Sintomas de uma inflamação no fígado

· 26 de janeiro de 2015
Para depurar o nosso fígado, devemos priorizar o consumo de líquidos, como sucos naturais e batidas de vegetais, que nos oferecem vitaminas e minerais. Além disso, devemos aumentar a ingestão de fibras e evitar os produtos ricos em gordura.

A inflamação no fígado, ou a hepatomegalia, é uma doença que devemos ter em mente. Acontece quando este órgão indispensável sofre uma infecção e aumenta de tamanho, causando alguns sintomas que valem a pena serem conhecidos. Hoje, aqui neste artigo, queremos informá-lo sobre este problema pelo bem de sua saúde e de sua família. Leia mais a seguir.

Por que acontece a inflamação no fígado?

Como você já sabe, o fígado cumpre funções básicas e essenciais em nosso corpo. Sintetiza vitaminas, elimina toxinas, filtra, depura elementos nocivos, regula os níveis de aminoácidos e de gorduras. Essas são ações muito importantes que garantem o bom funcionamento do nosso organismo e também uma boa qualidade de vida. Mas, em certos casos, pelo simples fato de cumprir tantos processos, algum desses elementos acaba se danificando e alterando sua finalidade.

Pode ser devido a um vírus ou até mesmo uma bactéria que causa a inflamação no fígado. Outras vezes, deve-se à uma má alimentação, consumo excessivo de gordura, álcool, muita comida industrializada o ou uso de muitos medicamentos que podem provocar também uma hepatomegalia. Assim, vale a pena cuidar e conhecer quais os sintomas associados a uma inflamação no fígado.

Leia também: Como preparar uma infusão de boldo para proteger o fígado

Sintomas de uma inflamação no fígado

inflamação no fígado

1. Sintomas parecidos com uma gripe

Durante os primeiros dias dessa inflamação no fígado, é comum sentir os mesmos sintomas de uma gripe. Um cansaço muito agudo, febre fraca, dor muscular, vontade de vomitar. Mas à medida que o tempo passa, o prognóstico não melhora, ao contrário, nos sentimos pior.

2. Inchaço abdominal

Por se tratar de uma inflamação, é comum notar a barriga mais inchada e dura. Você sentirá dor no abdômen a cada vez que acabar de comer e uma sensação incômoda de inchaço. Você sentirá náuseas e suas digestões serão bastante lentas.

3. Problemas intestinais

Bastante comum quando se tem o fígado inflamado é ir ao banheiro e ver que as fezes mudaram de cor. Ela ficam mais brancas. Isto se deve diretamente à inflamação originada por um vírus. Com relação à urina, os médicos dizem que é frequente notá-la com um tom mais escuro.

Descubra: 8 tipos de urina que podem indicar algo importante sobre a saúde

4. Gosto ruim na boca

Notar um sabor metálico ou amargo na boca. Você acaba de perceber o sabor natural da comida e de repente uma sensação incômoda em seu paladar, tanto que te tira a vontade de comer. Você também nota um mau hálito, perda de apetite e boca seca. É muito característico.

5. Dor e mal-estar

Além do cansaço já comentado, é comum sentir uma dor muito incômoda debaixo das costelas. É uma sensação de ter uma placa quente ao redor do abdômen. Algo que tira nossa vontade de fazer as coisas, que nos faz sentir mais cansados e com mais sono.

6. Tom da pele

Um dos sintomas que deve ser um alerta imediato é a cor da pele e dos olhos. Caso ela apareça em tom amarelado, preocupe-se; é icterícia e um sintoma claro de que o nosso fígado está doente. Portanto, quando perceber este sintoma, procure um médico imediatamente.

Quais exames me farão saber a causa da inflamação no fígado?

medico

Não se preocupe, a maioria dos problemas hepáticos possuem tratamento e podem ser recuperados. Normalmente, o que o médico fará em primeiro lugar é apalpar o abdômen para ver se ele está inchado. Depois, pedirá uma radiografia abdominal para ver se existe algum aumento do tamanho do fígado.

Também é possível que façam uma ecografia abdominal, um exame que não é incômodo nem doloroso. A última fase pela qual se pode passar para obter um diagnóstico claro é uma ressonância magnética do abdômen.

Aqui será necessário introduzir um líquido de contraste, mediante uma injeção. Mas fique calmo, a medicina dispõe de bons tratamentos para resolver a sua inflamação no fígado.

Conselhos para tratar a inflamação no fígado

Dente_de_leão

Além do tratamento que os médicos prescreverem, em casa, você pode seguir algumas simples dicas que serão de grande ajuda na sua recuperação. Tome nota:

  • Consuma mais fibras, mais líquidos, sucos naturais e batidas de vegetais. Evite carnes vermelhas, leite, gordura e alimentos com muitos temperos ou produtos químicos.
  • Infusão de cardo-mariano: poucas plantas medicinais são tão boas para o fígado como o cardo-mariano. Esta planta cura, desintoxica, regenera as células e desinflama o fígado. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, tanto em comprimidos como em bolsas para chá. Tome todos os dias e você logo ficará melhor.
  • Chá verde: o chá verde é essa infusão cheia de incríveis propriedades para a nossa saúde. É digestivo, diurético, anti-inflamatório, rico em antioxidantes e muito adequado para ser tomado todas as tardes. Não perca a oportunidade.
  • O dente-de-leão: é uma das plantas essenciais para desintoxicar o fígado; é como um bálsamo que este órgão agradece todos os dias depois das refeições. Não tenha dúvidas, é um simples remédio que te fará muito bem.