Você sabia que pode usar canela nas plantas?

· 3 de fevereiro de 2017
Além de reduzir a proliferação de fungos e evitar as pragas, a canela em pó também pode ser muito útil para acelerar o enraizamento das mudas.

Há certamente inúmeras maneiras de usar canela. Ela é uma espécie originária do Sri Lanka. Possui muitas propriedades aplicadas à saúde e à beleza com respaldo e confirmação científica.

Usar canela em alimentos e sobremesas é algo bem comum devido ao seu sabor e aroma que seduzem a todos. Também tem um grande impacto quando se trata de doenças como o colesterol e diabetes.

Entretanto, o foco deste artigo é uma forma pouco conhecida de usar canela: na jardinagem. A versatilidade dessa especiaria extraída da árvore de mesmo nome pode ser uma grande aliada quando se trata da saúde das plantas. Confira!

Usar canela na jardinagem

usos-canela-na-jardinagem

Pode-se usar canela em pó para tratar diferentes problemas na jardinagem. A sua aplicação em plantas pode ter resultados surpreendentes.

Como um fungicida natural, ela pode matar fungos, insetos, proteger mudas e ajudar a sanar pequenos danos. Além disso, é natural, saudável e econômica, tornando-se o elemento perfeito para o jardim.

Veja também: Poderosa bebida de cúrcuma, canela e mel para estimular o seu cérebro

Controla os insetos

usos-canela-na-jardinagem

A canela é excelente para os seres humanos, mas não para os insetos. Assim, se há formigas ou mosquitos que te incomodam quando a muda está crescendo, não se desespere: com apenas um pouco desta especiaria você poderá eliminá-los.

Para manter estas pragas sob controle você só tem que polvilhar um pouco de canela em torno da planta ou onde quiser remover esses insetos indesejáveis.

Elimina fungos

Os fungos são outros inimigos da boa saúde das plantas. Quando perceber vestígios de mofo e bolor nas plantas, basta usar canela em pó para evitar seu crescimento e reprodução.

Se o problema do fungo for muito agressivo, você deverá removê-lo da planta. Se estiver na terra, basta trocar a terra e o recipiente.

No entanto, se os fungos estiverem na planta, coloque um pouco de canela em pó para reduzir a ocorrência desta praga indesejada.

Da mesma forma, se estiver na terra, basta adicionar um pouco no solo que será suficiente para restaurar a saúde das plantas.

Elimina as doenças

usos-canela-na-jardinagem

Quando se cultiva frutas ou vegetais a última coisa que se espera é detectar doenças que impeçam o crescimento de legumes e frutas saudáveis e bonitas.

Sementes ou mudas podem ser atacadas por doenças causadas por diferentes tipos de fungos ou pela má conservação do solo.

Para lidar com as suas consequências nefastas, usar canela no adubo ou solo onde se encontram as plantações.

Canela para as mudas

usos-canela-na-jardinagem

Ao plantar mudas, não se recomenda usar produtos químicos para estimular hormônios de enraizamento.

Basta adicionar canela em pó na haste dos recortes que deseja enraizar no momento de plantá-las e pronto.

A canela é a solução perfeita, além disso, você economiza dinheiro por não ter que comprar produtos caros para ajudar a plantar as mudas.

Se estiver reproduzindo plantas por mudas e tiver diferentes tipos de problemas de jardinagem que impedem bons resultados, eis uma receita eficaz para um fungicida cujo principal ingrediente é a canela.

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • 2 aspirinas esmagadas
  • 1 colher de sopa de canela em pó (10 g)

Modo de preparo

  • Primeiramente, misture todos os ingredientes em uma tigela.
  • Em seguida, deixe repousar por 12 horas.
  • Após 12 horas, coar e colocar a água em outro recipiente.
  • Mergulhar as mudas no líquido resultante durante duas horas.
  • Por fim, plante as mudas como de costume.

A aspirina age como um acelerador de enraizamento e a canela como um fungicida. Descarte as sobras do líquido.

Visite este artigo: Como preparar álcool de alecrim e castanha da Índia para tratar a dor muscular e articular

Ameniza danos nas plantas

usos-canela-na-jardinagem

Se ao realizar uma poda excessiva ou ao retirar as ervas daninhas você danifica suas plantas, resolva o problema optando por usar canela em pó na área do dano. Isto prevenirá doenças ou lesões e acelerará o processo de cicatrização.

Todos esses truques são eficazes para uso no jardim. Além disso, é uma escolha natural e tem um ótimo aroma.

Não hesite em usá-los em suas plantas, e observe como elas crescem muito mais saudáveis e mais fortes.

Em suma, certifique-se de que há canela em sua despensa: isso resolverá muitos problemas em seu jardim.