Incontinência urinária: 6 alternativas naturais para combatê-la
A incontinência urinária é um incômodo extremamente desconfortável. Consiste na perda do controle da bexiga, o que provoca a incapacidade de segurar a urina.
Além disso, a incontinência urinária acarreta consequências psicológicas, pois é complicado saber que não se controla o ato de urinar.
Para reforçar a autoestima do paciente é importante que fique claro em todos os momentos se se trata de um tipo de incontinência crônica ou se é passageira, reversível.
Independentemente deste fator, pode-se tentar aliviar por meio de soluções naturais muito úteis como as que explicamos a seguir.
Chá de funcho
O funcho é uma planta com propriedades diuréticas.
Embora possa parecer contraditório que este ingrediente ajuda a conter urina, a verdade é que o que faz é tornar mais simples o ato de esvaziar a bexiga por completo cada vez que você vai ao banheiro.
Assim, não sobra nada que possa escapar através de perdas desconfortáveis ao fazer esforços e demorará mais tempo para encher novamente.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de semente de funcho (20 g)
- 1 copo de água (250 ml)
Preparação
- Esquente a água e, quando começar a ferver, adicione as semente de funcho.
- Deixe descansar por 10 minutos e coe o chá.
- Espere esfriar antes de consumir. É recomendável tomar uma vez por dia.
Não deixe de ler: 6 sinais que indicam que você tem dificuldades para controlar a bexiga
Chá de folhas de framboesa
O chá de folhas de framboesa é preparado do mesmo modo que o de funcho ou qualquer chá convencional.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folha de framboesa (sem sementes)
- 1 copo de água
Preparação
- Coloque a água para ferver e adicione as folhas de framboesa.
- Aguarde 10 minutos antes de coar o chá e beba.
- Deve ser tomado uma vez por dia.
Esta bebida pode te ajudar a fortalecer os músculos da área, por isso, a frequência de perdas urinárias também poderá será reduzida. Além disso, as folhas são ricas em vitamina C, potássio e magnésio. O potássio implica propriedades diuréticas, por isso é recomendado para a incontinência urinária por diversas razões.
Aliviar a incontinência urinária com banhos de alho
O alho também pode ser um grande aliado para as pessoas que sofrem de incontinência urinária.
Ingredientes
- 1 cabeça de alho
- Um punhado de flores de espinheiro branco
- 1 litro de água
Preparação
- Para combater a incontinência, você deve adicionar uma cabeça de alho triturado e um bom punhado de flores de espinheiro branco a um litro de água fervente.
- Quando a solução estiver bem quente, coloque o líquido e despeje na banheira para tomar banho com esta água uma vez por dia.
- Estes banhos devem ser acompanhados de chás, como o de funcho ou o de framboesa acima mencionados.
Com folhas de uva-de-urso
A folha da uva-de-urso que pode encontrar em qualquer loja de ervas também pode ser útil. Neste caso, seu alto conteúdo de flavonóides fornece propriedades diuréticas. O adequado é tomá-la como chá.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de uva-de-urso (10 g)
- 1 litro de água
Preparação
- Adicione uma colher de sopa de folhas de uva-de-urso por cada litro de água para o chá.
- Tome uma xícara deste chá a cada três horas. Não passar de quatro ou cinco xícaras por dia.
Nota: em caso de problemas renais ou inflamação, o consumo deste remédio é totalmente contraindicado e deverá ser optado por algum outro dos oferecidos.
Exercícios com água morna
Tentar fortalecer seus músculos é outra chave para melhorar a incontinência urinária.
O que devo fazer?
- Para fazer isso, encha uma banheira com água morna e sente-se . Comece a contrair todos os músculos na região genital durante cinco segundos e repita o exercício.
- Descanse por cerca de dez segundos e volte a contrair.
- Repita o exercício na água até um total de 10 vezes. É possível que, pouco a pouco, seus músculos ganhem força, e isso fará com que as perdas não sejam tão frequentes.
Práticas que podem te ajudar
Alguns exercícios, como deitar-se de costas com os joelhos dobrados e com os pés ligeiramente afastados, permitirão que você contraia o reto, a uretra e, no caso das mulheres, também a vagina.
Mantenha a área contraída e conte lentamente até três.
Continue com este simples exercício liberando lentamente a tensão exercida sobre os músculos e repita este processo de cinco a dez vezes.
Trata-se de um exercício que terá de ser acompanhado de uma respiração uniforme e confortável e que te permita não tensionar os músculos do estômago, das coxa ou das nádegas. Verifique o abdômen com a mão para ver se a área do estômago está relaxada e se você não está fazendo força na área errada.
Todas essas dicas podem ajudá-lo a reduzir sua incontinência urinária, mas o ideal é que você consulte um médico para conhecer e tratar a causa e as consequências deste problema.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.