Sexo e amizade podem andar de mãos dadas

· 30 de julho de 2016
O sexo e a amizade podem andar de mãos dadas sempre e quando as duas pessoas tenham os seus sentimentos claros e uma não se envolva mais do que a outra

Nos tempos atuais as relações mudaram e, às vezes, uma simples relação de amizade também pode incluir sexo.

Sexo e amizade são incompatíveis? Hoje descobriremos que realmente não há porque ser desta maneira e que, às vezes, isso até mesmo fortalece a amizade.

Combinar sexo e amizade, estraga tudo?

Muitas pessoas acreditam que misturar sexo e amizade arruína qualquer relação que possamos ter com o amigo em questão. Mas … isso é verdade?

Sempre nos definiram limites para as nossas relações, mas, como sabemos, os limites nunca são algo positivo.Amizade entre um casal

Se pensarmos bem, nossas relações amorosas sempre têm um aspecto de amizade e muitos deles começam como uma relação entre amigos.

É natural que o sexo e a amizade possam andar de mãos dadas sem nenhum problema?

A realidade é que problemas surgem quando você quer mais que amizade e a outra pessoa não deseja o mesmo.

Será que isso tem alguma coisa a ver com as condições atuais de “amigos com benefícios”? Isso é algo muito diferente e devemos fazer um inciso para falar sobre isso.

As pessoas que se denominam “amigos com benefícios”, às vezes nem sequer são amigos; são apenas duas pessoas que se encontram para ter relações sexuais.

Ter sexo casual com alguém é o mesmo que encontrar um parceiro com quem compartilhar outras coisas?

A resposta certamente é não. Afinal, um parceiro é uma pessoa que o conhece, é seu amigo! Algo que não acontece em outra situação.

Descubra: Os amigos beneficiam seriamente a saúde

Talvez a primeira realidade seja a que causa mais problemas. Afinal, na ausência de uma amizade, a rejeição a ter algo mais é muito mais forte e momentânea. Você não conhece a outra pessoa, somente a deseja para manter relações em determinados momentos.

Por outro lado, no segundo caso, quando essa pessoa com quem praticamos sexo casual é um amigo de verdade, podemos pensar na possibilidade de ter algo mais, ou de falar sobre isso e ver por que não é viável.

É algo muito mais leve: vocês se conhecem, se compreendem e percorreram um longo caminho compartilhando uma verdadeira relação de amizade.

Os relacionamentos que se iniciam com uma amizade são mais duradourosAmigos na cama

É importante sabermos que todo relacionamento que se iniciar com uma amizade pode ser mais duradouro, uma vez que o vínculo é fortalecido e a confiança é férrea.

No entanto, isso não precisa acontecer e a relação de amizade pode ficar apenas nisso.

O grande problema em que podemos cair é uma relação de amizade tóxica, pois já sabemos que estar com as emoções à flor da pele pode causar estragos. É por isso que a comunicação deve ser fluida, sincera e, caso você veja que algo não vai bem, deve encontrar uma solução.

Leia: Para ser feliz é preciso aprender a se afastar de certas pessoas

Às vezes, neste tipo de relacionamento, o ciúme pode vir à tona, ou como já dissemos, alguém pode se apaixonar pelo outro, mas a outra pessoa não a corresponde. Aqui nos encontraremos em um círculo de “quero e não posso” que não nos levará a lugar nenhum.

Não veja o sexo e amizade como algo negativo

O problema de ver sexo e amizade como algo negativo ocorre porque as pessoas não são capazes de lidar com esse tipo de relacionamento que ainda pode ser considerado um tabu. Com isso, muitos erros são cometidos, o que nos envolve em relacionamentos tóxicos dos quais é difícil escapar.

Apesar de tudo, existem muitas outras relações que conseguem êxito, em que os dois membros do relacionamento sabem claramente o que têm, o que querem e, assim, podem evitar problemas maiores e relacionamentos tóxicos que os levará a uma grande infelicidade.n-IN-LOVE-COUPLE-large570-500x209

Você não pode perder: Os 10 benefícios que o sexo aporta a sua saúde

Você já passou por algum relacionamento deste tipo? Qual foi o seu maior problema? É verdade que limitamos o sexo apenas aos relacionamentos amorosos, mas talvez isso ocorra porque crescemos sendo educados para fazer isto.

E se o sexo com os nossos amigos fosse bom para as nossas relações amorosas?

Talvez tivéssemos relacionamentos muito mais saudáveis e fôssemos muito mais felizes. No entanto, para que tudo funcione, devemos ser, em todos os momentos, sinceros.

A confiança e a sinceridade são coisas muito importantes, principalmente se houver emoções envolvidas.

  • GRELLO, Catherine M.; WELSH, Deborah P.; HARPER, Melinda S. No strings attached: The nature of casual sex in college students. Journal of sex research, v. 43, n. 3, p. 255-267, 2006.
  • FRÉMEAUX, Sandrine; MICHELSON, Grant. ‘No strings attached’: Welcoming the existential gift in business. Journal of Business Ethics, v. 99, n. 1, p. 63-75, 2011.
  • SOUZA, Luciana Karine de; HUTZ, Claudio Simon. Relacionamentos pessoais e sociais: Amizade em adultos. Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 13, n. 2 (abr./jun. 2008), p. 257-265., 2008.