Solidago canadensis: aplicações medicinais e contraindicações
Revisado e aprovado por a farmacêutica Franciele Rohor de Souza
Solidago canadensis é uma planta herbácea perene que se distribui na Península Ibérica e na América do Norte. Pertence à família Asteraceae e se destaca por sua floração com botões amarelos profundos.
Devido à sua composição farmacológica —que inclui flavonoides, taninos, saponinas e ácidos orgânicos—, é regularmente utilizado na fabricação de suplementos fitoterápicos. Há até quem o prepare em chá para acalmar alguns sintomas e indisposições. Quais são suas principais aplicações e contraindicações? Descubra-as!
Composição e propriedades do solidago canadensis
A grande variedade de benefícios do solidago canadensis é atribuída ao seu conteúdo abundante de vários fitoquímicos. Em particular, e conforme compilado por uma revisão compartilhada na revista Biomolecules, a planta concentra as seguintes substâncias:
- Flavonóides (especialmente derivados de quercetina e kaempferol).
- Ácidos polifenólicos C6-C3 (ácidos cafeico, clorogênico, ferúlico, sinápico, ácido 3-hidroxifenilacético, ácido 3,4-diidroxifenilacético, ácidos homovanílicos).
- Compostos glicosídicos.
- Óleos essenciais contendo monoterpenos (alfa e beta-pineno, mirceno, limoneno, sabineno).
- Moléculas de saponina (como virgaureasaponinas e solidagosaponinas).
No entanto, esses compostos estão associados a uma série de efeitos e propriedades para a saúde. Especificamente, observou-se que eles têm potencial anti-inflamatório, antioxidante, analgésico, espasmolítico, anti-hipertensivo, diurético, antibacteriano e cardioprotetor. Vejamos seus principais usos medicinais.
Usos medicinais de solidago canadensis
Na medicina tradicional, solidago canadensis tem sido usado como diurético e adjuvante para condições urológicas. Da mesma forma, seu uso está vinculado à prevenção de infecções e ao alívio de doenças musculares. Mas há evidências? A seguir, detalhamos.
Diurético natural
Solidago canadensis é classificado como um “diurético natural”. Os diuréticos são substâncias que estimulam a produção de urina para facilitar a eliminação de líquidos retidos no corpo. Desta forma, auxiliam no tratamento de quadros edematosos, hipertensão e problemas renais.
Uma publicação da Agência Europeia de Medicamentos destaca o potencial do solidago canadensis como adjuvante para aumentar a quantidade de urina e reduzir o desconforto causado por distúrbios urinários menores.
Isso se explica, em grande parte, pelo seu teor de saponinas, substâncias que aumentam a circulação sanguínea a nível renal, o que aumenta a filtração glomerular e, portanto, a expulsão de líquidos.
De qualquer forma, estudos maiores e mais conclusivos são necessários para avaliar esse efeito em humanos, já que a maioria dos testes foi feita em modelos animais.
Condições do trato urinário
Na medicina popular, o solidago canadensis é usado como um suplemento para ajudar a aliviar as condições do trato urinário. Conforme relatado em uma publicação da Western New York Urology Associates , é frequentemente usado contra infecções da bexiga, irritação do trato urinário e cálculos renais.
Devido às suas propriedades diuréticas, a planta está associada ao aumento do fluxo urinário, diminuição da inflamação dos tecidos e controle de espasmos no trato urinário. No entanto, não há evidências conclusivas a esse respeito.
Como no caso anterior, os estudos foram feitos principalmente em animais. Por isso, as evidências são consideradas insuficientes para apoiar seu uso nessas doenças. De fato, recomenda-se evitá-lo como tratamento de primeira escolha.
Doenças urinárias tendem a se complicar sem tratamento médico. Portanto, a prioridade é ir ao profissional e seguir suas recomendações.
Anti-inflamatório e antiespasmódico
As propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas atribuídas ao solidago canadensis são frequentemente usadas como adjuvante para dores musculares, sintomas de artrite e asma, entre outras condições. No entanto, não há evidências suficientes.
Por enquanto, estudos em modelos animais sugerem que substâncias como saponinas triterpênicas, polifenóis e taninos estão por trás desses efeitos. No entanto, não foi provado ser um tratamento eficaz e seguro.
Outros usos possíveis para Solidago canadensis
A maioria das aplicações medicinais de Solidago canadensis são suportadas apenas por evidências anedóticas. Recomenda-se o uso prudente, principalmente se houver doenças previamente diagnosticadas ou qualquer condição especial.
De acordo com uma publicação da corporação americana WebMD , outros usos —não suportados por evidências— são os seguintes:
- Diabetes.
- Hemorróidas.
