Tratamento com lentilhas, batata e mel para remover os pelos do corpo

A mistura de lentilha, batata e sal apresenta-se como um tratamento de depilação que não irrita a pele. Mas é eficaz?
Tratamento com lentilhas, batata e mel para remover os pelos do corpo

Última atualização: 20 Maio, 2021

Já imaginou usar apenas comida para remover os pelos do corpo? Na internet, existem receitas de todo tipo que prometem eliminá-lo de uma só vez… ou pelo menos, em pouco tempo e sem a necessidade de recorrer à cera ou, em muitos casos, à típica navalha. Hoje vamos ensinar a como preparar uma mistura à base de lentilhas, batata e mel que está entre as mais recomendadas para conseguir uma depilação corporal de forma natural.

Tratamento com lentilhas, batatas e mel

Depilação usando comida
As lentilhas são legumes com altos níveis de lectina, embora o cozimento destrua o agente nutritivo.

A realidade é que depois de investigadas, não conseguimos encontrar nenhum tipo de base científica que explique o motivo desta combinação. Como sempre, sugerimos aplicar este remédio caseiro com cautela e, ao sinal de menor desconforto, enxaguar a área e evitar seu uso.

Ora, se não há dados científicos que sustentem seu uso, por que esse tratamento é recomendado em tantos lugares? É verdade que não há informações sobre o uso dos três ingredientes como depiladores, mas há informações sobre suas propriedades benéficas para a pele.

Um estudo in vitro, por exemplo, descobriu que a batata tem um efeito anti-inflamatório que aliviaria doenças que causam inflamação. Assim, poderíamos inferir que serviria para amenizar a dor produzida pela depilação.

Por sua vez, as lentilhas têm propriedades antioxidantes que ajudariam a prevenir o envelhecimento precoce e diversas doenças degenerativas, de acordo com dados de pesquisas publicadas pelo International Journal of Molecular Sciences.

Finalmente, o mel é famoso por seus muitos benefícios à saúde. Dentre eles, destacam-se seus efeitos antimicrobianos, antioxidantes e anti-inflamatórios. No entanto, não encontramos informações sobre sua ação nos pelos corporais.

Ingredientes

Para preparar este tratamento caseiro para retirar os pelos do corpo bastam 3 ingredientes que, com certeza, todos temos em casa. Portanto, leve em consideração as seguintes medidas:

  • 2 colheres de sopa de lentilhas (30 g).
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g).
  • 1 batata

Mais duas dicas antes de prosseguir. Por outro lado, é melhor escolher lentilhas amarelas. Por outro lado, o tamanho da batata não é importante, você só precisa ter certeza de que está em boas condições.

Além desses 3 ingredientes, precisaremos de água. Além disso, se quiséssemos, poderíamos incluir 3 colheres de sopa (45 ml) de limão na mistura, mas isso não seria necessário. Com as lentilhas, as batatas e o mel bastaria.

Elaboração

Assim que tivermos tudo à mão, é hora de começar a trabalhar para criar o tratamento para remover os pelos do corpo. Para fazer isso, você deve seguir estas etapas simples:

  • Vamos colocar as lentilhas amarelas em um recipiente e adicionar água até que fiquem cobertas. Vamos deixá-los assim durante a noite.
  • Na manhã seguinte, vamos coar as lentilhas e colocá-las no processador de alimentos para obter uma pasta.
  • Quando as lentilhas formarem uma massa, vamos adicionar as batatas e o mel.
  • Vamos misturar tudo isso novamente no processador de alimentos. E então o tratamento de depilação corporal estará pronto!

Algo que devemos ter em mente é que, ao adicionar a batata, o processador de alimentos pode ter dificuldade em integrar todos os ingredientes. Além disso, a pasta de lentilha pode ficar muito grossa e, se escolhermos uma batata grande, pode ser difícil obter um bom resultado.

Nestes casos, em vez do batatas, podemos usar o suco da batata. Para isso, basta colocar a batata com um pouco de água na batedeira ou liquidificador e bater. Assim, será muito mais fácil integrá-la com o restante dos ingredientes.

Como aplicar o tratamento para tirar o pelo corporal?

Como aplicar?

Uma vez preparado o tratamento natural para a remoção dos pelos do corpo, devemos aplicá-lo da forma adequada para que tenha efeito. Aqui estão algumas recomendações:

  • Em um recipiente, colocaremos toda a mistura que preparamos. Como já dissemos, além do mel, se quisermos, podemos adicionar limão, embora não seja necessário.
  • Vamos pegar um pouco da mistura e aplicar no local onde queremos remover os pelos. Por exemplo, podemos aplicá-lo em uma das axilas. No momento, não devemos esfregar. Vamos simplesmente colocar a mistura na área e deixar descansar por cerca de 15 minutos.
  • Caso ainda permaneça algum pelo ao retirar a mistura , podemos deixar por mais 30 minutos. Idealmente, devemos esperar que seque.
  • Quando percebermos que já está seco, podemos esfregar a mistura na área. Depois, vamos enxaguar com água morna.
  • Se nem todos os fios saírem, não tem problema. Este tratamento, a princípio, não deve irritar a pele e, portanto, podemos aplicá-lo quantas vezes forem necessárias.
  • Quando soubermos quanto tempo devemos deixá-lo na pele para obter uma depilação perfeita, não precisaremos mais aplicá-lo repetidamente.

Os tratamentos com comida funcionam para remover os pelos do corpo?

A resposta a esta pergunta não é simples. Na internet é possível encontrar todo tipo de opinião que assegura a eficácia desse remédio caseiro para depilação. No entanto, nenhum estudo científico o apoiou.

Nossa recomendação é ter cuidado. Se quiser experimentar e caso sinta desconforto, coceira ou vermelhidão na região, enxágue com bastante água doce e interrompa o uso. Em caso de dúvida, é melhor consultar o médico.

Pode interessar a você...
4 dicas para uma boa depilação
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 dicas para uma boa depilação

Muitas pessoas se queixam que a depilação é um verdadeiro aborrecimento. Recomendamos anotar as dicas que exporemos a seguir. Serão de grande ajuda...



  • Hawkes, J. G. (1990). The potato: evolution, biodiversity and genetic resources. London: Belhaven.
  • Miguel, M. G.; Antunes, M. D., y Faleiro, M. L. (2017). “Honey as a Complementary Medicine”, Integr Med Insights, 12: 13-22.
  • Starr, C., and Arbogast, M., eds. (2001). Biology: Concepts and Applications. Belmont: Thomson Learning.
  • Life Sci. 2013 Apr 19;92(13):775-82. Anti-inflammatory properties of potato glycoalkaloids in stimulated Jurkat and Raw 264.7 mouse macrophages. doi: 10.1016/j.lfs.2013.02.006. Epub 2013 Feb 20.
  • Int J Mol Sci. 2017 Nov; 18(11): 2390. Published online 2017 Nov 10. Polyphenol-Rich Lentils and Their Health Promoting Effects. doi: 10.3390/ijms18112390
  • Pharmacognosy Res. 2017 Apr-Jun; 9(2): 121–127. Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research. doi: 10.4103/0974-8490.204647