10 conselhos para desintoxicar o sistema linfático
Escrito e verificado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Nos preocupamos muito em cuidar do coração ou dos rins, mas quase nunca prestamos atenção na importância do sistema linfático.
Essa complexa rede de nódulos e glândulas forma parte do sistema circulatório. É o encarregado de nos oferecer imunidade, de depurar moléculas de gordura e transportar proteínas.
Em certos momentos, devido a fatores como o estresse ou uma má alimentação, os materiais de resíduos podem se acumular no sistema linfático. É aí que começamos a nos sentir mais cansados, e também estaremos mais vulneráveis às doenças.
Tampouco podemos nos esquecer de que um sistema linfático que é lento nos impede de emagrecermos rapidamente .
Quer saber como desintoxicar o sistema linfático e melhorar a saúde?
1. Controle o estresse e suas emoções de forma saudável
Podemos dizer que o estresse é o mal moderno que nos adoece cada dia mais. A importância de saber controlá-lo é vital.
- O estresse libera substâncias como o hormônio cortisol e as catecolaminas, que obrigam nosso organismo a reagir, a “estar alerta”.
- Aumenta nossa pressão sanguínea, nossas pulsações e o sistema imune, do qual o sistema linfático faz parte. Também acumula glóbulos brancos em determinadas estruturas do sistema nervoso, com a ideia de “se defender” ante essa situação de perigo.
- No entanto, se o estresse se tornar crônico, iremos perder glóbulos brancos. São muitos dias nos defendendo, trabalhando, assim que o nível de imunidade de nosso corpo diminui e corremos mais riscos de ficar doentes.
Leia mais sobre os 7 conselhos práticos para reduzir o estresse.
2. A importância de caminhar todos os dias para o sistema linfático
Exercícios aeróbicos como caminhar, andar de bicicleta, dançar ou nadar são muito benéficos para melhorar a correta circulação e depuração do sistema linfático.
Todo exercício físico oxigena, regula a respiração e eleva assim as defesas naturalmente.
3. Água com suco de limão
A água depura, facilita o bom funcionamento dos órgãos e também hidrata. Agora, também precisamos de nutrientes e sais minerais.
É por isso que a cada 3 dias é bom tomar um litro e meio de água com o suco de meio limão. É uma mistura muito recomendada para desintoxicar o sistema linfático, e também para conseguir vitaminas e minerais essenciais para o organismo.
Lembre-se também de não adoçar nunca com açúcar.
4. Não às bebidas com gás
Os típicos refrescos com gás que a gente tanto gosta são um dos grandes inimigos do sistema linfático. Estes produtos contêm conservantes, ácidos e químicos que não podem ser depurados rapidamente.
E se, além disso, seguirmos uma alimentação incorreta, o corpo se inflamará e se tornará lento. Deixará de depurar aqueles nódulos de gordura e reduzirá o número de glóbulos brancos, o que deixará o sistema imune mais fraco.
Evite os refrigerantes ou tome-os em momentos pontuais.
5. Sim à cor verde
Diga sim a todas aquelas verduras de cor verde ricas em clorofila, em vitamina B e em bioquímicos, essenciais para depurar o sangue e desintoxicar o sistema linfático.
Não se esqueça de incluir em sua dieta vegetais frescos e de cultivo orgânico. Aqui vão alguns exemplos:
- Brócolis
- Couve-de-Bruxelas
- Pimentão-verde
- Abobrinha
- Espinafre
- Algas
- Agrião
- Salsa
- Alface
- Aipos
- Alho-poró
6. Consuma frutas com o estômago vazio
Talvez este dado tenha lhe surpreendido, e é por isso que lhe convidamos a levar essa informação em consideração:
- A fruta contém enzimas e ácidos essenciais que ajudam a desintoxicar o sistema linfático. E nós beneficiaremos mais destas propriedades se as consumirmos com o estômago vazio.
- A fruta demora meia hora para ser digerida e, por isso, nosso sistema linfático começará a notar a diferença rapidamente.
- Se comermos frutas depois das refeições, a digestão será um pouco mais pesada e não obteremos todos aqueles ácidos e enzimas.
Leia também: Receita simples de iogurte caseiro de frutas
7. Sim às oleaginosas
Tome nota das quantidades diárias que devemos consumir e do tipo de oleaginosa mais adequada para desintoxicar o sistema linfático (não se trata de consumi-los “todos a cada dia”).
- Entre 3 e 5 nozes
- Entre 8 e 10 amêndoas
- Entre 15 e 20 pistaches
- Entre 8 e 10 avelãs
- 15 gramas de sementes de linhaça
- 15 gramas de sementes de girassol (sem sal)
- 15 gramas de sementes de abóbora
8. Beba suco de mirtilos
Sempre sem açúcar, lembre-se. Beber todos os dias um suco natural de mirtilos ajuda a depurar o sistema linfático de gorduras e tóxicos.
No entanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir suco de mirtilos, então, você também pode preparar suco natural de uvas vermelhas ou romã.
9. Sim às plantas naturais
Existem infusões excelentes para desintoxicar o sistema linfático. Podem ser consumidas no café da manhã ou depois da refeição central do dia.
Quer saber quais são as mais adequadas?
- Infusão de ortiga
- Infusão de dente de leão
- Chá de alho com limão
- Infusão de equinácea
10. Sim aos banhos desintoxicantes
Uma vez por semana é ideal preparar um banho relaxante. Para isso, basta utilizar água morna, sulfato de magnésio e óleo essencial de lavanda.
Não se esqueça de utilizar uma esponja esfoliante para eliminar a pele morta e abrir os poros de sua pele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Olmos Martínez, S., & Gavidia Catalán, V. (2014). El sistema linfático: el gran olvidado del sistema circulatorio. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias(Vol. 11, pp. 181–197). https://doi.org/10498/15974
- Pecquet, J. (2003). Anatomia Aplicada do Sistema Linfático. Angiologia, 1–6. https://doi.org/10.1016/S0065-230X(08)60500-X
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.