Sexualidade depois dos 40: uma viagem de prazer e reencontro

Poderei aproveitar da mesma forma agora que tenho mais de 40 anos? Estarei velha agora? E se meus orgasmos forem menos intensos? Não pense que a jornada acabou, muito pelo contrário.
Sexualidade depois dos 40: uma viagem de prazer e reencontro
Florencia Carolina Salort

Escrito e verificado por o obstetra clínico e sexólogo Florencia Carolina Salort.

Última atualização: 13 outubro, 2023

São muitos os temas que, como ginecologista, adoro conversar com vocês. Mas esse é um dos meus preferidos, porque é sobre mudança, desafios, aceitação e amadurecimento. É muito comum que a existência de mitos em torno da ideia de que, quando formos mais velhos, será mais difícil nos relacionar com o prazer. Por isso, hoje quero me aprofundar em algo que preocupa muitas de nós: a sexualidade depois dos 40.

É um capítulo de nossas vidas repleto de descobertas, desafios e oportunidades de nos conectarmos com nosso ser íntimo de forma única. Vamos começar essa viagem?

A sexualidade depois dos 40: uma jornada de autodescoberta

Ao longo dos anos, nossas experiências e aprendizados nos enriquecem de maneira especial. À medida que crescemos, nos reconhecemos, nos questionamos, estabelecemos “o que funciona para nós e o que não funciona”.

A sexualidade depois dos 40 nos dá uma oportunidade maravilhosa de abraçar quem somos. Celebramos nossa autenticidade e nos reconectamos com o corpo e com nossos desejos mais profundos.

É o momento perfeito para explorar novas formas de prazer e fortalecer nossa autoestima. A questão é que nessa idade que já sabemos! Normalmente, já aprendemos o que gostamos e o que não gostamos. Então é hora de comunicar essa ideia e colocá-la em prática.

É hora de capitalizar a experiência e, acima de tudo, aproveitar.

Nessa fase da vida, o sexo pode nos surpreender com novos e excitantes prazeres. É um capítulo em que ousamos explorar sem tabus, aproveitando cada momento de autenticidade e satisfação.

Talvez você seja encorajado a experimentar novas experiências, realizar fantasias, abrir o jogo. Sexo não é padrão.

O que você gostava antes, talvez agora não goste mais. Ou do que você tinha vergonha, talvez agora você tenha curiosidade de experimentar. Experimente, pergunte-se e, como sempre digo, ouse sentir.

O desejo sexual diminui depois dos 40?

Pode acontecer de você sentir que às vezes não tem vontade e pensa que é por causa da idade. Quero dizer a você que o desejo sexual não cai como algo linear ao longo do tempo ou ao final da fase fértil. Cuidado para não dar isso por certo!

Cada mulher é única e a falta de desejo pode ter várias causas: estresse, desequilíbrio hormonal, problemas com o casal, o turbilhão de nossas vidas, situações alheias familiares ou profissionais que nos afligem, entre outras.

Aqui entra em jogo a importância de ter uma comunicação aberta e honesta com nossos parceiros e com os profissionais de saúde, seja seu ginecologista ou sexólogo. No entanto, a principal comunicação honesta deve ser consigo mesmo.

Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • Como me relaciono com meu corpo?
  • Eu me dou permissão para o prazer?
  • Como me sinto em relação à realidade?
  • Eu me mimo?

Nessas respostas você pode encontrar soluções e fortalecer sua conexão íntima. Então, você pode fortalecer a conexão com outra pessoa.

E o que eu faço com o ressecamento vaginal?

Compreender as alterações hormonais que às vezes não acompanham nessa idade é fundamental para não nos enchermos de preconceitos e estigmas. Algumas têm que passar pela menopausa mais cedo e algumas mudanças que ocorrem no corpo as surpreendem quando são jovens.

Uma dessas alterações é o aparecimento do ressecamento vaginal. Porém, é uma situação que pode ocorrer em qualquer idade e pode ser tratada e acompanhada sem problemas. Não há motivo para desespero.

Você encontrará soluções práticas, como o uso de lubrificantes à base de água ou alguma reposição hormonal indicada pelo seu médico. Mas não se classifique com expressões que se ouvem por aí, como “Sou seca!”.

Você pode desfrutar da intimidade sem dor e isso é prazeroso.

Chega de aguentar e sofrer, ou deixar de fazer o que queremos devido a esses sintomas. Sua vida sexual não acabou. O autocuidado é fundamental para viver plenamente a sexualidade depois dos 40!

A jornada da sexualidade depois dos 40 continua

Nessa jornada de empoderamento, celebramos cada parte do nosso corpo, experiências e decisões. Nós abraçamos o amor-próprio como uma base sólida para nossa sexualidade.

É hora de reconhecer que seu corpo, suas estrias, a cor de sua vulva, seus quilos extras e suas rugas não passam de marcas. Marcas da sua vida, vestígios da sua história. Pare de pensar que o prazer e a sexualidade só são válidos se formos jovens e tivermos um corpo “perfeito”.

Vamos romper com essa mentira.

Tenhamos coragem de desfrutar nossa sensualidade sem limitações. Meus queridos leitores, seguidores, amigos: a sexualidade depois dos 40 é uma jornada maravilhosa e cheia de possibilidades. Estamos no meio do resto da nossa vida.

Explore, leia, inove, estimule-se a incorporar novas sensações. Experimente um brinquedo, fantasie-se. Proponha algo novo ao seu parceiro, toque-se mais, relaxe, deixe de lado os preconceitos.

O que você está esperando? Ninguém tem que lhe dar permissão. Você é a única que coloca limitações em sua vida sexual.

Os 40 não é o fim. Pelo contrário, podem ser o começo de algo novo, diferente e excitante. A maneira de viver ou desfrutar de sua sexualidade está dentro de você. Não depende da idade, mas do impulso da sua alma, que é eterno.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.