Ser avó pela primeira vez

Ser avó pela primeira vez é um acontecimento único que você deve aproveitar ao máximo. Para isso, é preciso saber curtir essa etapa com seus filhos e netos.
Ser avó pela primeira vez

Última atualização: 16 Maio, 2021

Se dentro de pouco tempo você vai ser avó pela primeira vez, prepare-se para entender e experimentar novos sentimentos. Quando uma mulher descobre que vai ser avó, ela é tomada por uma mistura de sentimentos, como alegria e preocupação.

Por um lado, a alegria pela chegada desse pequeno que vai roubar o seu coração. Por outro lado, talvez surja a preocupação porque você acha que seu filho ou sua filha ainda não está preparado para essa nova etapa. Contudo, o amor que sentimos por nossos netos é tão grande que todos esses sentimentos acabam desaparecendo com o tempo.

Avós de primeira viagem

Como já dissemos, é provável que as avós de primeira viagem tenham pensamentos contraditórios, principalmente se forem jovens e vaidosas. Nesse sentido, algumas mulheres se negam a serem chamadas de “avó”, por exemplo.

No entanto, de acordo com este artigo publicado em Multidisciplinary Journal of Gerontology, os resultados de um estudo realizado na Comunidade Valenciana da Espanha indicaram que, em geral, as avós se sentem muito satisfeitas na relação com os netos.

Portanto, se você se identificou com o caso descrito, fique tranquila porque, quando ouvir seu neto chamar você de avó pela primeira vez, com certeza todos esses pensamentos serão imediatamente apagados da sua mente.

O que significa ser avó pela primeira vez?

Que é avó pela primeira vez abraça muito os seus netos

1. Ser avó pela primeira vez é maravilhoso

Prepare-se para descobrir um novo universo dentro de você, cheio de lágrimas e sorrisos porque os netos nos ensinam uma nova forma de amar. Um amor extraordinário, diferente do que se sente pelos filhos. Por isso, ser avó pela primeira vez é maravilhoso.

De acordo com este artigo publicado na Sociedad y Utopía, Revista de Ciencias Sociales, os avós são fonte de carinho, devoção e amor por seus netos, ou seja, na relação entre netos e avós prevalece o amor incondicional.

2. É abrir seu coração

Quando a gravidez dos filhos não é planejada, muitas futuras avós ficam insatisfeitas com a notícia de que terão um primeiro netinho. Isso pode acontecer porque talvez também tenham passado por isso.

Por isso, é hora de abrir o seu coração, pois a chegada desse bebê que está a caminho mudará o seu mundo em poucos segundos para melhor.

3. É como se olhar em um espelho

À medida que o seu netinho for crescendo, você vai começar a notar alguns traços seus e de seus filhos refletidos nele a todo momento, trazendo memórias da sua infância. Quando ele sorrir, por exemplo, fará você se lembrar dos belos sorrisos dos seus filhos quando eram pequenos.

Da mesma forma, quando ele começar a comer alimentos sólidos e a mostrar preferência por algumas frutas específicas, isso trará recordações de quando você era pequena e também gostava mais de determinadas frutas, das quais gosta até hoje.

O papel da avó: uma experiência única

Não saia espalhando por aí a chegada do novo membro da família: espere que os pais se manifestem, pois eles vão querer ser os portadores das boas novas.

Quanto aos presentes que você queira dar ao seu neto, tente visitar algumas lojas junto com os futuros pais para que suas escolhas sejam mais assertivas.

Dê aos futuros pais a possibilidade de opinar. Claro, pela sua experiência, você pode dar sugestões, mas lembre-se que são os pais que devem ter a própria experiência e você está lá para acompanhar, não para decidir.

Conselhos para quem vai ser avó pela primeira vez

Avó segurando pezinhos do neto

1. Converse com seus filhos

É muito importante que seus filhos saibam do amor que está crescendo dentro de você diante dessa belíssima notícia, que saibam como é lindo ser avó pela primeira vez e que, se for menina, você gostaria que a criança tivesse o seu nome.

2. Lembre-se de que o novo bebê é seu neto, e não seu filho

Você passará pela sua mente coisas como: “Esses pais de primeira viagem não têm a experiência que eu adquiri ao criá-los. Meus netos vão dar trabalho”.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que, a partir de agora, a responsabilidade de criar e educar os filhos é dos pais, não da avó. Mas você pode intervir quando sua ajuda for solicitada.

Por fim, queremos lembrar que o relacionamento que você tem com seus netos é diferente daquele que você tem com seus filhos. Os netos devem ser amados, abraçados, mimados e amados.

Na verdade, segundo este estudo publicado em Indivisa: Boletín de estudios e investigación, muitos avós tornam-se cúmplices, companheiros de brincadeiras, transmissores de valores, entre outras funções, mas deve haver um equilíbrio entre o respeito e a autoridade dos pais, e a participação da avó. Não se esqueça disso!

Pode interessar a você...
Os avós não morrem, seguem vivendo em nossos corações
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os avós não morrem, seguem vivendo em nossos corações

Os avós seguem vivendo em nossos corações por todas as lições, carinhos e lembranças que nos presentearam em vida. Eles são essenciais para nossa vida.