Como fazer um gel de aloe vera caseiro e quais são as suas aplicações
Revisado e aprovado por o médico Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu
O aloe vera, também conhecido em alguns locais como babosa, é uma das plantas mais valorizadas na indústria cosmética por seus diversos benefícios à beleza de todo o corpo. Por esta razão, a seguir iremos compartilhar a receita de um gel de aloe vera caseiro, muito simples, e as aplicações que você pode dar a ele.
O aloe vera conta com propriedades adstringentes, antibacterianas e hidratantes que, ao serem aplicadas sobre a pele, favorecem sua regeneração; para mantê-la jovem e livre de imperfeições.
Ele também se destaca como um dos maiores refrescantes e cicatrizantes naturais; apropriado para o tratamento de queimaduras solares e outras lesões que prejudicam a estrutura da pele e que causam rugas e o envelhecimento precoce.
Grande parte do aloe vera é composto por água, mas ele também oferece uma quantidade significativa de vitamina A, C e E, cuja ação antioxidante pode inibir o dano oxidativo na pele.
Estas e muitas outras razões fizeram com que o aloe se transformasse no ingrediente básico de muitos tratamentos presentes no mercado, que aproveitam os seus benefícios para fins estéticos.
No entanto, para usufruir ao máximo de todas as suas qualidades; a melhor forma de utilizar a babosa é sempre em seu estado 100% natural.
Por esse motivo, compartilharemos a receita de um simples gel de aloe vera caseiro e as aplicações que você pode dar a ele.
Como preparar um gel de aloe vera caseiro
Preparar o gel de aloe vera é muito fácil e, acima de tudo, útil. Embora já possa ser comprado em apresentações comerciais, é melhor fazê-lo organicamente para cuidar do meio ambiente e evitar conservantes químicos.
Quer saber mais? Leia: Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente
Ingredientes
- 3 folhas de aloe vera
- 1 colher de suco de limão (10 ml)
- 1 colher de óleo de gérmen de trigo (10 g)
Instruções
- Em primeiro lugar, cinco dias antes de preparar o gel, regue a planta diariamente para que ela fique no estado ideal para o corte.
- Passado o tempo aconselhado, corte três folhas, ou a quantidade que considerar necessária para extrair o produto.
- Quando elas estiverem prontas, retire os espinhos laterais e coloque-as em um recipiente com água durante, no mínimo, 24 horas, trocando a água a cada três ou quatro horas para que todas as folhas eliminem uma substância conhecida como aloína, que pode ser tóxica.
- Depois de 24 horas, retire-as da água para poder extrair a polpa e continuar com a preparação do gel.
- Pegue uma faca e abra cada uma das folhas por um dos lados.
- Agora, com a ajuda de uma colher ou uma espátula, extraia todo o gel e reserve-o em um recipiente.
- Incorpore o suco de limão e o óleo de gérmen de trigo, cuja função é potencializar as suas propriedades, graças ao seu teor de vitamina E e outros antioxidantes.
- Depois de ter tudo pronto no recipiente, bata a mistura em uma velocidade médio-alta na batedeira, até obter um creme espesso e de tonalidade branca. Se você não tiver uma batedeira, pode fazer isso usando o liquidificador.
- Para finalizar, coloque o produto em um frasco de vidro fechado hermeticamente e conserve-o na geladeira para que dure mais tempo.
Modo de aplicação
- Seja qual for a finalidade com a qual você irá utilizá-lo, pegue a quantidade que considerar necessária e espalhe pela região afetada.
- Sempre é bom repetir a sua aplicação umas três vezes por semana para notar a diferença em pouco tempo.
Quer saber mais? Leia: 7 benefícios que você obtém ao aplicar uma pedra de gelo na pele
Quais são as aplicações deste gel de aloe vera caseiro?
A grande vantagem deste produto natural é que ele pode ser usado todos os dias pelas diversas aplicações que oferece em relação ao cuidado da pele.
As suas propriedades nutricionais são únicas e não causam efeitos negativos quando são utilizadas de forma tópica.
Pode servir para:
- Limpar, hidratar e regenerar a pele
- Acabar com os poros obstruídos
- Prevenir diferentes graus de acne
- Acalmar irritações e inflamações na pele
- Diminuir manchas, cicatrizes e marcas
- Evitar a formação de cravos, espinhas e acne em geral
- Reduzir o impacto negativo dos raios solares
- Aliviar as queimaduras
- Prevenir e atenuar as estrias
- Controlar a coceira e a descamação associadas à dermatite seborreica e psoríase
- Prevenir o envelhecimento precoce
- Tonificar e firmar a pele
- Reduzir a presença de bactérias
- Tratar os calcanhares ressecados e rachados
Como você pode ver, a elaboração de um gel de aloe vera caseiro e natural não é nada complicada e pode ser muito útil para diversos tratamentos de beleza relacionados à pele.
Agora que você já tem a receita e suas diversas aplicações, você pode fazer do gel de aloe vera um dos seus melhores aliados para manter sua pele radiante e sempre bonita.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hamman, J. H. (2008). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules. https://doi.org/10.3390/molecules13081599
- Dat, A. D., Poon, F., Pham, K. B. T., & Doust, J. (2014). Aloe vera for treating acute and chronic wounds. Sao Paulo Medical Journal. https://doi.org/10.1590/1516-3180.20141326T1
- Rajeswari, R., Umadevi, M., Rahale, C. S., Selvavenkadesh, S., Kumar, K. P. S., & Bhowmik, D. (2012). Aloe vera: The Miracle Plant Its Medicinal and Traditional Uses in India. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.