11 bebidas e alimentos para pessoas nervosas

· 3 de junho de 2018
As plantas e as ervas medicinais são muito reconhecidas por combater a ansiedade... mas quais os alimentos que têm a capacidade de acalmar as pessoas? Descubra os 11 melhores! 

As pessoas que têm problemas para administrar suas emoções e, acima de tudo, seus nervos, precisam recorrer a diferentes medidas que os ajudem a melhorar ou a lidar melhor com sua condição, pois um tratamento rigoroso nem sempre é necessário.

Nestes casos, a solução pode estar na dieta. Então, quais são os alimentos para pessoas nervosas?

Estes são produtos naturais que proporcionam benefícios para o sistema nervoso e combatem os efeitos do estresse. Juntos, são uma medida sutil (embora poderosa).

O ideal é incorporar esses alimentos na dieta diária para prevenir e ajudar a tratar distúrbios de ansiedade, depressão ou irritabilidade.

Existem alimentos para pessoas nervosas?

Existem muitos fatores que contribuem para que uma pessoa esteja nervosa. Acredita-se que quando alguém tem essa condição, não vai mudar. Isso não é inteiramente verdade. Há hábitos que devem ser descartados e outros adquiridos que facilitam o equilíbrio mental e a paz.

O consumo ininterrupto de vitaminas B e minerais, como manganês e fósforo, pode ser muito útil.

Confira a lista das bebidas e alimentos mais recomendados para pessoas nervosas:

Vegetais

Alimentos para pessoas nervosas

Os vegetais, principalmente os verdes com tons mais escuros, têm muitos benefícios para o sistema nervoso. Os vegetais verdes combinados com frutas são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Existem duas maneiras de fazer um melhor uso desses alimentos. O primeiro é o mais popular: saladas variadas e diversas. A outra maneira de consumi-los é em batidos durante o café da manhã.

  • Alface e agrião são uma boa opção.
  • A rúcula também tem essas propriedades.
  • O espinafre é rico em vitaminas e contribui para a saúde do sistema nervoso.

Recomendamos que você leia: Grandes benefícios de incluir vitaminas e sucos na dieta

Aveia

A aveia é um dos cereais com maior quantidade de nutrientes. Além disso, fornece  fibras e proteínas. A aveia atua no sistema nervoso de duas formas: renova os níveis de energia e atua contra a ansiedade e irritabilidade.

Levedura de cerveja

Também é chamado de “fermento nutricional” e está entre os melhores alimentos para pessoas nervosas. Caracteriza-se por ter uma quantidade considerável de vitaminas do grupo B. Também tem a propriedade de ser rico em cálciofósforo e outros minerais.

Pode ser combinado com muitos outros ingredientes em uma bebida ou em uma salada para aliviar ansiedade e estresse.

Manjericão

Manjericão é um alimento para pessoas nervosas

Sua propriedade fundamental é ser anti-estresse. Também ajuda a tratar problemas de estômago causados ​​pela somatização de estados emocionais.

O manjericão é anti-inflamatório e antibacteriano. A sua forma de consumo é muito diversificada. Pode ser consumido cru ou em molhos e seu óleo pode ser usado em banhos de relaxamento.

Chocolate

Definitivamente, o chocolate escuro, com concentração de cacau de mais de 70%.  Mais do que um doce é um alimento. Tem propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir os efeitos do estresse.

Além disso, o chocolate traz benefícios para o sistema nervoso. Estimula o cérebro porque contém teobromina. Ele também contém flavonoides que protegem os vasos sanguíneos e ajudam a função cognitiva.

Nozes

Esta deliciosa fruta seca tem  um importante componente antidepressivo. Isso ocorre porque tem uma quantidade significativa de ácidos graxos e ajuda na produção de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor que envia sinais de bem-estar ao cérebro e, portanto, ao resto do corpo.

As nozes ajudam a melhorar notavelmente os estados de ansiedade e depressão. Com duas colheres de sopa de nozes é suficiente.

Repolho roxo

Repolho roxo é um alimento para pessoas nervosas

Como a maioria das frutas e vegetais que têm cor roxa, o repolho tem antocianinas. As anticianinas protegem o corpo contra doenças cardíacas.

O repolho atua acalmando a mente, com o qual se obtém um estado de relaxamento. Também tem propriedades anticancerígenas e combate o estresse.

Verbena

Este é um relaxante natural. Alivia o estresse e ajuda a combater a insônia e a ansiedade. É tradicionalmente usado como digestivo e ajuda a expulsar o gás intestinal.

A verbena é antiespasmódica, excelente na forma de chá ou sucos acompanhantes; se combinado com valeriana, seu efeito é muito melhor.

Valeriana

valeriana é uma das ervas mais conhecidos por suas propriedades calmantes. Combate a insônia e também é recomendado para diminuir as dores da menstruação.

Leia também: Como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos

Passiflora

Sopa de passiflora é um alimento para pessoas nervosas

Este é um relaxante muscular e nervoso. Dado seu efeito, é muito interessante entre os alimentos para pessoas nervosas. Nas casas de produtos naturais e herbolários, podem ser obtidas essências desta planta que podem ser dissolvidas com infusões ou mesmo no suco de laranja.

Ginseng

Este é um estimulante  que combate a depressão e a fadiga crônica. O ginseng é um excelente remédio que vem da medicina tradicional chinesa. Tem efeitos sedativos em pessoas estressadas ou ansiosas. Também pode ser encontrada em diferentes apresentações de chás, infusões, etc.