10 alimentos que ajudam a lutar contra as infecções

Ao adicionar em nossa dieta determinados produtos, podemos fortalecer nosso sistema imunológico e assim combater com maior facilidade as infecções e outras muitas doenças.

Quando os meses de frio começam devemos ser muito cuidadosos para não adoecermos. Os vírus e bactérias estão “à ordem do dia” e os resfriados, anginas e bronquites são frequentes.

Se nosso sistema imunológico não estiver em boas condições também podemos sofrer outras infecções, por exemplo, causadas por fungos.

Por isso no seguinte artigo contaremos quais são os alimentos que podem enfrentá-las.

Quais alimentos evitam ou tratam  infecções?

Para poder combater as infecções e doenças que podem afetar sua saúde em qualquer época do ano, recomendamos que aumente o consumo dos seguintes alimentos:

1. Gengibre

Gengibre ajuda a lutar contra as infecções

Trata-se de uma raiz sumamente benéfica para nossas defesas. Tem efeito antibacteriano e é um potente antibiótico que permite que o organismo lute contra o resfriado ou a faringite.

  • Consumido em poucas quantidades, seja ralado em comidas (por exemplo, em saladas) ou em infusões de ervas.
  • Se os combinar com mel o resultado será muito melhor.

Quer saber mais? Leia: Suco desintoxicante de laranja, cenoura e gengibre

2. Iogurte

Este lácteo tem bactérias “boas” chamadas de probióticos que tratam infecções por leveduras. Estas aparecem quando há um desequilíbrio nos níveis de bactérias benéficas e malignas em nosso organismo.

  • Consuma um pote de iogurte, por exemplo, no desjejum ou no meio da manhã para aproveitar todas as suas propriedades.
  • Recomendamos que escolha iogurte grego, sem açúcar ou sem sabor para se recuperar com maior rapidez.

3. Alimentos fermentados

Alimentos fermentados ajudam a lutar contra as infecções

Neste grupo se encontram, por exemplo, o kefir ou o chucrute, assim como também alguns alimentos em conserva (como os picles ou as azeitonas).

  • Contêm probióticos similares aos do iogurte.
  • Durante o processo de fermentação criam vitaminas e enzimas digestivas que ao entrar em nosso organismo reduzem a inflamação e permitem a desintoxicação.

4. Alho

É um superalimento que não pode faltar em nossa cozinha nem, claro, em nossos pratos.

O alho é um potente antibiótico que pode enfrentar às infecções de todo tipo, seja consumindo-o nas refeições ou usando-o como remédio externo.

Os componentes que se encarregam de dar-lhe esse sabor tão característico são também os que se ocupam de tratar com eficácia dos problemas derivados de vírus, bactérias e leveduras.

  • Você pode comer um dente de alho cru pelas manhãs ou adicioná-lo a todas suas receitas favoritas.

5. Canela

Canela ajuda a lutar contra as infecções

Esta deliciosa especiaria que usamos principalmente para saborizar e aromatizar o café ou as sobremesas conta com uma boa quantidade de antioxidantes e minerais, dentre eles cálcio, fibra, ferro e manganês.

  • Uma pitada de canela por dia reforça o sistema imunológico.
  • Além disso, fornece suas principais propriedades (antifúngica, antiviral e antibacteriana).
  • Inclusive se recomenda a canela para tratar doenças inflamatórias como são a artrite, o reumatismo ou a diabetes.

6. Toranja

Também chamada de pomelo, é uma grande fonte de vitamina C que sabe-se que tem a capacidade para enfrentar às doenças virais e bacterianas.

Além disso, a toranja suprime as infecções causadas pelas leveduras e permite uma cura mais rápida.

Graças aos seus componentes, as células “trabalham” mais rápido para eliminar e controlar os invasores bacterianos.

Se você costuma adoecer bastante no inverno ou nas mudanças de temperatura, aconselhamos que aumente seu consumo não só de toranja, mas também de outros cítricos como a laranja e o limão.

Você também pode consumir outras frutas ricas em vitamina C como, por exemplo, o quiuí ou o morango.

7. Cúrcuma

Cúrcuma ajuda a lutar contra as infecções

Assim como a canela, esta especiaria de cor amarelada que é usada muitas vezes no arroz e é habitual em pratos índios tem a capacidade para reduzir os sintomas das infecções.

Além disso, a curcumina (seu principal componente) beneficia os ossos e as articulações, sendo ideal se se sofre, por exemplo, de artrose.

A cúrcuma também mantém a boa saúde do fígado. Não podemos esquecer que quando o sistema hepático não funciona corretamente somos mais propensos às doenças.

8. Cereais integrais

Diferente dos refinados (de cor branca), os cereais integrais não produzem inflamação no organismo e, por onde, há menos riscos de sofrer doenças.

Os grãos integrais mantêm todos os nutrientes e têm um índice glicêmico baixo, por isso evitam que os níveis de açúcar no sangue aumentem.

Quando acontece o contrário, a resposta do organismo é proporcionar o ingresso e a proliferação de vírus, bactérias e leveduras.

9. Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes ajudam a lutar contra as infecções

A acelga, a espinafre ou a alface são boas aliadas no momento de reforçar o sistema imunológico e evitar que adoeçamos ou soframos infecções.

Trate de consumi-las cruas para desfrutar de todos os seus benefícios.

10. Frutas vermelhas

Além de suas cores avermelhadas, uma das propriedades que compartilham as chamadas “frutas vermelhas” é a quantidade de nutrientes que elas oferecem.

As também chamadas de bagas ou frutas do bosque, são um grupo muito amplo que inclui as seguintes variedades (dentre outras):

  • Mirtilos
  • Cerejas
  • Framboesas
  • Groselhas
  • Cerejas azedas
  • Amoras

Possuem um pequeno tamanho, mas são muito nutritivas, cultivam-se em arbustos silvestres e contam com polifenóis, fitoquímicos e flavonoides que fortalecem nossas defesas.

Um punhado por dia, seja no desjejum, no meio da manha ou como sobremesa é ideal para dizer adeus às infecções.

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