Tudo sobre o chato, o piolho-da-púbis

23 Abril, 2020
Os chatos geralmente afetam a região genital, mas também podem aparecer em outras áreas, como abdômen e axilas. Que desconforto eles causam? Como se espalham? Falaremos tudo a respeito a seguir.

O parasita que causa a pediculose pubiana é chamado de chato. São pequenos insetos que residem nos pelos pubianos dos seres humanos, isto é, na região genital. Eles são considerados uma infecção sexualmente transmissível, embora esta não seja a única maneira de serem transmitidos.

Ao longo do ano, estima-se que cerca de um milhão de pessoas sofram de infecção por chato. É algo muito comum. Esse inseto se alimenta de sangue e suas picadas provocam uma coceira muito intensa e irritante na região genital.

Curiosamente, ao longo da história, houve textos que já mencionavam a existência dos chatos. Eles podem até ser encontrados na Bíblia. Embora sejam semelhantes aos piolhos que afetam o resto do corpoa principal diferença é que esses insetos geralmente não transmitem nenhuma outra doença.

Trata-se de uma infecção muito desconfortável e, além disso, pode prejudicar a vida social da pessoa. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre os chatos e como eles se espalham.

Como os chatos agem?

Mulher com infecção por chato
Na maioria dos casos, os chatos são transmitidos por via sexual; no entanto, pode haver outras formas de contágio.

Como já mencionamos, trata-se de pequenos insetos que vivem exclusivamente em humanos. Especificamente, na região genital. Esses insetos têm uma certa semelhança com a forma dos caranguejos marinhos.

Eles aderem à base dos pelos graças a uma substância que age como se fosse cimento. Uma vez lá, dão mordidas na pele do hospedeiro. A coceira que eles causam é muito intensa devido a certos componentes de sua saliva e fezes. 

É normal que os sintomas apareçam cerca de uma semana após a infecção. Além da coceira, é comum que surjam pápulas na pele, juntamente com certas lesões derivadas do ato de coçar.

Embora, na maioria das vezes, a infecção se limite à área pubiana, esses insetos podem se espalhar para outras regiões. É importante saber que eles podem ser encontrados nos pelos do peito, nas axilas, nos pelos do abdômen e até nas sobrancelhas.

Eles são comuns em crianças que sofreram abuso sexual. Portanto, diante da presença de chatos em crianças, atente-se à possibilidade de abuso ou estupro.

Como o chato se espalha?

A presença do chato é considerada uma infecção sexualmente transmissível. Geralmente, ocorre devido ao contato sexual com uma pessoa que já está infectada. No entanto, essa não é a única maneira pela qual ele pode ser transmitido.

Embora seja menos comum, os chatos também podem se espalhar por meio de roupas, lençóis ou toalhas de alguém infectado. No entanto, é quase impossível a infecção ser contraída em áreas como banheiros e vestiários.

Isso ocorre porque esse inseto não pode viver por muito tempo longe do corpo humano. Eles precisam de uma temperatura em torno de 28 graus, ou mais, para sobreviver. Mesmo assim, qualquer pessoa que apresente essa infecção deve higienizar adequadamente todos os seus objetos e roupas.

Você pode gostar de ler: 4 remédios com vinagre para combater os piolhos

O que deve ser feito para diagnosticar e tratar a infecção por chato?

Mulher em consulta ginecológica
A presença da infecção por chato costuma ser identificada por meio de um exame físico. Quase sempre eles podem ser vistos a olho nu.

O diagnóstico desse tipo de infecção é muito simples, pois geralmente basta observar a área genital. Estes insetos costumam ser visíveis a olho nu. Além disso, a condição clínica é muito característica, excluindo a necessidade de exames complementares.

A infecção costuma ser tratada com cremes, xampus e loções que matam esses insetos. Geralmente, é necessário mais de um uso para poder eliminar todos os chatos. Também é essencial higienizar adequadamente todas as roupas, toalhas e lençóis.

No entanto, o mais importante é ter consciência de que é necessário prevenir as pessoas próximas, principalmente os parceiros sexuais, pois trata-se de uma infecção muito contagiosa.

Você pode se interessar: Como eliminar as lêndeas rapidamente

Conclusão

Como vimos, o chato é um pequeno inseto que provoca coceira nas áreas em que há pelos, principalmente nos órgãos genitais. Eles costumam ser transmitidos por meio das relações sexuais, mas também podem se espalhar pelo contato com roupas ou outros tecidos, como os lençóis.

Se você tiver alguma dúvida a respeito dessa infecção, consulte um médico. Ele indicará o tratamento mais adequado para eliminar completamente a patologia.

  • Ladilla. (n.d.). Retrieved December 3, 2019, from https://www.brennerchildrens.org/KidsHealth/Parents/Para-Padres/Las-infecciones/Ladilla.htm
  • Ladillas: qué son y cómo se transmiten | Faros HSJBCN. (n.d.). Retrieved December 3, 2019, from https://faros.hsjdbcn.org/es/articulo/ladillas-como-transmiten
  • Ladillas (Pediculosis). El tratamiento de las enfermedades de transimisión sexual (ETS). Institut Marquès. (n.d.). Retrieved December 3, 2019, from https://institutomarques.com/ginecologia/unidad-de-la-mujer/enfermedades-de-transmision-sexual/ladillas/
  • Anderson AL, Chaney E. Pubic lice (Pthirus pubis): history, biology and treatment vs. knowledge and beliefs of US college students. Int J Environ Res Public Health. 2009;6(2):592–600. doi:10.3390/ijerph6020592