Como tratar o torcicolo
Vale a pena dar uma olhada nas dicas que daremos agora de como tratar o torcicolo, elas serão úteis se você passa muitas horas diante do computador, ou se levanta da cama sem conseguir se mover direito todas as manhãs. Confira.
O que causa o torcicolo?
O pescoço é formado por uma estrutura complexa de vértebras cervicais, nervos e músculos que protegem o esôfago e a laringe. Além disso, como é curvado, suporta a cabeça (que pesa entre 3 e 5 kg) e é muito vulnerável a tensões, dores e rigidez. Entre as causas mais comuns para o torcicolo encontramos:
- Estresse
- Má postura
- Ficar com a cabeça inclinada pra frente ou pra trás durante muito tempo
- Usar um travesseiro errado
- Lesões
- Espasmos musculares causados por movimentos bruscos
Exercícios para tratar o torcicolo
Esses processos irão te ajudar a aliviar as dores frequentes causadas pelo torcicolo.
- Busque um lugar tranquilo para relaxar. Primeiramente, deite de barriga pra cima (no chão se for possível) e feche os olhos. Em seguida, mexa o pescoço de um lado para o outro como se você estivesse dizendo “não”, os movimentos devem ser lentos. Depois, incline a cabeça até os ombros. Repita por alguns minutos. Estique bem os braços.
- Sentado em uma cadeira com as costas simetricamente encostadas no apoio. Faça os mesmos exercícios explicados acima. Adicionar: faça círculos devagar com a cabeça começando com o queixo tocando o peito, até o ombro direito, em seguida, mova a cabeça para trás e passe pelo ombro esquerdo, completando o circulo. Faça o mesmo mas no sentido anti-horário.
- Método do atrito. Primeiramente, deslize tuas mãos por toda a nuca, de cima pra baixo, pondo uma leve pressão. Em seguida repita desde a orelha até os ombros. Faça este movimento 10 vezes em cada área. Depois amasse a área, correndo o polegar e os dedos restantes também 10 vezes.
- Para esticar e fortalecer o pescoço. Primeiramente, incline a cabeça pra baixo o máximo possível e em seguida para trás o máximo possível. Uma dica: quando inclinando a cabeça pra trás, abra a boca como se fosse bocejar, porque assim os músculos são eliminados de qualquer tensão.
- Outra opção. Repita o mesmo que na dica anterior, mas pondo uma leve pressão com a mão na nuca quando inclinar para baixo e inclinar de frente para trás.
- Pratique Yoga. Este exercício é excelente para livrar as dores do corpo inteiro, porque te ajuda a esticar e tratar a rigidez dos músculos. Uma aula por semana pra começar te causará maravilhas!
Remédios naturais para aliviar o torcicolo
Além dos exercícios que deve fazer todos os dias (e não só quando o pescoço esteja doendo), existem algumas formas naturais de tratar o torcicolo:
- Se quiser tratar o torcicolo, prepare um banho com um chá feito de 2 colheres de mel, 4 de folhas de alface e 3 cascas de laranja em meio litro de água fervida por 20 minutos. Coloque o chá na banheira com água quente e tome um banho de imersão. Ajuda a relaxar a área.
- Deslize várias vezes pelo pescoço uma toalha com azeite aromático de alecrim ou manjerona. Também pode-se usar umas gotas de tintura arnica.
- Para tratar o torcicolo, massageie teu pescoço ao menos duas vezes por dia com uma mistura de uma barrinha de cânfora e cabeça de alho triturada.
- Aplique na área dolorida uma bolsa de gelo picado, embrulhada em uma toalha ou pano de prato. Isto reduzirá a inflamação no pescoço. Depois coloque uma toalha molhada em água quente por 10 minutos para relaxar.
Conselhos para evitar o torcicolo
Se você não quer esta dor horrível que te afeta todo dia, então preste atenção as seguintes recomendações, colocando-as em pratica desde agora:
- Durma em um colchão firme. Se faz um bom tempo que não o troca, esse é o momento para fazer o esforço e comprar um novo. Quando as molas já não estão tão resistentes ou o estofamento estiver baixado em tamanho, não serve mais. O colchão sempre deve ser firme para manter a cabeça em uma posição horizontal.
- Evite dormir com travesseiros muito altos. Recomenda-se os que são de espuma esmigalhadas em vez de sólidas. Uma alternativa interessante são os travesseiros cervicais, porque o dão mais apoio a cabeça. Pode provar um dia dormir sem travesseiros, talvez teu pescoço não precisa de um.
- Sempre sente em uma cadeira firme e com uma postura correta. A espinha dorsal também inclui os ossos que estão na base do crânio, se não tem o suporte adequado, terá mais possibilidades de sofrer dores na área do pescoço e ombros.
- Use uma toalha ou almofada especial quando estiver sentado. Assim você vai alinhar melhor a coluna vertebral e subsequentemente, o pescoço. Não é preciso que esteja molhada, só que esteja enrolada.
- Arrume a tela do computador se o usa todo dia no trabalho. Deve estar ao mesmo nível dos olhos, para que o pescoço esteja posicionado corretamente e não tenha que olhar pra cima ou pra baixo.
Conselhos finais de como tratar o torcicolo
- Levante objetos do chão com cuidado. Primeiramente, dobre teus joelhos e mantenha a coluna reta com as pernas afastadas, se possível, por cima do objeto. Em seguida, para levantar o objeto, mantenha-o o mais perto o possível do corpo.
- Para as mulheres, evite usar sapatos de saltos muito altos. Porque desvia a coluna e faz com que o pescoço “salte” pra frente, causando muita dor.
- Nunca durma de barriga pra baixo. Porque além de prejudicar a coluna, também dana as vértebras do pescoço. Opte pela posição “fetal”, que quer dizer, de lado e com os joelhos perto do peito. Dormir sobre o estômago força a cabeça a subir quando você respira.
- Abrigue teu pescoço quando faz frio ou na umidade. Mesmo nas noites de verão, porque a brisa agrava a rigidez e dores no pescoço.
- Evite hábitos ruins como lavar o cabelo no tanque ou pia. Apoiar o telefone no ombro, fazer a maquiagem com a cabeça inclinada pra trás, etc.
- Faça pausas frequentes. Trocando de posição, principalmente se estiver sentado por muito tempo na frente do computador. Dê uma andada, estica-se ou mexa a cabeça ao menos uma vez a cada hora.
Imagens oferecidas por Simon James y Paul Stumpr
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.