Você sabia que o vinagre de sidra ajuda a controlar a diabetes?

27 de agosto de 2016
Além de ser fundamental fazer este tratamento sob supervisão médica, para controlar a diabetes e não sofrer de outras doenças não deveremos nos exceder no consumo diário de duas colheres de sopa de vinagre.

O vinagre de sidra de maçã é um produto natural utilizado com várias finalidades terapêuticas desde centenas de anos.

Suas aplicações gastronômicas são mais conhecidas, entretanto, seu alto teor de princípios ativos e nutrientes essenciais destacam-se em diversas culturas.

Também é popular pelos benefícios que oferece à saúde e, de fato, muitos deles foram comprovados com pesquisas científicas.

A maioria deles deriva de seu alto teor de oligoelementos e ácidos naturais que alcalinizam o corpo e melhoram a saúde intestinal.

Uma das propriedades mais estudadas é sua capacidade de moderar os níveis de açúcar no sangue nos pacientes com diabetes.

Sobre isso foram feitas descobertas significativas e, hoje, diz-se que poderia chegar a ser chave para o controle dessa doença.

O vinagre de sidra pode ser tão efetivo quanto os medicamentos contra a diabetes

vinagre de maçã

A diabetes tipo 2 é a mais comum entre os pacientes que sofrem desta doença. Seus fatores responsáveis são os níveis de açúcar no sangue e a insulina.

Se desenvolve quando o corpo perde a capacidade de regular a glicose no sangue, por causa de resistência à insulina ou por falta de produção.

Nesse sentido, foi determinado que os nutrientes que o vinagre de maçã contém reduzem e tratam a diabetes ao otimizar a função da insulina e controlar os índices de açúcar.

Veja também: Mitos sobre a diabetes que você deve esquecer completamente

Mulher medindo níveis de glicose

A nível médico foram desenvolvidos fármacos com a finalidade de bloquear a digestão dos açúcares e dos amidos. Com esta reação diminui-se o risco de chegar a picos altos de açúcar e assim, controla-se a diabetes.

O que foi descoberto há pouco tempo é que o vinagre de sidra de maçã conta com substâncias benéficas para gerar este tipo de bloqueio, o que indica que tem uma ação similar à de tais medicamentos.

Este benefício é atribuído a seu significativo teor de ácido acético,  substância bioativa contida quase que em todos os vinagres.

Sua ação previne a digestão total de carboidratos complexos, feita por meio ou da aceleração do esvaziamento gástrico ou pelo incremento da absorção de glicose pelos tecidos corporais.

Uma das teorias sugere que o vinagre de sidra produto tem a faculdade de inibir a atividade de algumas enzimas digestivas que decompõem os carboidratos em açúcar, o que torna lento o processo de conversão em glicose dentro da corrente sanguíneo.

Com isso o organismo tem mais tempo para metabolizar o açúcar no sangue, por isso evita que os níveis aumentem a índices perigosos.

Como consumir o vinagre de sidra a fim de controlar a diabetes?

Vinagre de maçã para controlar a diabetes

Para aproveitar esta qualidade do vinagre de sidra de maçã é importante deixar claro:

Não se deve tomar em excesso e ele deve ser 100% orgânico!

Ele é um produto fácil de encontrar no mercado com múltiplas marcas e apresentações. Entretanto, certas marcas, principalmente as mais baratas, não apresentam as propriedades benéficas por causa dos processos de refinamento.

Portanto, é primordial verificar sua procedência ou optar por prepará-lo em casa a partir da fermentação do suco de maçã.

Formas de consumir

Com a finalidade de regular a glicose no sangue é recomendável tomá-lo todos os dias, sem exceder as duas colheres de sopa por dia. Além disso, elas devem ser diluídas sem água ou outros ingredientes para evitar irritações na boca e na garganta.

O melhor é consumir em jejum ou antes de ir dormir. Entretanto, neste último caso pode causar vontade de urinar ao longo da noite.

Outra forma de consumir é como tempero de saladas ou adicionando em sucos e vitaminas. Ambas as formas são úteis para evitar os picos de açúcar logo após consumir certos alimentos durante as refeições principais.

Recomendamos também a leitura: Como manter o cabelo liso e brilhante

É importante considerar que os ácidos do vinagre erodem o esmalte dos dentes e podem causar queimaduras nos tecidos sensíveis. Portanto, nunca se exceda em relação à quantidade recomendada.

Por outro lado, é primordial considerar que seu consumo prolongado pode diminuir os níveis de potássio e a densidade óssea. Para prevenir essas reações é aconselhável fazer um tratamento durante duas semanas seguidas, todos os meses.

Caso tenha o potássio baixo ou sofra de osteoporose é primordial consultar um médico antes de consumir este tipo de remédios.

  • NAZIROĞLU, Mustafa et al. Apple cider vinegar modulates serum lipid profile, erythrocyte, kidney, and liver membrane oxidative stress in ovariectomized mice fed high cholesterol. The Journal of membrane biology, v. 247, n. 8, p. 667-673, 2014.
  • SHISHEHBOR, F. et al. Apple cider vinegar attenuates lipid profile in normal and diabetic rats. Pakistan Journal of Biological Sciences, v. 11, n. 23, p. 2634, 2008.
  • HLEBOWICZ, Joanna et al. Effect of apple cider vinegar on delayed gastric emptying in patients with type 1 diabetes mellitus: a pilot study. BMC gastroenterology, v. 7, n. 1, p. 46, 2007.