Os netos são a luz e as alegrias de seus avós

Os avós já passaram da fase de educar e serem pais. Com os netos, sua missão é ensinar valores e deixar um legado emocional que os ajudem a ser melhores pessoas.
Os netos são a luz e as alegrias de seus avós

Última atualização: 25 setembro, 2020

Os netos são essas novas gerações que dão muita luz e esperança a cada um dos membros da família. No caso dos avós, esse vínculo é especial e enriquecedor para ambas as partes.

É preciso ressaltar algo importante: hoje em dia os avós podem ser pessoas jovens, que levam uma vida muito ativa, em geral. Atualmente, eles costumam ser bastante independentes e seus corações continuam sendo jovens.

São pessoas que aproveitam o dia a dia e que acolhem seus netos de forma diferente de como fazem os pais.

Embora seja verdade que em uma sociedade todos somos educadores, o papel dos avós em uma família tem aspectos muito interessantes que gostaríamos de ressaltar.

Convidamos vocês a refletir sobre esse tema.

A construção do “legado emocional” na família

A responsabilidade de educar, de definir normas e de decidir “o que é permitido ou não” são tarefas dos pais.

Entretanto, tratando-se dos avós, existem algumas particularidades que vale a pena salientar:

  • Os avós já passaram por essa etapa porque antes de avós foram pais. Eles já estabeleceram diretrizes e cumpriram seu papel. Hoje em dia, não querem nem desejam ser rígidos e decidir o que se pode ou não fazer. Eles preferem curtir seus netos e construir um legado emocional.
  • Entre avós e netos, muitas vezes a comunicação vai além das palavras, manifestando-se por meio de gestos, símbolos. Existe cumplicidade, sorrisos, acordos e concessões… Tudo isso constrói um bem-estar psicológico adequado, no qual ambas as partes ganham.
  • O contato regular entre avós e netos oferece novas responsabilidades aos avós, e os netos aprendem lições que seus pais não podem transmitir.

É preciso esclarecer ainda que nem todos os avós são iguais e nem sempre são construídos laços tão intensos.

Costuma-se dizer que uma pessoa envelhece da maneira que ela viveu. Por isso, se não tivermos assumido determinadas coisas, é possível que cheguemos à idade madura com certas frustrações e negatividades.

Nesse sentido, é papel dos pais avaliarem qual deve ser a frequência de contato com os avós e se essa relação é enriquecedora ou não. Ainda que, geralmente, seja um dos vínculos mais maravilhosos que existe.

Recomendamos também a leitura: Autoestima, chave para a nossa felicidade

Avós e netos: um legado emocional inquebrável

O apoio dos avós no dia a dia é uma ajuda e um pequeno alívio para os pais. Essa responsabilidade dos avós não é algo novo: as tarefas de cuidado e atenção das crianças são compartilhadas há muitas gerações.

O legado que os avós constroem não enriquece apenas os netos. Também é possível que os pais enxerguem novas dimensões em seus progenitores que talvez ainda não conheciam, e que, de algum modo, os fazem renovar o vínculo.

  • O legado que os avós oferecem aos netos não se baseia apenas nos afetos e nas emoções. Também é o dom de saber transmitir valores. Os avós podem compartilhar lembranças do passado, recordações familiares de outras gerações que vão ajudar a criança a compreender muito melhor o mundo e a si mesma. Em suma, oferece raízes.
  • Outro aspecto interessante é que esse reflexo contínuo dos avós, sua alegria de viver, de transmitir cuidados e carinhos, também serve para que a criança saiba o que é “envelhecer com sabedoria”. Assim, ela verá o passar do tempo sem medo, com tranquilidade.
  • Além disso, às vezes os avós são aquele oceano de calma e estratégias para aliviar tensões, discussões e mal-entendidos.

Os netos são luz para os avós e vice-versa

Educar uma criança nunca é fácil. Passamos por períodos complicados que, por sua vez, nossos pais já viveram conosco.

Ao mesmo tempo em que o contexto atual é diferente, a essência é a mesma: crianças que querem independência, que procuram atenção, que têm ataques de raiva, que erram.

Recomendamos também a leitura: Adoção: aceitando um novo membro na família

Sem dúvida, em tudo isso os avós podem ajudar com bons conselhos e sem interferir.

Os netos dão luz e alegrias aos avós, e isso é algo que sempre aconteceu. Eles estão em uma fase da maturidade adulta que as pessoas enfrentam com entusiasmo e energia.

Por isso, as crianças sempre ajudam a renovar “responsabilidades” e enfrentar a vida com a esperança.

Hoje em dia, os avós não querem ser pais. Eles apenas desejam aproveitar as emoções mais intensas e enriquecedoras, mas sem gerar pressão ou obrigação.

Com isso, queremos dizer que como filhos que ainda somos, devemos respeitar também a independência dos avós e o seu direito de dispor “do seu tempo”. É um aspecto importante que devemos considerar.

Nota: para mais informações, consulte a bibliografia.

Pode interessar a você...
A necessidade de passar tempo em família
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A necessidade de passar tempo em família

Compartilhar tempo em família é benéfico para o bem-estar das crianças. Neste artigo, damos algumas ideias para você colocar em prática.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.