10 hábitos que causam dor nas costas

· 25 de fevereiro de 2018
A dor nas costas pode ser evitada se adotarmos bons hábitos e posturas corporais. O exercício e as práticas de relaxamento e meditação podem contribuir para a prevenção, controle e superação.

A dor nas costas nem sempre é causada pelas mesmas razões. Mesmo mantendo um estilo de vida saudável é possível ter dor nas costas. No entanto, existem alguns hábitos que causam dor nas costas e podem torná-la cada vez mais aguda, podendo chegar a dificultar nossos movimentos.

Esta condição é conhecida como lombalgia e é muito comum na sociedade de hoje. Ela incapacita crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. A dor pode ser leve ou intensa, pode desaparecer em alguns dias ou semanas. O repouso ajuda a superá-la, mas se o incômodo for cada vez maior, é recomendável consultar um especialista.

Hábitos que causam dor nas costas e devem ser evitados

Alguns dos hábitos que causam dor nas costas com frequência são:

1. Carregar bolsas pesadas

Carregar bolsas pesadas

Seja em um ombro, nos dois ou na lateral do corpo, o peso provoca um desequilíbrio: os ombros costumam se curvar e o corpo se inclina para a frente. É recomendável que o peso que carregamos diariamente não supere 10% de nosso peso corporal. Também podemos dividi-lo, levá-lo cruzado ou trocar de posição.

2. Dormir em um colchão velho

O colchão pode durar de 9 a 10 anos para que não tenhamos problemas ao dormir. Um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma revelou que as pessoas que trocam de colchão a cada cinco anos dormem muito melhor, sem sentir dores nas costas.

3. Usar sapatos de salto muito alto

Sapatos de salto alto

Se o salto for muito alto, nossas costas ficam arqueadas, pressionando as articulações e obrigando os músculos de nossa coluna a trabalhar demais. Não é recomendável caminhar longas distâncias com o calçado inadequado.

4. Sobrepeso

O sobrepeso é terrível para a nossa coluna e as articulações do corpo. Ao forçar os joelhos, os tornozelos aguentam todo o peso de nosso corpo, o que nos prejudica seriamente. Se não perdermos peso, não demorará a sentirmos dores nas costas.

5. Levantar objetos de forma inadequada

Ao levantar um objeto pesado devemos flexionar os joelhos. Se não fizermos isso, nossas vértebras podem afetar um nervo ou um disco. É muito importante ter cuidado ao levantar algo pesado, já que esta ação também pode causar uma dor intensa na região lombar, desde a cintura até as pernas.

6. Má postura ao sentar ou caminhar

Homem com dor nas costas no escritório

Uma higiene postural ruim, as condições inadequadas em que nos sentamos no escritório ou diante de um computador são as principais causas de dor nas costas. Caminhar encurvados com os ombros para a frente é uma maneira de prejudicar nossas costas.

Por isso, é fundamental praticar exercícios para flexibilizar a coluna e fortalecer os músculos, além de reeducar a postura.

7. Sedentarismo

Não fazer exercícios regularmente traz consequências para as costas e para o organismo em geral. O sedentarismo enfraquece os músculos, o que faz com que eles sofram com cada esforço ou sobrecarga. Ao fazer atividade física, fortalecemos os músculos e os ossos.

8. Dieta inadequada

Dieta pouco saudável

Como todos sabem, uma má alimentação provoca efeitos desfavoráveis, como sobrepeso, problemas de circulação, osteoporose, altos níveis de estresse, problemas cardiovasculares, etc. O excesso de peso faz com que a pelve se mova para a frente, criando tensão nas costas. Por isso, reduzir entre 5% e 10% a massa corporal melhora as dores nas costas.

9. Ansiedade e estresse

Se nosso corpo está estressado, nossos músculos vão ficar ressentidos, incluindo os músculos do pescoço e das costas. Se eles não relaxarem, causam dor. Se não forem tratados de maneira adequada, podemos sentir uma dor crônica.

10. Expor as costas ao frio ou a correntes de ar

Massagem para curar a dor nas costas

Se estamos na rua ou trabalhando em algum lugar com correntes de ar, nossas costas ou pescoço podem sofrer contraturas importantes que causam dor.

Recomendações

  • Faça exercícios, já que quando não nos exercitamos, nossos músculos se debilitam.
  • Assegure-se de não permanecer parado na mesma posição por muito tempo.
  • Durma bem, já que o descanso é fundamental para que o corpo tenha a oportunidade de se recuperar.
  • Pratique alguns exercícios de alongamento e meditação, com atenção para a respiração. Isso ajuda a relaxar e gerenciar o estresse.
  • Cuide do seu peso. Sua dieta deve ser rica em cálcio e vitamina D.
  • Cuide da sua postura ao se sentar e caminhar. Trate de manter um equilíbrio nas costas.
  • Durma em uma posição adequada e com um travesseiro recomendado para as cervicais.
  • Gerencie o estresse. É fundamental para evitar contraturas e todos os tipos de dores nas costas e no pescoço.
  • Faça ioga ou meditação, já que ajudam muito na prevenção da dor nas costas e melhoram a qualidade de vida.

Pronto para cuidar da sua saúde óssea, muscular e articular da melhor maneira? Evite estes hábitos que causam dor nas costas e siga estas recomendações para obter diversos benefícios.