7 usos da tangerina que você provavelmente não conhece

11 de dezembro de 2017
A tangerina é uma fruta excepcional que oferece diversos benefícios, tanto cosméticos quanto medicinais. Conheça-os e não deixe de comer uma hoje!

Quantos usos da tangerina você conhece? Ela nos convida a descobrir todos os benefícios que esconde e que são incríveis para nossa saúde: desde os usos cosméticos até as propriedades medicinais para a cura de feridas no corpo, ou inclusive para combater o câncer.

Talvez no momento de tirar a casca da tangerina, sentado no sofá ou à mesa, não lhe venham à cabeça as características interessantes que este cítrico possui. Pode ser que esteja a par de suas altas concentrações de vitamina C, já que este é um dado altamente conhecido pelas pessoas. Você vai se maravilhar com esta série de dicas sobre os usos da tangerina. Uma pista: você pode se hidratar melhor comendo esta fruta.

O corpo humano tem uma composição incrivelmente alta de água. A densidade deste elemento na composição do corpo é de cerca de 75% até 80%. Tudo isso é uma loucura se tivermos em mente que a maioria dos alimentos que ingerimos são sólidos. No caso da tangerina, não é diferente.

À medida que vamos nos adentrando no mundo surpreendente desta fruta, descobrimos que seus usos não estão apenas reservados à alimentação. São conhecidas as propriedades da tangerina para o cuidado da pele, do cabelo e no combate alternativo e indireto contra as causas de propagação do câncer.

A forma como os componentes da tangerina atuam no corpo humano a tornam uma fruta excepcional. Lembre-se de que a tangerina é rica em vitaminas A e C, além de estarem cheias de carotenoides, que ajudam a combater doenças muito agressivas.

A seguir você descobrirá uma série de usos interessantes da tangerina. Confira!

Usos da tangerina para o organismo

Fizemos uma pequena lista de 7 benefícios e usos da tangerina que você deve conhecer:

1. Ajuda a regular o colesterol

Colesterol nas artérias

As tangerinas estão cheias de uma substância chamada sinefrina que serve para frear a produção de colesterol e regular o excesso que ele tenha para a saúde. Como funciona? Os antioxidantes presentes nesta fruta são os encarregados diretos de combater a incidência do colesterol ruim dentro das artérias, isolando-os e nivelando as quantidade de colesterol bom no sangue.

2. Combate o câncer de fígado

Na longa e árdua luta que os pacientes têm contra o câncer, as tangerinas têm algo a oferecer e dizer. Segundo evidências científicasexistem componentes próprios dos cítricos, mais concretamente da tangerina, que ajudam a combater alguns tipos de câncer.

O suco de tangerina que os pacientes com hepatite C recebem reduz o risco de desenvolver câncer de fígado devido ao seu alto teor de beta-criptoxantina. As tangerinas têm um alto nível de limoneno, que tem efeitos anticâncer e também ajuda a prevenir o câncer de mama até certo ponto. Tudo sempre apoiado pelo tratamento tradicional contra o câncer, é claro.

3. Pode ser usada como desengordurante natural

Usos da tangerina na limpeza

Este uso peculiar da tangerina tem uma explicação muito simples. Tudo se deve ao teor da vitamina C que compõe muito predominantemente os frutos cítricos. É que a gordura comum, essa que fica depois de ter cozinhado carnes com algum óleo, ou os resíduos grudados em algumas cozinhas, podem ser combatidos e eliminados com o suco de tangerina.

É preciso ter em conta que para poder usar esta fruta como desengordurante é preciso ter grandes quantidades de suco e ela não deve estar muito madura. Assim como o faz com o colesterol ruim no sangue (que é um dos componentes da gordura), as concentrações de vitaminas C eliminam a sujeira que fica depois de um dia de trabalho na cozinha.

4. Melhora o tom da sua pele

A pele é a esponja absorvente e delicada da estrutura do corpo humano. As características dos nutrientes da tangerina envolvem dois grandes elementos para poder melhorar o tônus da pele. Dentro da estética e da saúde existe uma linha muito tênue, mas no momento de cuidar apropriadamente da pele, tenha em conta estes dois compostos: a vitamina C e a E.

Proporcionam a regulação da pele e a reposição do colágeno necessário para dar um aspecto delicado e jovem a este grande e sensível órgão: a pele.

5. Adeus cabelos brancos! Sim, também retarda seu surgimento

Mulher com cabelos brancos

Como isso é possível? Funciona desta forma: a vitamina B12 presente nas tangerinas ajuda a retardar o clareamento do cabelo. Se deseja usá-la com esta finalidade, basta aplicar o suco de tangerina nos cabelos e no couro cabeludo.

As tangerinas são ricas em vitaminas E e B12. Estas são extremamente essenciais para induzir o crescimento do cabelo.

6. Ideal para curar feridas

O óleo que se concentra e desprende da casca da tangerina é magnífico para curar as feridas que não forem profundas na pele. As propriedades da composição química do óleo da casca da tangerina têm efeitos úteis para combater as feridas, desinfetando-as e contribuindo para oferecer novas células e tecidos para a cura destas lesões.

7. Em saladas, para aumentar a obtenção de nutrientes

Salada com tangerina

Como toda fruta, a tangerina pode ser vista como um ingrediente a mais no momento de decidir do que será feita a salada. Em pessoas com deficiências de vitaminas, ou que não gostam de vegetais, servir tangerinas em conjunto com outros alimentos como a alface, cenouras ou tomates ajudará na assimilação de proteínas e nutrientes essenciais para a saúde.

Qualquer estado inicial de deficiência de vitaminas será substituído imediatamente graças ao consumo de tangerina. Tudo depende da forma como você a prepare, mas como acontece com muitos outros aspectos, dentro da cozinha se reinventar é parte do sucesso. Você já é consciente de todos os benefícios e usos da tangerina, agora só falta aplicá-los e com certeza você nunca mais vai deixar de consumi-la!
Recomendados para você