficam grudados nas maçãs do rosto, sobrancelhas e cílios.

Com a ajuda de uma bola de algodão, coloque um pouco de vaselina em seu rosto para remover todos os vestígios de maquiagem. Remova a vaselina com água morna e pronto! 

O excesso de vaselina no rosto pode causar obstrução dos poros, daí a importância de usar apenas uma pequena quantidade para remover a maquiagem e depois limpar com muita água.

8. Recomendada para sobrancelhas e cílios

Mulher com o olho maquiado

Se você tem sobrancelhas desgrenhadas que são difíceis de controlar, aplique uma pequena quantidade de vaselina com a ajuda de um cotonete, isso servirá como um gel fixador para mantê-la em ordem.

Agora, para os cílios, a vaselina também é funcional. Durante a noite, passe uma pequena quantidade de vaselina e deixe-a agir até o dia seguinte. Em alguns dias, você notará que os cílios estarão mais radiantes, longos e grossos.

9. Usos da vaselina: também ajuda a obter uma maquiagem mais duradoura

Para aumentar a duração das sombras dos olhos, aplique uma pequena quantidade de vaselina na pálpebra. Isso servirá de base para sustentar o brilho e a cor das sombras.

10. Ajuda a tratar erupções cutâneas

Recomendado pela Academia Americana de Dermatologia, vaselina é conveniente para o tratamento de erupções cutâneas, ela vai ajudar a aliviar a coceira e reduzir a inflamação na área onde a erupção se encontra.

11. Um bom hidratante para os lábios

Se os seus lábios estiverem rachados, a solução é aplicar vaselina para hidratá-los. Você pode aplicar uma pequena quantidade de vaselina ou fazer um bálsamo labial caseiro.

Para preparar o seu próprio bálsamo para os lábios, aqueça a vaselina em banho-maria e, quando estiver quente, você pode adicionar chocolate ou qualquer sabor de sua preferência.

12. Evita manchas de esmalte

Assim como a vaselina funciona para evitar que a tinta do cabelo manche a pele, também funciona do mesmo jeito com as mãos e o esmalte. Basta aplicar um pouco em torno de suas unhas, e se, por acaso o esmalte borrar, limpe com um algodão tanto a mancha quanto a vaselina; eles serão removidos deixando os dedos limpos.

13. Usos da vaselina: adequada para depois da depilação

Usos da vaselina após a depilação

Outro dos excelentes usos da vaselina é aplicá-la na pele após uma depilação. Às vezes, após a depilação, a pele fica seca ou racha um pouco.

Para resolver isso, você só precisa aplicar uma fina camada de vaselina na área. Deixe agir por um tempo para reidratar a pele.

Como você pode ver depois de ler este artigo, você não pode subestimar o poder de algo tão simples como a vaselina. Aqui deixamos alguns dos seus usos que você pode colocar em prática de forma fácil.

Pode interessar a você...
7 truques de beleza com vaselina
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 truques de beleza com vaselina

A vaselina é um produto multiuso que pode ser aproveitado tanto para finalidades domésticas quanto cosméticas. Saiba como usá-la neste artigo.