Quais são as bebidas que mais engordam?

· 11 de dezembro de 2013
Os refrigerantes light não contêm açúcar, mas são adoçados com uma substância nociva para a saúde. Além disso, eles têm um excesso de sódio que provoca retenção de líquidos.

Seria interessante se eliminássemos de nossa alimentação diária as bebidas que mais engordam, apresentam um excesso de calorias ou que influenciam diretamente na retenção de líquidos.

Muitas pessoas conseguem consumir os dois litros de líquidos diários recomendados pela OMS. Entretanto, somente uma pequena porcentagem o faz com água pura.

Os excessos de açúcar e calorias em nossa dieta líquida podem afetar não somente a nossa figura, como também a nossa saúde.

Os líquidos são necessários, não só como fonte de hidratação, mas também para combater o calor e a perda de líquidos. Também acompanham as refeições.

Entretanto, a maioria das pessoas escolhe os líquidos com sabor, e que são as bebidas que mais engordam, tais como:

  • refrigerantes açucarados,
  • sucos de frutas,
  • infusões adoçadas,
  • bebidas alcoólicas,
  • gasosas, etc.

Mas será que realmente sabemos como, o quanto e por que este tipo de bebida afeta a nossa saúde? Vejamos.

As bebidas alcoólicas

Estão dentro das bebidas que mais engordam. São aliadas da obesidade por vários motivos. Primeiramente, o álcool representa uma ingestão grande de calorias que o fígado deve trabalhar intensamente para processar. Por isso, seu consumo danifica o fígado.

Enquanto que o fígado queima o álcool ele não pode queimar as gorduras que normalmente consumimos. 

A cerveja é uma das bebidas que mais engordam

O álcool, além de não saciar nosso apetite é capaz de aumentá-lo. A fome transforma o álcool em um inimigo direto da boa aparência física. Além disso, devemos lembrar que o álcool é considerado uma droga, porque é capaz de gerar dependência. Assim, todo cuidado é pouco.

Se quisermos consumi-lo de maneira moderada devemos realizar certo esforço. Isto é, limitando-nos a uma tacinha de vinho durante as refeições ou apenas uma cervejinha com os amigos ocasionalmente.

Os refrigerantes estão entre as bebidas que mais engordam

Os refrigerantes também representam um dos principais responsáveis pela obesidade. Qualquer bebida gasosa contém açúcares adicionados que normalmente provém de xaropes de milho transgênico, de baixo preço e péssima qualidade.

Além disso, para criar dependência, adiciona-se grande quantidade de glicose, o que deixa claro que as quantidades de açúcar para adoçar esse tipo de bebida são muito elevadas.

Os refrigerantes light também apresentam certas contraindicações. Normalmente são adoçados com aspartame, que é considerado bastante nocivo à saúde.

Cortar o açúcar de nossa dieta seria o ideal. E seria mais fácil ainda, se o refrigerante fosse adoçado de forma natural com produtos como a estévia. Este é um hábito saudável adotado pela Coca-Cola. Entretanto, o açúcar não é eliminado, somente reduzido.

Leia também: Benefícios da estévia na perda de peso

Além dos adoçantes artificiais nocivos, também encontramos um excesso de sódio nesse tipo de bebida. Consequentemente, isso pode provocar a retenção de líquidos, aumentar o peso e estressar o trabalho dos rins e fígado uma vez que consumamos esse tipo de bebida a longo prazo.

Os sucos de frutas

Os sucos de frutas são bebidas saudáveis

Não há nada mais energético, saudável e saboroso do que um delicioso suco de frutas natural. Entretanto, a fruta deve ser orgânica e não deve conter aditivos químicos e pesticidas industriais.

Não deixe de ler: Incríveis sucos para reduzir medidas do abdômen

Se optarmos por comprar este tipo de suco, ao invés de preparar em casa, é importante que busquemos um que apresente o selo de orgânico. Isso garante que todas as propriedades da fruta foram preservadas durante o cultivo, extração e armazenagem.

Os sucos industriais além de terem pouca fruta, são feitos com corantes pouco saudáveis e açúcares de pouca qualidade. Por isso, o melhor é preparar os sucos em casa, com frutas e verduras frescas e da melhor qualidade.

As melhores bebidas

Podemos recomendar sem temor que o melhor para a sede é a água pura.

A água é a melhor bebida e não engorda

Temos ótimas opções para manter uma saúde plena! Podemos preparar, por exemplo:

  • chá ou uma tisana de ervas,
  • um suco de fruta ou verdura fresca natural,
  • leites vegetais de aveia, arroz e amêndoa,
  • algum cereal tostado dissolvido em água como o café ou a cevada.

Então, se anima a mudar seus hábitos de hidratação por algo muito mais saudável? Que tal começar ainda hoje!

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue na nossa página com mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Malik, V. S., Schulze, M. B., & Hu, F. B. (2006). Intake of sugar-sweetened beverages and weight gain: A systematic review. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/84.1.274
  • Malik, V. S., Pan, A., Willett, W. C., & Hu, F. B. (2013). Sugar-sweetened beverages and weight gain in children and adults: A systematic review and meta-analysis. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.113.058362
  • Morenga, L. Te, Mallard, S., & Mann, J. (2013). Dietary sugars and body weight: Systematic review and meta-analyses of randomised controlled trials and cohort studies. BMJ (Online). https://doi.org/10.1136/bmj.e7492
  • O’Connor, T. M., Yang, S.-J., & Nicklas, T. A. (2006). Beverage Intake Among Preschool Children and Its Effect on Weight Status. PEDIATRICS. https://doi.org/10.1542/peds.2005-2348
  • Tordoff, M. G., & Alleva, A. M. (1990). Effect of drinking soda sweetened with aspartame or high-fructose corn syrup on food intake and body weight. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/51.6.963
  • Tordoff, M. G., & Alleva, A. M. (1990). Effect of drinking soda sweetened corn syrup on food with intake aspartame and body or weight. The American Journal of Clinical Nutrition.