11 remédios naturais para tratar as ondas de calor
Como tratar as ondas de calor? O que são? Elas estão entre os sintomas mais incômodos da menopausa.
São originadas por uma disfunção nos chamados centros termorreguladores centrais devido às mudanças nos níveis de estrogênio.
As ondas de calor começam com a aparição de um calor intenso que vai se estendendo até o pescoço e o rosto, acompanhado de palpitações, ansiedade, uma grande sudoração e vermelhidão na pele.
Existem tratamentos e remédios naturais para as ondas de calor?
1. Mudanças de conduta
Os tratamentos chamados de modificação de conduta podem ser muito eficazes contra as ondas de calor.
- Há técnicas de relaxamento e respiração que servem para controlar o estresse.
- Também ajudam nosso organismo a liberar serotonina, uma substância que pode diminuir a intensidade das ondas de calor de forma importante.
Veja também: Como a respiração incorreta pode afetar a saúde
2. Complementos alimentares ou à base de ervas
Há muitos anos recorre-se ao uso de ervas e complementos alimentares para reduzir as ondas de calor.
Porém, devemos ir com cuidado, já que determinadas substâncias não foram bem estudadas em ensaios clínicos rigorosos, e podem ter efeitos colaterais não desejados.
3. A soja
A soja também é usada como um excelente complemento alimentar para reduzir os sintomas da menopausa e inclusive para prevenir o câncer de mama. Também é recomendável em casos leves de ondas de calor.
4. Óleo de linhaça
Este tipo de óleo é rico em ácidos graxos muito efetivos para paliar os sintomas associados às ondas de calor e à menopausa.
- Dentre outras razões, este benefício deve-se ao fato de que a linhaça é rica em fitoestrogênios, que são princípios ativos vegetais muito similares ao estrogênio.
- Por isso produz-se um equilíbrio nos hormônios das mulheres.
5. Óleo de prímula
A prímula é outro tônico importante para a saúde reprodutiva na mulher, que hidrata e refresca a pele, além de regular a produção de estrogênio.
Também é um bom remédio para melhorar a qualidade do sono, devido à sua grande quantidade de ácido gama linolênico e ao incremento da produção de prostaglandina.
6. Trevo vermelho (Trifolium pratense)
O trevo vermelho contém uma alta proporção de isoflavonas, princípios ativos que servem de grande ajuda para diminuir a intensidade e também a frequência da aparição das ondas de calor.
7. A sálvia
A sálvia pode ser ingerida de diferentes formas. É muito benéfica para o alívio das ondas de calor, além de melhorar outras doenças como a digestão, dores de cabeça, enxaquecas, etc.
Dentre as formas mais interessantes de tomar a sálvia está o chá de sálvia orgânica.
8. Vitaminas C e E
As vitaminas são muito benéficas para o nosso organismo. Uma das que oferece mais vantagens é a vitamina C.
Conheça: 4 vitaminas que ajudarão a curar seus pulmões depois de parar de fumar
- A vitamina C é encontrada em muitos alimentos, como é o caso dos cítricos. Porém, o kiwi é a fruta que mais concentra vitamina C, muito mais do que as laranjas ou os limões.
- A vitamina C também tem a capacidade de reduzir a frequência das ondas de calor.
- A vitamina E também tem importantes antioxidantes, com capacidade para reduzir os sintomas das ondas de calor.
- Além de obtê-la através dos alimentos, podemos conseguir complementos alimentícios com vitamina E.
9. Creme de progesterona natural
Em muitas ocasiões, não é a falta de estrogênio o que origina este sintoma, mas sim um desequilíbrio.
Para estes casos é aconselhável recorrer a este creme de progesterona natural, que oferece um equilíbrio dos níveis hormonais durante a menopausa e reduz as ondas de calor.
10. Remédios naturais de homeopatia
Também há muitas opções de tratamentos homeopáticos contra este problema, como é o caso de:
- Ferrum phosphoricum (utilizado para diminuir a vermelhidão).
- Belladona (uma erva eficaz para ondas de calor rápidas e esporádicas).
- Sanguinaria Canadensis (combate as ondas de calor no rosto, o pescoço e as orelhas).
- Kali Phosphoticum.
11. Cálcio
O cálcio também pode ser um grande aliado das mulheres com sintomas de menopausa. É preciso adicioná-lo em sua alimentação e aumentar o consumo.
Dentre os alimentos mais ricos em cálcio encontramos:
- Laticínios (como o leite com teor reduzido de gordura e o iogurte)
- Brócolis
- Amêijoas
- Sardinhas
- Leguminosas
Em todos estes nutrientes pode-se reforçar a alimentação natural com o uso de suplementos vitamínicos, que poderiam completar possíveis carências. Consulte seu médico antes de incluí-los em seu dia a dia para descobrir se realmente é necessário.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Maitrot-Mantelet, L., Leman-Detours, S., Cornier de Vulpian, L., & Gompel, A. (2013). Menopausia. EMC – Tratado de Medicina. https://doi.org/10.1016/S1636-5410(13)64066-0
-
Carvajal-Lohr, A., Flores-Ramos, M., Marin Montejo, S. I., & Morales Vidal, C. G. (2016). Los trastornos de ansiedad durante la transición a la menopausia. Perinatología y Reproducción Humana. https://doi.org/10.1016/j.rprh.2016.03.003
-
Lu, Y., & Yeap Foo, L. (2002). Polyphenolics of Salvia – A review. Phytochemistry. https://doi.org/10.1016/S0031-9422(01)00415-0
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.