Truque para a insônia: sal e açúcar
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Quem não gostaria de um bom truque para a insônia? Ela é um transtorno que causa dificuldades para pegar no sono ou manter-se dormindo.
Esse transtorno faz com que não consigamos dormir a noite toda ou até com que acordemos cedo demais pela manhã.
Este problema é considerado o transtorno do sono mais comum na população em geral. Afeta em grande parte as mulheres, idosos e pessoas com problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.
A dificuldade para dormir e a falta de descanso causam um impacto negativo na vida de quem sofre com ela.
E, além disso, pode chegar a afetar a vida social, laboral e outros âmbitos importantes da vida.
Levando em conta o quanto a insônia é prejudicial para a saúde física e mental, hoje em dia há muitos medicamentos e tratamentos que podem ajudar a combatê-la para que deixe de ser um problema.
No entanto, os medicamentos comerciais devem ser consumidos apenas com recomendação de um especialista.
E mesmo assim de forma moderada, pois exagerar ou se automedicar pode causar efeitos colaterais.
Por isso, uma das melhores opções é recorrer a alternativas naturais. Estas, por suas propriedades, contribuem para melhorar a qualidade do sono sem causar efeitos prejudiciais para a saúde.
O remédio de sal e açúcar é um truque para a insônia popular entre as pessoas que têm este problema.
Quem o experimentou garantiu que é uma forma muito eficaz de vencer a batalha contra a insônia.
Em que consiste o truque do sal e açúcar para combater a insônia?
Uma das causas principais da insônia é o estresse físico e emocional. Ele produz uma reação bioquímica que interfere na produção dos hormônios do sono.
Ao aumentar o nível de hormônios do estresse, os padrões de sono se perturbam e a consequência é a dificuldade para se manter dormindo ou ter um sono sem interrupções.
É aí que o sal e o açúcar desempenham um papel importante, já que ambos poderiam exercer um controle sobre os hormônios do estresse e levá-los a um ciclo normal para que não interfiram no sono.
No livro Comer por calor, do pesquisador independente Matt Stone, menciona-se este truque como uma solução para dormir melhor.
A mistura de sal e açúcar é uma necessidade absoluta para situações de tensão durante a noite. Em insônias durante as 2 e às 4 horas da manhã, acompanhados de uma sensação de excesso de adrenalina que circula pelo sistema (picos de adrenalina no momento), o sal e o açúcar sob a língua são o único caminho a seguir.
E confira: Vença a insônia com estes 5 conselhos
Sal e açúcar para a insônia?
Atualmente, a maioria das pessoas tem consciência de que os excessos de sal e açúcar podem ser prejudiciais para a saúde por poder desencadear o surgimento de muitas doenças.
No entanto, o seu consumo moderado é aceito em nível nutricional, já que o corpo precisa de ambas as substâncias em quantidades mínimas.
Ainda que o sabor não seja muito agradável, os benefícios da mistura de sal e açúcar são mais do que suficientes para considerá-la.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Ajuda a reduzir a dor de cabeça.
- Aumenta os níveis de energia.
- Aumenta os níveis de serotonina e eletrólitos.
- Tem propriedades antiestresse.
Receita deste incrível remédio
Para preparar este truque contra a insônia você vai precisar de:
- 1 colher de sal marinho sem refinar (5g)
- 5 colheres de açúcar mascavo (25g)
- 1 colher de açúcar demerara
Leia também: 8 benefícios surpreendentes do sal marinho
Como preparar
Primeiramente, coloque todos os ingredientes em um saco ou frasco. Em seguida, agite bem. O açúcar demerara é um ingrediente que tende a se separar dos outros, razão pela qual não é utilizado sozinho.
A proporção recomendada para esta receita é de 1 colher de sal para cada 5 de açúcar, mas se ficar muito salgado, você pode reduzir a quantidade.
Como consumir?
Antes de dormir ou durante a noite, coloque uma pequena quantidade da mistura sob a língua e espere até que se dissolva por completo.
A mistura restante pode ser mantida perto da cama, em um local onde possa ser facilmente encontrada no meio da noite.
Por fim, na hora de consumi-la, pegue uma pitada e coloque sempre sob a língua.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Morin, C. M., Drake, C. L., Harvey, A. G., Krystal, A. D., Manber, R., Riemann, D., & Spiegelhalder, K. (2015). Insomnia disorder. Nature Reviews Disease Primers. https://doi.org/10.1038/nrdp.2015.26
- Ohayon, M. M. (2002). Epidemiology of insomnia: What we know and what we still need to learn. Sleep Medicine Reviews. https://doi.org/10.1053/smrv.2002.0186
- Bootzin, R. R., & Epstein, D. R. (2011). Understanding and Treating Insomnia. SSRN. https://doi.org/10.1146/annurev.clinpsy.3.022806.091516
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.