13 usos da vaselina que você não conhecia

· 11 de janeiro de 2018
Este produto é muito versátil. Ele pode ser usado para diversas finalidades cosméticas que podem variar desde o cuidado com o cabelo até o cuidado com as unhas.

Os usos da vaselina são muito diversos. O truque é usar a quantidade certa, uma vez que, sendo um produto denso com fácil adesão, não se dissolve com água e isso pode se tornar uma dificuldade quando for a hora de removê-lo.

Este produto derivado do petróleo é um dos ingredientes mais utilizados no mundo da maquiagem e cuidados com o corpo. Agora, seus benefícios vão muito mais longe, então, junte-se a nós para descobrir os diferentes usos cotidianos, úteis e práticos que podemos dar à vaselina.

Outros usos da vaselina

1. Prolongar a duração do perfume

Mulher colocando perfume

Se você for uma daquelas pessoas que, não importa a quantidade que aplique de perfume, o cheiro não permanece impregnado na pele, a solução é esfregar um pouco de vaselina em lugares-chave como o pescoço, atrás das orelhas e nos pulsos. A vaselina irá capturar a fragrância e ajudá-la a durar mais tempo no corpo.

2. Um bom esfoliante corporal

Graças à sua textura, a vaselina é um ingrediente ideal para criar um esfoliante caseiro. Misture a vaselina com um pouco de sal marinho ou açúcar mascavo, aplique-a sobre o corpo e enxágue abundantemente com água morna.

3. Hidrate os cotovelos e tornozelos

Vaselina para hidratar os cotovelos

Coloque a vaselina em locais que tendem a ressecar com facilidade, como os tornozelos, cotovelos, joelhos, mãos e pés. Esfregue com movimentos circulares e deixe agir durante 20 minutos para que a vaselina seja absorvida e, assim, você consiga obter um melhor efeito.

4. Ajuda a prevenir manchas de tinta na pele

Outro uso da vaselina pode ser encontrado na seção de cabeleireiro. Evite manchar a pele quando estiver aplicando uma coloração ao seu cabelo. Para isso, aplique a vaselina na testa, orelhas e áreas onde a tinta possivelmente possa deixar uma mancha. Com isso, caso você acidentalmente manche sua pele, será muito mais fácil limpá-la.

5. Ajuda a curar feridas

Vaselina para curar feridas

Se você tem uma ferida, e para evitar que a cicatriz se acentue, aplique uma pequena quantidade de vaselina depois de lavar cuidadosamente a área afetada. Além de ser um cicatrizante, este produto também ajudará a prevenir a coceira.

6. Ajuda a remover a maquiagem

A maioria dos removedores de maquiagem são criados com base em produtos químicos. Embora agora não percebamos, com seu uso e o passar do tempo começaremos a notar os danos causados ​​à pele. Por este motivo, recomendamos que você limpe seu rosto com produtos naturais como a vaselina.

Com a ajuda de uma bola de algodão, coloque um pouco de vaselina em seu rosto para remover todos os vestígios de maquiagem. Remova a vaselina com água morna e pronto! O excesso de vaselina no rosto pode causar obstrução dos poros, daí a importância de usar apenas uma pequena quantidade para remover a maquiagem e depois limpar com muita água.

7. Recomendada para sobrancelhas e cílios

Mulher com o olho maquiado

Se você tem sobrancelhas desgrenhadas que são difíceis de controlar, aplique uma pequena quantidade de vaselina com a ajuda de um cotonete, isso servirá como um gel fixador para mantê-la em ordem. Agora, para os cílios, a vaselina também é funcional. Durante a noite, passe uma pequena quantidade de vaselina e deixe-a agir até o dia seguinte.  Em alguns dias, você notará que os cílios estarão mais radiantes, longos e grossos.

8. Também ajuda a obter uma maquiagem mais duradoura

Para aumentar a duração das sombras dos olhos, aplique uma pequena quantidade de vaselina na pálpebra. Isso servirá de base para sustentar o brilho e a cor das sombras.

9. Embeleza o cabelo e cuida das pontas

Mulher com pontas danificadas

Se o seu cabelo tem dificuldade para crescer, é facilmente danificado ou está seco e sem brilho, a vaselina é uma substância que pode ajudá-la. Basta aplicar pequenas doses no couro cabeludo e massagear delicadamente.

10. Ajuda a tratar erupções cutâneas

Outro dos usos da vaselina é o fato de que ela é conveniente para tratar a erupção cutânea, ajudando a aliviar a coceira e reduzir a inflamação na área onde ela está presente.

11. Um bom hidratante para os lábios

Vaselina como hidratante para os lábios

Se os seus lábios estiverem quebrados, a solução é aplicar vaselina para hidratá-los. Você pode aplicar uma pequena quantidade de vaselina ou fazer um bálsamo labial caseiro. Para preparar o seu próprio bálsamo para os lábios, aqueça a vaselina em banho-maria e, quando estiver quente, você pode adicionar chocolate ou qualquer sabor de sua preferência.

12. Evita manchas de esmalte

Assim como a vaselina funciona para evitar que a tinta do cabelo manche a pele, também funciona do mesmo jeito com as mãos e o esmalte. Basta aplicar um pouco em torno de suas unhas, e se, por acaso o esmalte borrar, limpe com um algodão tanto a mancha quanto a vaselina; eles serão removidos deixando os dedos limpos.

13. Adequada para depois da depilação

Usos da vaselina após a depilação

Outro dos excelentes usos da vaselina é aplicá-la na pele após uma depilação. Às vezes, após a depilação, a pele fica seca ou racha um pouco. Para resolver isso, você só precisa aplicar uma fina camada de vaselina na área. Deixe agir por um tempo para reidratar a pele.