Truques para conservar e preparar abacates

17 de novembro de 2018
Se não vamos usar o abacate todo e queremos guardar uma parte, para evitar que oxide podemos jogar nele um pouco de limão ou azeite de oliva.

Os abacates são um alimento muito versátil. Podem ser usados em muitas receitas em pedaços, batidos ou amassados, por exemplo. Além disso, também podem ser adicionados como ingrediente para máscaras e diversos tratamentos naturais.

A única desvantagem que você com certeza já notou nos abacates é que eles tendem a se oxidar muito rápido. Em outras palavras, perdem a aparência fresca e adotam uma cor escura que os torna pouco atrativos para seu posterior consumo.

A maioria das pessoas sabe que, para aproveitar ao máximo os benefícios do abacate, é importante consumi-lo inteiro e no menor tempo possível.

Por isso, hoje daremos algumas dicas de como manter os abacates em boas condições por mais tempo. Não deixe de conferir!

Conservar abacates verdes inteiros

Como conversar os abacates em folhas de jornal

Depois de comprar seus abacates, coloque-os em uma sacola de papel ou em uma folha de jornal. Ainda que você possa pular este passo, ao fazê-lo, você ajudará a fruta a amadurecer mais rápido.

Sem isso, o abacate pode demorar até 7 dias para amadurecer, o que pode ser inconveniente.

Se acaso quiser acelerar ainda mais este processo, coloque uma maçã ou banana dentro da sacola e deixe em temperatura ambiente.

Para que o abacate se mantenha verde, coloque-o longe da luz do sol e não coloque na geladeira, pois isso diminui o processo de maturação e pode passar de um fruto pouco maduro para um em decomposição muito rapidamente.

  • Observe o abacate todos os dias;
  • Aperte-o suavemente para saber o quão maduro está. Isso porque a polpa de um abacate maduro afunda um pouco quando a apertamos suavemente;
  • Você pode guardar os abacates em temperatura ambiente durante, aproximadamente, uma semana se ainda estiverem verdes.

Leia também: A semente de abacate oferece estes 10 benefícios para a sua saúde e beleza

Conservar abacates verdes cortados

Com a ajuda de uma escova ou pincel, cubra as superfícies expostas com suco de limão ou de laranja lima. Dessa forma, o processo de oxidação se tornará mais lento.

Se não tiver limão ou laranja lima, você pode usar o suco de laranja, vinagre ou tomate. Depois, volte a juntar as duas metades. A ideia é limitar a exposição ao ambiente ao máximo.

Finalmente, envolva hermeticamente o abacate com papel filme para selá-lo.

Como alternativa, você pode colocar o abacate em um recipiente hermético, um plástico fechado a vácuo ou um saquinho com fecho. Afinal, o objetivo é evitar que o ar alcance a fruta.

Coloque-o dentro de uma dessas sacolas e dentro do congelador durante alguns dias ou até que amadureça.

Conservar abacates maduros inteiros

Coloque o abacate em um saco plástico, procure tirar todo o ar que puder do saco e, então, feche-o. Depois, refrigere a fruta para diminuir a velocidade de amadurecimento.

Como resultado, o abacate guardado na geladeira durará muito mais do que se for deixado em temperatura ambiente antes de começar a apodrecer.

Se o abacate ficar muito mole ou se ficar alguma fenda permanente ao pressioná-lo um pouco, quer dizer que amadureceu demais e já não está apto para o consumo.

Conservar abacates maduros sem a semente

Abacates cortados

Se o abacate já não tiver a sementeaplique uma fina camada de suco de limão na polpa da fruta que está exposta. Lembre-se de que qualquer cítrico funciona, ou uma camada de azeite de oliva.

Ainda que o azeite não atue diretamente para diminuir a oxidação da fruta, ao usá-lo, selaremos sua exposição ao ar.

  • Envolva hermeticamente o abacate com papel filme ou em uma sacola de plástico;
  • Se usar azeite de oliva em vez de suco cítrico, o melhor é envolver o abacate em papel filme, já que esta combinação selará mais efetivamente a fruta;
  • Por último, refrigere o abacate.

Conservar abacates maduros com a semente

Deixe a semente dentro do abacate ao invés de tirar da metade que não vai usar. Isso serve para diminuir a velocidade de oxidação. Em seguida, envolva hermeticamente o abacate com papel filme.

Refrigere e observe periodicamente o abacate. Em geral, um abacate maduro e cortado armazenado dessa maneira durará um ou dois dias antes que amadureça muito.

Visite este artigo: 9 surpreendentes razões para comer abacate

Congele o abacate

Maionese feita de abacates

Para realizar este procedimento você deve cortar o abacate pela metade com uma faca afiada. Assim, corte o abacate pela metade e depois gire um pouco as duas metades para separá-las, depois tire a semente e descasque o abacate.

Procure separar a polpa da casca com uma colher ou diretamente, com os dedos, se o abacate já estiver maduro.

Faça um purê com a fruta ou triture o abacate antes de colocá-lo no congelador.

Se você congelá-lo inteiro ou cortado, o abacate mudará de aparência e perderá textura, sabor e qualidade.

  • Adicione uma colher de suco de limão e coloque a polpa do abacate no liquidificador;
  • Bata até ficar com uma textura suave e uniforme;
  • Coloque este purê em um recipiente hermético, depois guarde-o no congelador.

Assim, ao armazená-lo desta maneira, você conseguirá conservá-lo por seis meses. Este método é ideal se você usa o abacate para untar pães e torradas, para vitaminas ou em receitas cremosas.

São truques muito simples e fáceis de fazer. Dessa forma, não é preciso muito para preparar muitas receitas com esta fruta e preservá-la por até 6 meses.