10 práticas eficazes para aliviar a dor nas costas

· 6 de janeiro de 2018
Existem práticas como ioga, meditação, acupuntura, entre outros, que são 100% efetivas para aliviar a dor nas costas.

Antes de mais nada, a maioria dos casos de dor nas costas é causada ​​por uma má postura ou movimento impróprio. Passar a maior parte do dia sentado atrás de uma mesa ou no sofá é uma maneira infalível de desenvolver dor nas costas.

A vida sedentária também é um fator de risco, que poderá causar desde diabetes a uma doença cardíaca. E, inegavelmente, pode até mesmo diminuir anos em nossa vida.

A postura correta é verdadeiramente fundamental para a saúde. Entretanto, a maioria das pessoas que vivem em culturas industrializadas adquirem uma postura longe de ser ideal.

Assim, ao entender a biomecânica funcional do seu corpo, você pode aprender a otimizar a maneira como você se move o tempo todo. Isso, por sua vez, evita que as feridas e a dor se desenvolvam.

Seja como for, a maioria dos adultos experimentará dor lombar em algum momento de suas vidas. E, como se fosse pouco, essa é a causa mais comum de incapacidade relacionada ao trabalho.

A dor nas costas pode ser algo sério?

Homem com dor nas costas

Para muitas pessoas, essa dor não é permanente ou séria. Geralmente, resolve-se com descanso relativo, analgésicos e anti-inflamatórios, como: ibuprofeno, naproxeno ou paracetamol, por exemplo.

Outros medicamentos não aditivos incluem relaxantes musculares que podem ser prescritos por um médico e utilizados temporariamente até que você possa exercer ou receber fisioterapia.

Evite narcóticos para tratar a dor lombar rotineira, pois esses medicamentos podem causar constipação e criar dependência, entre outros efeitos colaterais adversos.

Sendo assim, a única vez que você deve recorrer a isso é para dor aguda grave e sob a supervisão de um médico em um ambiente apropriado.

No entanto, existem várias razões pelas quais você deve procurar o tratamento imediato de um médico. Estes sinais e sintomas incluem:

  • Dor que irradia logo abaixo das pernas;

  • Intumescimento ou fraqueza na virilha ou nas pernas;

  • Qualquer perda de controle do intestino ou da bexiga;

  • Febre;

  • Dor ou suores noturnos.

Causas

Muitas vezes, o problema é de natureza mecânica. Ou seja, é resultado de uma má postura, movimentos repetitivos ou levantamento incorreto (em oposição à consequência de lesões, infecções ou doenças graves como o câncer, por exemplo).

Se você for a um médico convencional para aliviar a dor nas costas, é provável que você faça apenas um tratamento superficial.

Os medicamentos para aliviar a dor nas costas estão entre os tratamentos mais comuns, seguidos por injeções de esteroides e cirurgia. Além de ter muitos efeitos colaterais, nenhuma dessas soluções tende a levar a uma recuperação total. Como resultado disso, muitos pacientes acabam lutando contra a dor nas costas, muitas vezes crônica.

Então é aqui que os remédios naturais podem ser muito úteis. Sendo assim, antes mesmo de considerar medicamentos, injeções ou cirurgia, experimente estas 10 dicas especializadas para aliviar a dor nas costas.

1. Cuidados de quiropraxia

Médica explicando causas de dor nas costas ao paciente

Visitar um quiroprático qualificado é uma boa opção se você sofre de algum tipo de dor crônica, incluindo dor nas costas, por exemplo.

2. Alongamentos

É comum que pessoas que fazem aulas de alongamento (enfatizando trechos de tronco e perna) recebam alívio para dor nas costas, assim como aquelas que fazem aulas de yoga.

Leia também: 4 exercícios de alongamento corretos

3. Treinamento de força

Mulher se alongando para aliviar a dor nas costas

Uma rotina regular de treinamento de força ajudará a fortalecer os músculos das costas e do núcleo, o que sem dúvida é essencial para aliviar a dor nas costas e prevenir lesões.

4. Manipulação osteopática

Em primeiro lugar, o que é manipulação osteopática? Bom, ela pode envolver mover as articulações para o seu lugar, massagear os tecidos moles e ajudar a relaxar os músculos estressados.

Esse tratamento é muito benéfico, pois ajuda a reduzir a dor lombar crônica.

5. Reduza o estresse

Mulher com uma postura reta para aliviar a dor nas costas

Sem dúvida, as pessoas com pensamentos negativos persistentes e ansiedade são mais propensas a sofrer de dor nas costas.

6. Meditação

A meditação pode ser um analgésico poderoso. Entre os voluntários que nunca meditaram, aqueles que participaram de quatro aulas de 20 minutos experimentaram alívio da dor significativo.

7. Ioga

Ioga ajuda a aliviar a dor nas costas

A ioga, que é particularmente útil para promover a flexibilidade e os músculos do núcleo, provou ser benéfica em casos de dor nas costas. Só para exemplificar, as pessoas que fizeram uma aula de ioga por semana tiveram melhorias maiores na função do que aqueles que receberam medicação ou fisioterapia.

8. Massagens

A massagem libera endorfinas, que ajudam a induzir relaxamento e aliviar a dor. A terapia de massagem por 10 semanas oferece alívio enorme para a dor nas costas e, como se fosse pouco, os benefícios duram pelo menos seis meses.

Leia também: Aprenda a fazer massagens relaxantes

9. Acupuntura

Acupuntura para aliviar a dor nas costas

Mais do que o tratamento padrão para a dor, a acupuntura pode ser outra abordagem útil. Isso porque este método tem um efeito definido na redução da dor crônica, como dor nas costas e dor de cabeça.

10. Tai Chi

É uma forma antiga de autodefesa, que se diz apoiar o equilíbrio de “yin e yang” em seu corpo, melhorando assim o fluxo de “qi” ou energia vital.

Muitas vezes é descrito como “meditação em movimento”. Ou seja, a atividade leva seu corpo através de um conjunto específico de movimentos elegantes; onde cada movimento flui diretamente para o próximo.

Sendo assim, tenha cuidado com tratamentos convencionais para a dor nas costas. Além disso, não deixe seu médico convencê-lo de que os medicamentos prescritos são a sua única opção para aliviar a dor nas costas.