A maioria das mulheres não conhece os sintomas de um infarto

Tendo em vista que os sintomas de um infarto podem ser confundidos com os de outras doenças, é imprescindível ficar atento e, em caso de dúvida, consultar um especialista ou ir ao pronto-socorro.
A maioria das mulheres não conhece os sintomas de um infarto

Última atualização: 13 setembro, 2020

Inúmeras pesquisas demostraram que homens e mulheres apresentam sintomas ligeiramente diferentes quando têm um infarto. Na verdade, alguns sintomas são mais comuns no sexo feminino, o que é decisivo para agir a tempo em caso de urgência. Hoje, falaremos sobre os principais sintomas de infarto em mulheres.

Uma das coisas mais preocupantes para os especialistas em saúde é que a maioria das mulheres não sabe quais são os sintomas de um infarto e o que podem fazer para preveni-lo.

Eles asseguram que, diante do desconhecimento dos sintomas, as consequências são mais graves, uma vez que a pessoa não identifica o que pode estar acontecendo e tem dificuldade de agir adequadamente.

Por outro lado, os sintomas às vezes são confundidos com outras causas não relacionadas ao coração. Nesses casos, pode haver um alarme falso de infarto, embora possa ser o alerta para identificar outros problemas de saúde.

Quais são os sintomas de infarto em mulheres?

Levando em conta que a maioria das mulheres não sabe quais são os sintomas de um infarto, aproveitaremos este artigo para compartilhar informações valiosas que elas certamente levarão em consideração diante de uma emergência .

Náusea com vômito

Quais são os sintomas de um infarto em mulheres?

Diante de um ataque cardíaco, as mulheres têm uma probabilidade duas vezes maior do que os homens de apresentar sintomas como náusea, vômito, azia ou sensação de indigestão.

Esses tipos de sinais de alerta costumam ser ignorados, pois são sintomas comuns de outras doenças menos graves. No entanto, é importante considerá-los, principalmente quando acompanhados por outros sintomas.

Sensação de asfixia

De repente, você pode começar a sentir uma forte falta de ar, que pode ocorrer enquanto está em repouso ou fazendo algum tipo de atividade física normal. Você provavelmente sentirá uma vontade de inspirar mais ar e será forçada a respirar profundamente.

Esse sintoma, que também pode se apresentar sozinho, ocorre quando o coração não consegue bombear todo o sangue que chega, que acaba se acumulando nos pulmões e, portanto, dificultando a respiração.

Cansaço incomum

Cansaço incomum

De um momento para o outro você começa a sentir uma falta de energia que pode surgir de forma imediata ou durar vários dias e aumentar gradativamente.

O cansaço sem motivo é sentido por mais da metade das mulheres que sofrem um infarto.

Sintomas de um infarto: dor no centro do peito

É uma dor opressiva que cria a sensação de que algo está amassando o peito. Geralmente, dura alguns minutos e também pode ser intermitente. É uma dor que age como um sinal de alerta imediato, pois é algo que não costumamos sentir.

Desconforto na parte superior do pescoço

Desconforto na parte superior do pescoço

Você também pode sentir uma sensação de dor ou desconforto nas costas, pescoço ou mandíbula. A dor pode se espalhar para os braços ou parte superior do estômago.

Outros sintomas de um infarto incluem:

  • Ansiedade extrema.
  • Suor frio.
  • Sentir que o coração não está batendo corretamente.
  • Mudança na cor da pele para um tom pálido ou roxo ao redor dos lábios.
  • Tontura ou desmaio desconhecido.

O normal em qualquer caso é que a mulher comece a sentir os sintomas desde o dia anterior ou algumas horas antes. Os sintomas não ocorrem todos de uma vez e podem aparecer gradualmente até a ocorrência do infarto.

O que fazer diante de um infarto?

Quando nos deparamos com os sintomas de um infarto, o mais importante é agir rapidamente antes que o coração sofra danos graves ou irreversíveis. O tratamento contra o infarto é mais eficaz quando aplicado na primeira hora após o início dos sintomas.

Em caso de dor no peito prolongada, é importante ligar para o número de emergência ou pedir a um familiar que a leve a um centro médico imediatamente. Você deve evitar ir sozinha ao hospital, pois a sua saúde pode piorar no caminho e acabar agravando um pouco o problema.

Se os sintomas desaparecerem após cinco minutos ou aparecerem de forma intermitente, é muito importante consultar seu médico rapidamente para receber um diagnóstico adequado, pois pode se tratar de uma doença cardíaca.

Lembre-se de que quanto mais rápido você agir, menor será o risco de sofrer consequências trágicas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.