Veja como cultivar mamão em casa e colher em menos de 1 ano

Cultivar mamão em casa é mais fácil do que você pensa - aqui está o guia passo-a-passo!
Veja como cultivar mamão em casa e colher em menos de 1 ano

Última atualização: 28 março, 2023

Cultivar mamão em casa? Claro que sim! Você pode obter seus deliciosos frutos para acompanhar seus cafés da manhã apenas saindo para o pátio ou jardim.

Isso porque o mamão ou Carica papaya é uma pequena árvore que cresce rápido. Mesmo em 1 ano nada mais. Embora exija um clima temperado ou quente, sendo nativa da América Central, é relativamente fácil cultivá-la e lhe diremos como fazê-lo.

O passo a passo para cultivar mamão em casa

Cultivar mamão em casa é possível, ele pode dar frutos em menos de um ano. Basta seguir os passos que vamos recomendar, que incluem até a época certa de plantio.

1. Semear no início da primavera

Para cultivar mamão em casa e colher seus frutos em menos de um ano, é preciso observar a época em que vai semear. De preferência, deve ser feito no início da primavera. Isso porque é a estação mais temperada do ano.

Se não houver estações no seu país, guie-se pelos meses mencionados. Lembre-se de que a exposição a baixas temperaturas (abaixo de 15 graus Celsius) é mortal para o mamoeiro.

No caso de sobreviver, os frutos podem apresentar danos internos. Pelo contrário, o mamão precisa de boa exposição solar para se desenvolver adequadamente.



[/atomik-read-too ]

2. Escolha como vai plantar a árvore

Você pode cultivar seu mamão em um vaso ou diretamente no jardim.
Você pode cultivar seu mamão em um vaso ou diretamente no jardim.

O mamoeiro é pequeno. Portanto, você pode semear no jardim ou em uma panela.

Você decide, de acordo com o espaço disponível. Claro, se você optar pelo pote, encontrará frutas menores.

A seguir, informamos os passos a seguir em cada caso.

Plantar mamão em um vaso

  • Pegue as sementes de mamão. Você pode comprar elas ou retirá-las de um mamão que você já consumiu. Tenha em mente que existem sementes masculinas e femininas, que precisam uma da outra para germinar uma árvore que dê frutos. Tem outras que são hermafroditas e com elas você vai ter certeza na hora do plantio.
  • Desinfete-as. Elas podem estar predispostas a fungos. É melhor desinfetá-las com um pouco de vinagre branco ou um fungicida.
  • Deixe as sementes secarem por 24 horas. Você faz isso colocando as sementes em um local seco e pressionando-as suavemente com um pedaço de papel de cozinha para absorver a umidade e quebrar o saco, facilitando a germinação.
  • Prepare o substrato. Deve promover boa drenagem e ser rico em nutrientes e matéria orgânica. O melhor será preparar um com turfa, fibra de coco, húmus de minhoca e perlita.
  • Plante suas sementes. Pegue-os e coloque-os no pote onde já preparou o substrato. Elas devem ter 1 centímetro de profundidade, mantendo uma distância de 5 centímetros entre cada uma.
  • Regue constantemente, mas sem deixar o substrato encharcado. Além disso, você deve colocar o vaso em um local que receba boa luz solar. Gire a panela de vez em quando para equilibrar o banho de sol.
  • Escolha as melhores mudas. Você notará que muitas sementes germinam e outras não. Além disso, algumas mudas serão mais fortes que outras.
  • Coloque o vencedor em um pote separado. Você terá que transplantá-lo para que se desenvolva adequadamente. Você pode colocá-lo em um vaso maior ou movê-lo para o jardim, se desejar.
  • Fertilize duas semanas após o transplante e pronto.

Cultivo de mamão no solo

  • Pegue as sementes. Desinfete-os e deixe-os como explicado acima.
  • Fertilize o solo com matéria orgânica, como composto ou minhocas.
  • Plante suas sementes, deixando um metro de espaço entre cada uma. Assim você economiza no transplante e fica mais fácil eliminar as mudas que não chegarão ao fim.
  • Siga as outras recomendações. Regue constantemente e adicione um pouco de solo fertilizante quando a planta estiver de tamanho médio.

3. Inspecione continuamente seus mamoeiros

Seus mamões podem ser afetados por pragas, doenças e insetos que podem prejudicá-los. Para agir antes que ocorra um problema grave, é recomendável verificar constantemente as folhas e caules.

Considere o seguinte como sinais de alerta:

  • Folhas secas e amareladas: sintoma de doenças.
  • Manchas pretas nas folhas: pode ser uma infecção, para a qual você precisará de um fungicida.
  • Folhas enroladas: afetação por herbicida.

4. Colha seus mamões

Depois de cultivar seu mamão é hora de colher os frutos. Você pode diminuir os mamões quando atingirem o grau de maturação que considerar adequado para realizar suas receitas gastronômicas. Os verdes servem como mais um legume e maduros para comê-los assim ou em diversos pratos.

Também é uma boa ideia colher os mamões enquanto ainda estão verdes para permitir que amadureçam dentro de casa. Isso reduz os perigos externos que estragam a fruta.

12 benefícios das folhas de mamão
O mamão é uma fruta com excelentes benefícios para a saúde.

É fácil cultivar mamão em casa!

Cultivar mamão em casa é mais fácil do que você imagina. Ter o clima certo é uma grande vantagem para essa cultura que só exigirá cuidados mínimos, mas é preciso se adiantar.

Lembre-se de que o consumo de mamão traz excelentes benefícios para a saúde. Por exemplo, artigos científicos destacam o mamão (frutas, sementes, folhas e raízes) por suas propriedades antibióticas e digestivas, entre outras.

Agora você pode ter tudo isso plantado no seu jardim. Claro, você deve levar em conta que os mamoeiros têm uma vida curta, não mais do que cinco anos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fitch, M. M. M. (1995). Somatic embryogenesis in papaya (Carica papaya L.). Somatic Embryogenesis and Synthetic Seed I, 260-279.
  • Heena, D., & Sunil, T. (2019). Carica papaya: Potential implications in human health. Current Traditional Medicine5(4), 321-336.
  • Juárez Rojop, IE, (2013). Carica papaya: una planta con efecto terapéutico. Horizonte Sanitario, 12 (2),35-36.[fecha de Consulta 13 de Marzo de 2023]. ISSN: 1665-3262. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457845144004

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.