Você conhece os sintomas da fibromialgia?

31 de dezembro de 2013
A fibromialgia é uma doença crônica que pode vir acompanhada de dores de cabeça, enxaquecas ou problemas digestivos.

Os sintomas da fibromialgia a tornam uma doença muito comum mundialmente, ainda que muitas pessoas não saibam que sofrem dela. 

Ela é muito comum principalmente em mulheres. Além disso, até o momento não existem tratamentos efetivos que podem curá-la, nem exames que determinam se a pessoa possui ou não a doença.

Sintomas da fibromialgia

Entre os sintomas da fibromialgia, o mais importante é, sem dúvida, a dor muscular extrema, sem a existência de inflamações. Essa dor quase sempre é difícil de localizar, mas pode se estender aos seguintes lugares:

  • Músculos
  • Ligamentos
  • Tendões
  • Articulações dos lados direito e esquerdo
  • Por cima e por baixo da cintura.
Fibromialgia

O médico deve realizar um exaustivo exame físico para encontrar sinais ou indícios de fibromialgia.

O exame consiste em fazer pressões em alguns pontos sensíveis do corpo para provocar alguma reação no paciente.Caso o paciente sinta dor ao pressionar o pescoço, a parte superior do peito e das costas, o quadril, o cotovelo e os joelhos, o médico estará quase certo de que o caso é de fibromialgia.

Recomendamos também a leitura: Dor de cabeça noturna: qual é a razão por trás dela?

A fibromialgia muitas vezes pode ser confundida com outras doenças

Ela é uma doença crônica, em que os episódios de dor podem durar vários meses, podendo até mesmo ser confundida com a artrite reumatoide, lúpus ou hipotireoidismo.

Quando sofremos de fibromialgia, não apenas sentimos fortes dores musculares, mas também muita fadiga e o sono é muito afetado.

Isso porque transtornos muito delicados podem ser produzidos. Afinal, em alguns momentos, por conta da dor, pode ser difícil conciliar o sono. Ou então, outras vezes, pela ausência de dor, o paciente prefere continuar dormindo indefinidamente.

Pessoas com fibromialgia sempre vivem fadigadas, cansadas mesmo dormindo toda a noite. Além disso, em muitas oportunidades não podem realizar nenhuma de suas atividades cotidianas devido ao cansaço físico que experimentam.

Recomendamos também a leitura: Por que praticando ioga os músculos se reafirmam?

Além disso, podem apresentar com mais frequência dores de cabeça e enxaquecas, problemas digestivos, cólon irritável, diarreias, prisão de ventre, náuseas, dor e distensão abdominal.

Outro fato preocupante é que estudos apontaram que há uma ligação entre a fibromialgia e o surgimento de depressão no paciente.

Última recomendação

A recomendação para hoje é muito precisa para todas as pessoas que apresentem um ou vários dos sintomas que mencionamos relacionados à fibromialgia, e principalmente para aquelas que apresentam dores musculares, enxaquecas e vivem fadigadas, apesar de dormirem durante toda a noite.

O melhor é buscar ajuda médica e realizar um check up completo para saber se realmente possui fibromialgia ou não. Caso apresentem a doença, o ideal é começar um bom tratamento para evitar que as dores fortes os mantenham afastados de suas atividades preferidas.

Dessa maneira, será possível alcançar uma melhor qualidade de vida, mesmo frente a tal doença.

  • PROVENZA, José Roberto et al. Fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 44, n. 6, p. 443-449, 2004.
  • SANTOS, A. M. B. et al. Depressão e qualidade de vida em pacientes com fibromialgia. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 10, n. 3, 2006.
  • HELFENSTEIN, Milton; FELDMAN, Daniel. Síndrome da fibromialgia: características clínicas e associações com outras síndromes disfuncionais. Rev. bras. reumatol, v. 42, n. 1, p. 8-14, 2002.