Um corpo alcalino é um corpo mais saudável: como conseguir isso?
Um corpo alcalino é um corpo saudável. Isso é o que nos dizem numerosos estudos e uma publicação do Instituto da Bioenergia Humana (BHU, por suas siglas em inglês) de Barcelona.
Essa afirmação é algo que, sem dúvida, já foi ouvida em diversas ocasiões. Mas temos que relativizar algum dado, já que é muito comum escutar expressões como “ter um corpo alcalino é evitar todo tipo de doenças, incluído o câncer“.
É necessário sermos prudentes e objetivos. Atualmente, não dispomos de nenhum remédio “milagroso” que nos permita ser imunes a qualquer doença, muito menos quando falamos do câncer.
Entretanto, aspectos tão simples como nos alimentar adequadamente, manter hábitos de vida saudáveis e ter um pH equilibrado são fundamentais para desfrutar de uma boa saúde.
Por que então não experimentar deixar seu corpo alcalino? Você gostaria de saber como é ter um corpo alcalino e com níveis adequados de pH? Então não deixe de ler este artigo.
O que significa “ter um corpo alcalino”?
A expressão “um corpo alcalino” é algo que, sem dúvida, nos chama a atenção, mas garantimos que essa é uma ideia fácil de entender e que se resume nestes simples aspectos:
- A acidez ou a alcalinidade é medida no nosso sangue através de uma escala que vai de 0 até 14. Qual é o nível mais adequado? A metade, quer dizer, mais ou menos 7,4.
- O que acontece quando há um aumento deste nível? O nosso organismo se torna mais “ácido” e que, frente a esse desequilíbrio, o corpo reage buscando nutrientes nos órgãos para compensar essa diferença, e é que começam os problemas.
- O que faz com que tenhamos um corpo mais ácido? O estresse, a contaminação, uma dieta inadequada, o tabaco, o sedentarismo…
- A acidez é medida, sobretudo através da saliva e da urina.
- Um corpo ácido é um organismo que está perdendo nutrientes, vitaminas e minerais, e veremos isso imediatamente na fragilidade de nossas unhas, na queda do nosso cabelo, no cansaço que não podemos explicar e nas incômodas dores de cabeça.
- Os médicos nos dão o ilustrativo exemplo do que é “um corpo ácido” em semelhança com os carros: se estiverem oxidados e houver ácido no seu motor, não irão funcionar, mas se o carro estiver “alcalino” e bem lubrificado, então ele funcionará direito. Com o nosso corpo acontece a mesma coisa.
Nosso objetivo é tentar manter sempre um corpo mais alcalino do que ácido, com um nível de pH que não se afaste muito dessa média de 7,4. Quer saber como conseguir isso?
Conselhos para desfrutar de um corpo alcalino
O mais adequado será sempre manter um equilíbrio entre os alimentos alcalinizantes e os ácidos.
Trata-se, sobretudo, de não sofrer de deficiências e de nos beneficiar das propriedades de ambos para que nosso pH se mantenha em um nível adequado.
Não obstante, os nutricionistas sempre nos recomendam consumir menos alimentos acidificantes e mais alcalinizantes.
Leve em conta estes simples conselhos para cuidar melhor da sua saúde e para desfrutar de um corpo mais alcalino.
1. Comece a combater a acidez com a sua alimentação
Este vai ser o nosso primeiro objetivo; equilibrar o nosso pH e nossa alcalinidade através de uma alimentação mais saudável, onde evitaremos os elementos que contribuem com a acidez no nosso sangue.
Anote os alimentos que você deve consumir com moderação e equilíbrio:
- Os lácteos
- Os sucos processados
- A farinha branca
- O açúcar
- O sal
- As frituras
- O chocolate com leite
- O café
- A carne vermelha
- Bebidas ou refrigerantes com gás
- O álcool
Conheça agora quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência na sua dieta:
- Limão. Pode chamar sua atenção que ele apareça nesta lista devido ao seu sabor “ácido”. Essa fruta medicinal é ideal para alcalinizar o nosso organismo. Quando ela chega ao estômago, são iniciados processos muito importantes que combatem a acidez, portanto, é muito recomendável tomar todas as manhãs, em jejum, um copo de água morna com limão.
Os alimentos mais efetivos são:
- Espinafre
- Pepino
- Alho
- Chá verde
- Bagas Goji
- Amêndoas cruas
- Abóbora
- Tomate
- Cebola
- Urtiga
- Dente-de-leão
- Abacate
- Gengibre
- Couve-de-Bruxelas
- Bicarbonato de sódio
2. Combata o sedentarismo
A melhor forma de eliminar toxinas e contribuir com oxigênio e nutrientes para o nosso sangue é fazendo um pouco de exercício por dia.
Realizar uma atividade física é vital e, embora saibamos que às vezes custa encontrar esse tempinho para andar ou nadar, vale a pena levar isso em conta e que seja visto como uma prioridade na sua vida.
3. Gestão emocional e controle do estresse
O nível de acidez no nosso corpo pode disparar se nos vermos submetidos a longos períodos de estresse ou ansiedade.
São esses momentos da vida em que, de repente, perdemos o controle do que é importante, e nossa saúde não só passa para o segundo plano, mas também se ressente e não nos damos conta disso.
O trabalho, as pressões familiares, os problemas emocionais e uma existência marcada pelas emoções negativas e o estresse se traduzem sempre em desequilíbrios químicos e em um maior índice de acidez.
O que podemos fazer então?
Respire e lembre-se de que as coisas mais importantes na vida são a sua saúde e você. Se você não priorizar isso, não poderá servir de ajuda a outros nem a si mesmo, e uma felicidade sem saúde não é uma existência com qualidade.
Aprenda a se gostar um pouco mais e a se cuidar todos os dias. Vale a pena!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Astoviza, Ms. M. B., Suárez, Ms. D. M. M. S., & Nicot, D. J. M. (2015). Impacto de la alimentación alcalina en personas sobrepeso y obesas con enfermedades crónicas. Archivos Del Hospital Universitario “General Calixto García.”