10 recomendações para fortalecer suas defesas com a dieta

· 30 de junho de 2018
Ter boas defesas não é uma tarefa fácil e sabemos disso, mas se você seguir uma dieta saudável poderá obtê-la sem esforço.

Manter uma dieta saudável sempre será uma boa decisão e, neste caso, é o passo que lhe permitirá manter seu sistema imunológico em boas condições. Para ter as defesas do corpo em bom nível é essencial ter uma dieta balanceada.

Em seguida, recomendamos 10 alimentos para reforçar suas defesas com sua dieta evitando suplementos vitamínicos ou medicamentos, que geralmente são a solução mais comum.

Em princípio, as frutas e vegetais nunca podem estar ausentes, pois contêm macronutrientes, vitaminas, antioxidantes e minerais. Estes permitem equilibrar os níveis de glóbulos brancos, que são responsáveis ​​por proteger o organismo contra doenças e infecções.

10 alimentos para fortalecer suas defesas

1. Alho

Geralmente é usado para dar sabor a cada preparação. No entanto, possui inúmeras propriedades que o tornam um aliado da nossa saúde. É antibacteriano e antiviral, o que nos permite aumentar as nossas defesas e a capacidade de responder diante de uma doença.

Recomendamos que você leia: Remédio caseiro de mel e alho para fortalecer a saúde respiratória

2. Cítricos

Frutas como laranjas, lima, limão, toranja e tangerinas contêm muitas vitaminas, especialmente a C. É necessário ingeri-las para fortalecer suas defesas. Isso ajudará a evitar as condições típicas que ocorrem com as mudanças climáticas, como a gripe e a tosse.

Suco de laranja ajuda a fortalecer suas defesas com a dieta

Caso você esteja sofrendo de alguma dessas condições, a vitamina C também ajudará você a recuperar-se de forma mais rápida e fácil.

3. Cebola

Uma infusão de cebola sempre ajudará a fortalecer as capacidades do sistema imunológico. Pode ser cozida em pedaços e beber o líquido resultante à altas temperaturas para aliviar doenças respiratórias, como resfriados e congestão dos brônquios.

Se preferir, você também pode comê-la cru para ajudar a reduzir os problemas causados ​​pela tosse e muco. Em ambas as apresentações a cebola permitirá que suas defesas se fortaleçam e reajam a essas condições.

4. Frutas e vegetais vermelhos

Este grupo inclui pimentões vermelhos, tomates, cerejas e morangos. Esses alimentos são ricos em vitamina A e em caroteno, dois compostos que ajudam a aumentar as defesas e prevenir doenças.

5. Água

Com cada gole de água você ajuda a fortalecer suas defesas. Isso porque, quando você mantém o corpo hidratado, o muco se dissolve.

Desta forma, você manterá suas vias aéreas livres de congestionamentoE, ao mesmo tempo, você as protegerá de bactérias e vírus. Tome dois litros de água por dia, para garantir que os vírus permaneçam à distância.

Beba bastante água para fortalecer suas defesas com a dieta

Você também pode beber água de coco para aumentar a quantidade de eletrólitos no corpo. Isso favorece a hidratação, especialmente nos momentos em que há muita exaustão física.

Você deveria ler: Como preparar um remédio de mel e cebola para acalmar a tosse

6. Frutos secos como as amêndoas

Estes são ricos em vitamina E, um importante aliado na eliminação de toxinas. É antioxidante e aumenta o número de leucócitos que atuam na proteção do organismo contra doenças, vírus e bactérias.

Especificamente, as amêndoas ajudam a reduzir o colesterol graças ao seu conteúdo ômega 3. Uma boa opção é preparar manteiga de amêndoa, a qual você pode usar para acompanhar qualquer alimento.

7. Mel

O uso frequente do mel para tratar a tosse é muito popular. Quando você estiver sofrendo de gripe, tosse, ou de um resfriado, tome uma colher de melSuas propriedades antissépticas o ajudarão a fortalecer suas defesas.

Mel para fortalecer suas defesas com a dieta

8. Aveia em flocos  

A aveia é um superalimento rico em minerais como o magnésio, zinco e cobre que ajudam diretamente o sistema imunológico, aumentando a sua eficácia contra o aparecimento de vírus e bactérias que desencadeiam doenças.

9. Cogumelos

Os cogumelos têm propriedades antivirais e antimicrobianas. Esses vegetais melhoram a capacidade do sistema imunológico de responder a qualquer adversidade, que ameace o organismo. Você pode comê-los antes de dormir, temperados com alho e cebola.

10. Geleia Real

Este é um produto criado pelas abelhas. É um superalimento natural que fortalece totalmente o sistema imunológico. Durante as baixas temperaturas do inverno, funciona de maneira perfeita para fortalecer suas defesas.

Extra: combata o estresse

Não esqueça que o sistema imunológico também pode ser enfraquecido por outros fatores além da dieta. No início mencionamos o cansaço e o estresse. Este último é determinante no que diz respeito à sua saúde.

O estresse pode causar a depressão do sistema imunológico. Se isso acontecer, aumentará a pressão arterial, o colesterol e a segregação desigual dos hormônios. Neste contexto você pode sofrer de muitas doenças.

Por isso, recomendamos que você se exercite e pratique alguma atividade que melhore seu bem estar emocional, além de incluir os 10 alimentos que acabamos de mostrar para você. Reforçar as suas defesas é um trabalho do dia a dia.