- Artrite e gota.
- Boca inchada.
- Eczema (uso tópico).
- Fígado aumentado.
- Pequenas feridas (uso tópico).
- Infecções respiratórias (como gripe e resfriado ).
Solidago canadensis riscos e contraindicações
Neste momento, não há informações confiáveis suficientes para dizer que solidago canadensis e seus suplementos derivados são seguros. No entanto, os efeitos colaterais descritos são leves; estes incluem dor abdominal, azia, cólicas e náuseas.
Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao consumo ou aplicação tópica desta planta. Nesse caso, as manifestações clínicas incluem inchaço da língua e da boca, irritação da pele e dificuldades respiratórias.
É necessário procurar atendimento médico urgente nesses casos.
Por segurança, a planta é contraindicada nas seguintes situações:
- Doenças cardíacas e renais.
- Gravidez e lactação.
- Crianças pequenas.
- Osteoporose.
- Diabetes.
Por outro lado, não deve ser consumido simultaneamente com medicamentos diuréticos, para hipertensão ou diabetes. Isso porque pode potencializar excessivamente seu efeito, o que coloca em risco a saúde.
Dosagem e apresentações de solidago canadensis
Antes de ingerir suplementos de solidago canadensis —ou qualquer outra erva— é aconselhável consultar seu médico para determinar se existem condições que tornem o consumo arriscado. A planta está disponível em forma seca, saquinhos de chá, extratos, tinturas e cápsulas.
- Infusão: 3 a 5 gramas da planta em água fervente, 2 ou 3 vezes ao dia.
- Extrato líquido ou tintura: 0,5 a 2 mililitros, 2 ou 3 vezes ao dia.
- Extrato seco: 350 a 450 miligramas, 3 vezes ao dia.
- Macerado: 40 gramas da planta seca são embebidos em 1 litro de água fria. Após 12 horas, o líquido é aplicado com compressas topicamente.
O que devemos lembrar sobre esta planta?
Solidago canadensis é um suplemento de ervas valorizado na medicina tradicional por suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Tem uma longa história como remédio para algumas condições do trato urinário. No entanto, sua eficácia não é comprovada pela ciência.
Até o momento, poucos estudos em animais e em laboratório conseguiram avaliar o potencial dessa planta como aliada da saúde. Portanto, não deve substituir os tratamentos médicos no tratamento de doenças. Para uma utilização segura, recomenda-se seguir as recomendações do profissional e do fabricante do suplemento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fursenco C, Calalb T, Uncu L, Dinu M, Ancuceanu R. Solidago virgaurea L.: A Review of Its Ethnomedicinal Uses, Phytochemistry, and Pharmacological Activities. Biomolecules. 2020 Nov 30;10(12):1619. doi: 10.3390/biom10121619. PMID: 33266185; PMCID: PMC7761148.
- Arumugham VB, Shahin MH. Therapeutic Uses Of Diuretic Agents. [Updated 2022 Jun 5]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557838/
- European Medicines Agency. Committee on Herbal Medicinal Products: Community Herbal Monograph On Solidago virgaureaL., Herba. Evaluation of Medicines for Human Use. 2008;2-5.
- European Medicines Agency. Assessment Report On Solidago virgaurea L., Herba. Evaluation of Medicines for Human Use. 2008;2-31
- Melzig MF. Echtes Goldrutenkraut–ein Klassiker in der urologischen Phytotherapie [Goldenrod–a classical exponent in the urological phytotherapy]. Wien Med Wochenschr. 2004 Nov;154(21-22):523-7. German. doi: 10.1007/s10354-004-0118-4. PMID: 15638071.
- Goldenrod. (2014). Western New York Urology Associates, LLC. Available in https://www.wnyurology.com/content.aspx?chunkiid=21754#ref2
- Sampson JH, Phillipson JD, Bowery NG, O’Neill MJ, Houston JG, Lewis JA. Ethnomedicinally selected plants as sources of potential analgesic compounds: indication of in vitro biological activity in receptor binding assays. Phytother Res. 2000 Feb;14(1):24-9. doi: 10.1002/(sici)1099-1573(200002)14:1<24::aid-ptr537>3.0.co;2-9. PMID: 10641043.
- Weishaupt, J., (2021). Are There Health Benefits of Goldenrod? Disponible en:https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/health-benefits-of-goldenrod
- Luengo, M., (2001). Saponósidos. Disponible en https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-saponosidos-13015492#:~:text=Los%20sapon%C3%B3sidos%20tienen%20la%20capacidad,se%20da%20un%20efecto%20diur%C3%A9tico.&text=Algunos%20sapon%C3%B3sidos%20presentan%20este%20efecto%20(p.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.