Tratamento natural para a infecção na garganta

Você sabia que fazer gargarejos com água e sal ou bicarbonato de sódio é muito eficaz para eliminar a dor de garganta? Este remédio, assim como muitos outros, pode ajudar a reduzir a inflamação e matar germes e bactérias.
Tratamento natural para a infecção na garganta

Última atualização: 27 Agosto, 2021

Quem nunca teve uma infecção na garganta? Ela costuma ser dolorosa, incômoda, e dificulta bastante a realização das tarefas diárias. Essa condição é causada por um vírus, que geralmente é o mesmo responsável por causar o resfriado comum e a gripe. Você sabia que alguns ingredientes podem servir como um tratamento natural para a infecção na garganta?

Felizmente, graças a eles, é possível aliviar os sintomas incômodos e acelerar a recuperação. Aqui estão alguns remédios simples para aplicar diante de uma infecção na garganta.

Tratamento natural para a infecção na garganta

Dor na garganta

Às vezes, essa afecção surge com a mudança de estação; outras vezes, por causa do ar condicionado, que deixa nossas gargantas secas. Alguns casos são causados pela chegada do frio ou mesmo por enfrentarmos momentos de estresse e ansiedade, fato que não devemos ignorar.

De acordo com a Clínica Mayo, caso seja viral, o quadro desaparece por conta própria, com alguns dias de descanso. Por outro lado, a infecção bacteriana costuma ser muito resistente e precisa de um tratamento à base de antibióticos para prevenir complicações.

Devemos ter em mente que, em certos períodos, nosso sistema imunológico fica um tanto enfraquecido; nossa imunidade diminui e ficamos mais vulneráveis a contrair infecções e certas doenças. Portanto, o fato de comer bem para fortalecer o corpo não deve ser esquecido.

Além disso, está comprovado que altos níveis de estresse podem levar a sérios problemas de saúde a longo prazo. Portanto, também é importante fazer alguns ajustes nos hábitos e no estilo de vida. Pensando nisso, informamos quais são os remédios naturais que irão ajudá-lo a se sentir melhor.

1. Infusão de tomilho, mel e limão

Mulher tomando chá

Nada tão simples e eficaz quanto esses três elementos. O tomilho, de acordo com um capítulo do livro Medicinal Spices and Vegetables from Africa, é eficaz no alívio das dores de garganta. Isso ocorre porque ele tem propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas.

O mesmo vale para o mel, muito útil para cicatrizar, reduzir a inflamação e suavizar a garganta. Combinar esses ingredientes com suco de limão fornecerá uma mistura medicinal ideal para beber ao longo do dia.

O que fazer?

  • Ferva em um litro de água e adicione duas colheres de sopa de ervas frescas de tomilho.
  • Inclua o suco de um limão e também a sua casca. Ferva por 10 minutos.
  • Após este tempo, deixe descansar por 10 minutos e coe a infusão.
  • Tome com duas colheres de sopa de mel ao longo do dia.

2. Gargarejo com água salgada

De acordo com uma publicação da National Health Services, os gargarejos de água salgada quente são eficazes para ajudar a aliviar dores de garganta e encurtar a sua duração. O sal oferece o benefício de reduzir a inflamação e matar germes e bactérias. Para aplicar esse remédio, você também pode usar uma colher de chá de vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio.

O que fazer?

  • Dilua uma colher de sopa de sal em 250 ml de água.
  • Faça gargarejos com essa preparação a cada hora. Deixe que ele alcance sua garganta e fique lá por alguns segundos. Em seguida, cuspa e repita novamente.

3. Água de alho

Alho como tratamento natural para a infecção de garganta

O alho é um dos ingredientes naturais mais populares para o tratamento de resfriados e incômodos relacionados à gripe. Em relação a isso, um estudo do Jandishapur Journal of Microbiology indica que esse alimento tem propriedades antibióticas e é eficaz na eliminação de certos tipos de bactérias, fungos e vírus.

Além dos seus benefícios, ele é muito fácil de obter e não apresenta efeitos colaterais. Então, por que não usá-lo quando temos uma infecção na garganta?

O que fazer?

  • Esmague um alho e dilua em meio copo de água.
  • Você pode consumir esta bebida duas vezes ao dia. Sabemos que ela pode deixá-lo com mau hálito, mas vale a pena tentar.

4. Infusão de camomila

Dor de garganta

A camomila é uma das ervas medicinais mais antigas usadas para aliviar certas condições de saúde. Graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, pode ser uma boa opção para aliviar o desconforto relacionado à infecção na garganta.

O que fazer?

  • Despeje um copo de água em uma panela pequena.
  • Adicione uma colher de sopa de camomila e leve para ferver.
  • Deixe descansar por alguns minutos e coe.
  • Beba duas vezes ao dia.

5. Infusão de cúrcuma e chá verde

Infusão de cúrcuma como tratamento natural para a infecção de garganta

Outra alternativa fácil e eficaz envolve combinar as propriedades do chá verde com cúrcuma. Esta última, conforme indica um artigo do livro Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects, tem atividade antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antisséptica, entre outras.

O que fazer?

  • Prepare o chá verde como de costume.
  • Quando começar a ferver, adicione meia colher de chá de cúrcuma moída.
  • Tome quando tiver descansado cerca de 5 minutos. Acompanhe com um pouco de mel.

Outras recomendações para tratar uma infecção na garganta

Mulher dormindo

Você deve ter em mente que seu corpo está lutando contra uma infecção. Portanto, descansar é uma boa maneira de aumentar as suas forças e permitir que suas defesas naturais entrem em ação. Permita-se ter um período de descanso merecido para acelerar a sua recuperação. Tire cochilos ao longo do dia e durma o suficiente à noite.

Além disso, uma boa higiene é essencial para evitar os micróbios que causam infecções. Lave as mãos após ir ao banheiro, antes de comer e depois de tossir ou espirrar. Além disso, evite o contato próximo com pessoas doentes. Leve todas essas dicas em consideração e inicie o tratamento natural para a infecção na garganta; você verá como, aos poucos, o desconforto vai desaparecendo.

Pode interessar a você...
Bebidas quentes e frias para aliviar a dor de garganta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Bebidas quentes e frias para aliviar a dor de garganta

A dor na garganta é um sintoma do resfriado comum. Embora possa ser muito desagradável, é possível usar remédios naturais para aliviá-la.