Dores nas articulações: 12 remédios naturais

7 de janeiro de 2019
Na hora de reduzir as dores nas articulações e melhorar a mobilidade, o exercício pode ser um dos seus melhores aliados. Por isso, pratique esportes como a ioga ou o pilates.

Existem diversas causas para as dores nas articulações. Talvez seja por causa de uma má postura, uma doença crônica ou por manter-se na mesma posição por muitas horas.

No entanto, sabia que existem remédios naturais para combatê-las? Conheça os mais eficazes neste artigo.

Fitoterapia para as dores nas articulações

Graças às plantas e ervas naturais, é possível reduzir a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade e deter o desgaste das articulações.

As infusões das seguintes espécies farão com que se sinta muito melhor:

Alecrim

Tem propriedades antioxidantes que permitem reduzir o desgaste da cartilagem em pacientes com artrose. Pode-se adicionar essa erva aromática em molhos, cremes, sopas e carnes.

Além disso, aconselha-se beber o chá feito com uma colher de chá da planta seca para cada xícara de água fervendo. Beba no máximo três xícaras ao dia.

Alecrim para dor nas articulações

Urtiga

Esta planta tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam nas articulações inflamadas.

Para aproveitar suas qualidades, é preciso consumir até três xícaras ao dia de uma decocção feita com a raiz seca da planta (uma colher para cada ¼ de litro de água), deixar repousar por 10 minutos e coar.

Gengibre

É uma planta usada para diminuir as dores nas articulações e também para desinflamá-las. Pode-se ralar um pouco e polvilhar nas saladas, ou é possível comprar em pó.

Outra opção é preparar um chá com uma colher pequena da raiz seca para cada xícara de água fervida.

Bétula

Possui muitas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias e, portanto, é excelente para tratar pessoas com artrose e artrite reumática.

Graças a essas propriedades, as regiões tratadas com bétula se desinflamam. Além disso, serve para eliminar os líquidos acumulados na área inflamada.

Por isso, prepare uma infusão com uma colher de folhas secas para cada xícara de água. Beba no máximo duas xícaras por dia.

Outros remédios caseiros para as dores nas articulações

Além de aproveitar as propriedades das ervas naturais, é possível usar alguns dos seguintes tratamentos caseiros para reduzir a dor articular:

Óleo de fígado de bacalhau

Pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou dietéticos. Consumir três porções de bacalhau por semana previne as doenças inflamatórias das articulações, como a artrite.

Outra opção muito eficaz é o óleo de fígado de bacalhau. Um estudo afirmou que 86% das pessoas que consumiram esse óleo apresentaram menos enzimas que causam danos nas cartilagens.

Chá verde

É um maravilhoso antioxidante e tem muitas propriedades que ajudam a reduzir o acúmulo de líquidos e também de gordura.

Se as articulações começarem a doer devido ao sobrepeso, esta infusão será adequada. Além disso, os polifenóis reduzem os danos à cartilagem.

Chá-verde para dor nas articulações

Abacaxi

O abacaxi fresco (inteiro ou o suco) permite reduzir as dores causadas pelas articulações inflamadas. Isto se deve ao fato do abacaxi conter uma enzima chamada bromelina.

Lembre-se de consumi-lo, não enlatado nem cozido, para que assim usufrua dos nutrientes.

Linhaça

As sementes de linho ou linhaça são um remédio natural muito potente para combater as dores articulares.

A razão é sua grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 (o mesmo que possui o peixe).

Amora

O suco ou comer a fruta diretamente ajudará a reduzir as dores nas articulações. Essa fruta vermelha é uma das mais deliciosas, conhecida desde a antiguidade e possui grandes propriedades anti-inflamatórias naturais.

Couve

Este vegetal não só é bom quando consumido em diversas preparações, mas também pode ser utilizado para fazer compressas e massagens na área dolorida.

Esquente uma folha de couve no forno, ou em banho maria, e aplique nas articulações afetadas até que esfrie.

Camomila

Beber um chá de camomila é muito relaxante para os músculos e articulações, assim como pode ajudar a reduzir as dores e o inchaço de maneira tópica (externa).

Dessa forma, coloque umas gotas de óleo essencial de camomila na região afetada e faça massagens circulares, com um pouco de pressão. Não enxágue, deixe que o óleo seja absorvido pela pele.

Infusão de camomila para articulações

Eucalipto

Assim como a camomila, o eucalipto tem excelentes propriedades tanto quando é usado de forma interna bem como quando usado de forma externa.

Para tratar dores nas articulações, terá que conseguir em uma casa de produtos naturais o óleo essencial. Assim, basta dissolver uns 30 ml em um litro de água morna e realizar um pouco de atrito com esse líquido na região.

Usando as mesmas proporções, também é possível fazer a mesma receita com o óleo essencial de alecrim.

Quer saber mais? Soluções com eucalipto para aliviar problemas respiratórios

Dicas para evitar ou reduzir dores nas articulações

Já conhece as ervas medicinais e os alimentos que podem ajudá-lo. Por isso, está no momento de aprender alguns hábitos saudáveis que reduzirão ou evitarão as horríveis dores em suas articulações:

Aplicar gelo

É um dos tratamentos caseiros mais conhecidos e eficazes que existem para as dores nas articulações. Dessa forma, coloque uns cubos de gelo em uma bolsa plástica e, em seguida, envolva em uma toalha ou pano.

Aplique na zona afetada durante alguns minutos e servirá para reduzir a inflamação.

Leia mais: Usos alternativos dos cubos de gelo

Aplicar calor

A bolsa térmica é uma boa maneira também de reduzir as dores nas articulações. Assim, coloque a bolsa alguns minutos na região que está doendo. Outra opção é esquentar em um aquecedor uma toalha ou molhar com água bem quente.

Fazer exercícios

Permitirá que reduza as dores e, ao mesmo tempo, melhore a mobilidade. É possível fazer exercícios como ioga, o pilates, o tai chi chuan, ou caminhar no parque.

Não faça exercícios muito exigentes porque pode ter o efeito contrário ao esperado. 

  • Moreira, R. D. F. C. (2010). Efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor cervical, lombar e do ombro: uma revisão sistemática.
  • VITTI, A. M. S., & BRITO, J. O. (2003). Óleo essencial de eucalipto. Documentos florestais17, 1-26.
  • Faria, L. R. D. D. (2005). Validação farmacológica do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L.(alecrim): atividades antiinflamatória e analgésica
  • Senger, A. E. V., Schwanke, C. H., & Gottlieb, M. G. V. (2010). Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica20(4), 292-300.