10 truques alimentares para reduzir a dor no joelho

· 21 de julho de 2017
Se você costuma sofrer de dores no joelho é fundamental avaliar sua dieta, já que há alguns alimentos que podem piorar a condição, assim como outros que podem ajudar a melhorá-la.

O joelho é uma articulação que compreende ossos, músculos, tendões, ligamentos e líquidos.

Os tendões e músculos são os que permitem o movimento e a capacidade de se dobrar para caminhar, pular, etc. Quando uma dessas estruturas se inflama, rompe ou se machuca de alguma maneira, surge a dor no joelho.

Algumas considerações sobre a dor no joelho

Estes incômodos podem causar limitações para fazer as atividades diárias, como exercícios, levantar peso e até caminhar.

Os problemas nos joelhos podem ocorrer em qualquer idade. Isso porque estes incômodos não estão diretamente relacionados nem com a idade e nem com a fraqueza óssea ou muscular.

O importante é procurar ajuda médica quando o incômodo começar para que seja estudado em profundidade e tratado a tempo. Desta forma, será possível evitar complicações maiores que podem nos levar à cirurgia.

Além de procurar seu médico, você pode aproveitar os benefícios de alguns alimentos para reduzir a dor no joelho de forma natural.

1. Elimine o fast food de sua alimentação o quanto antes

Elimine o fast food para combater a dor no joelho

A comida rápida é um dos grande inimigos da saúde dos seus joelhos.

Estes produtos contêm um excesso de gorduras, colesterol e sal, os quais produzem uma inflamação maior nas articulações, incluindo os joelhos.

Se você é uma daquelas pessoas que não tem tempo para cozinhar ou ir em casa comer, procure carregar com você algumas opções saudáveis, como vitaminas ou saladas. Talvez seja complicado nos primeiros dias, mas com o tempo e os benefícios, você irá se adaptando.

Outra boa opção é procurar algum estabelecimento onde preparem comida balanceada. Em qualquer lugar é possível encontrar restaurantes com um bom preço e uma boa comida.

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2. Coma mais ovos

Os ovos contêm nutrientes necessários para proteger as articulações e reduzir a dor nos joelhos.

As opções para adicioná-los à nossa dieta são múltiplas, por isso são perfeitos para experimentar na cozinha.

3. Inclua peixe regularmente em sua dieta

Ao comer peixe três vezes por semana você vai começar a perceber seus benefícios anti-inflamatórios.

Em poucas semanas sentirá como a dor no joelho diminui de forma considerável, especialmente quando as articulações estão inflamadas.

Há uma grande variedade de peixes, por isso não será difícil encontrar um que esteja ao alcance do seu bolso e que agrade o seu paladar.

4. Tome soro de leite

A sugestão é tomá-lo uma vez por dia para diminuir a dor no joelho. Sua ação benéfica deriva dos nutrientes que nos oferece, especialmente o cálcio.

Ele não só diminui os incômodos, como também ajuda a manter os ossos saudáveis e retardar outros problemas.

5. Adicione cúrcuma em sua alimentação

Esta é uma especiaria rica em antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias amplamente conhecidas no Oriente e agora no Ocidente. Seu consumo é cada vez mais recomendado, e pode ser em:

  • Saladas;
  • Misturada com leite;
  • Como tempero de vegetais;
  • Em sucos.

6. Banana

Dentre os múltiplos nutrientes que esta fruta contém se destacam o potássio e o magnésio. Estes minerais ajudam a melhorar a saúde dos ossos e fazem a dor no joelho desaparecer de forma paulatina.

7. Tofu

Tofu contra a dor no joelho

Também é conhecido como queijo de soja e pode ser consumido com a frequência que você quiser. Mas é preciso ter cuidado para não consumir o tofu cru, pois causa problemas de indigestão.

O tofu é rico em cálcio, por isso ajudará a melhorar a saúde de nossos ossos e diminuir as dores nos joelhos e outras articulações.

8. Feijões

Os feijões contêm uma grande quantidade de proteínas que são benéficas para aliviar a dor no joelho.

É recomendável consumi-los várias vezes por semana como fonte proteica e para regenerar ligamentos e músculos das articulações.

Se você é diabético, precisa ter cuidado com a quantidade de feijão, pois se consumir mais do que uma xícara por dia poderá aumentar seus níveis de glicose.

9. Azeite de oliva

Este azeite ajuda a diminuir a dor no joelho. É conveniente usá-lo no dia a dia porque é rico em gorduras saudáveis de que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Para aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva é recomendável consumi-lo cru ou sem esquentar muito, pois pode ser prejudicial.

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10. Semente de abacate

Semente de abacate contra a dor no joelho

A maioria de nós usa a polpa do abacate e joga a semente fora. De agora em diante, ao invés de jogá-la fora, aproveite-a para diminuir as dores nas articulações.

Ingredientes

  • 1 semente de abacate
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • Rale a semente do abacate ou processe-a no liquidificador até formar um pó.
  • Aqueça o mel e misture-o com o pó para formar uma pasta.
  • Assegure-se de que a mistura esteja em uma temperatura quente, mas que não queime, e coloque-a no joelho para aliviar a dor.

Como você pode ver, se os joelhos estão doendo você não tem que suportar o problema. Experimente estes alimentos e verá como em poucos dias começará a ver a redução do incômodo.

Também é importante marcar uma consulta médica o quanto antes. Inclusive se os incômodos desaparecerem, sempre devemos procurar um especialista para que avalie os motivos de sua aparição.