Receita de sabonete de alecrim para peles oleosas
Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater
Se você gosta de produtos de beleza naturais, o sabonete de alecrim pode se transformar em um de seus melhores recursos. É adstringente, anti-inflamatório, antibacteriano e ideal para a pele oleosa.
É fácil de fazer, sempre e quando, é claro, for preparado com as medidas de segurança adequadas. Porém, os passos são realmente simples e, com um pouco de paciência e os ingredientes indicados, conseguiremos um produto de higiene e beleza excepcional.
Não podemos esquecer que o alecrim é uma das plantas medicinais mais usadas pela indústria médica para reduzir inflamações, irritações ou infecções.
Será muito útil no dia a dia tanto para você quanto para outros membros de sua família. A seguir, explicamos como prepará-lo.
Como fazer seu próprio sabonete de alecrim
Na hora de preparar sabonetes é necessário ter em conta que devemos tomar uma série de precauções muito básicas.
Vamos manipular soda cáustica. Assim, para evitar os respingos e inclusive para não respirar os vapores, é recomendável usar luvas e uma máscara.
O processo em si não é perigoso. Trata-se apenas de ser precavido, ainda que saibamos que esta técnica foi utilizada durante gerações e gerações com total tranquilidade.
Vejamos agora tudo o que precisaremos para preparar este sabonete de alecrim.
Também pode te interessar: 3 sabonetes naturais preparados em casa
Ingredientes
- 2 xícaras de azeite de oliva (473 g)
- 1 xícara de água (150 ml)
- 1/4 xícara de soda cáustica (62 g)
- 1 copo de infusão de alecrim (200 ml)
- 1 colher de sopa de óleo essencial de árvore do chá (15 g)
- Um balde ou bacia de plástico
Preparo
Primeira parte
A primeira coisa que vamos fazer é a infusão. Ela será muito útil porque deste modo nos asseguraremos que nosso sabonete de alecrim vai ser eficaz de limpar e cuidar da pele oleosa.
- Primeiramente, coloque a água para ferver para depois adicionar uma colher de alecrim seco. Em seguida, deixe que cozinhe durante alguns minutos e depois coe o alecrim e fique só com a infusão. Reserve.
Segunda parte
- O segundo passo é mais delicado, mas igualmente simples. Manipularemos a soda cáustica e a jogaremos no balde de plástico. Lembre-se de usar as luvas e a máscara, porque o produto, como já sabemos, é abrasivo.
- Lembre-se também de fazer este processo com a soda cáustica em um espaço aberto (quintal, varanda, terraço…), pois desse modo evitamos inalar seus gases.
- Junto com a soda cáustica adicione a infusão preparada no primeiro passo. Faça de pouco em pouco para evitar os respingos. Além disso, tenha em conta que ao misturar estes dois componentes haverá geração de vapores.
- Em seguida, deixe que a mistura da infusão com a soda esfrie. Espere uns 15 minutos. A mistura deve esfriar para que, pouco a pouco, possamos adicionar mais ingredientes.
- Depois que esse tempo passar, é momento de adicionar as duas xícaras de azeite de oliva. Ele deve estar quente. Volte a adicionar pouco a pouco, mantendo as precauções adequadas.
- Deixe esfriar mais uma vez. Mais tarde, adicione o óleo essencial de árvore do chá.
Leia também: 4 máscaras com óleo da árvore-do-chá para evitar a queda de cabelo
Lembre de que sempre será melhor que a mistura esteja fria para que os óleos essenciais mantenham suas propriedades.
Terceira parte
- Em seguida, para agilizar o trabalho e homogeneizar a mistura, use uma batedeira a uma velocidade baixa. Coloque-a no centro do balde sem fazer mais nada. Com calma e cuidado.
- Quando você notar que o conjunto de ingredientes se tornou espesso, como se fosse maionese, adicione o resto do alecrim seco (assim você conseguirá um efeito esfoliante). Já estará quase pronto!
- Por fim, só falta jogar a mistura nos moldes. Um truque: adicione antes alguns raminhos de alecrim, assim será mais fácil retirar o sabonete do molde depois.
Para evitar que fiquem bolhas, depois que os moldes estiverem cheios dê pequenas batidinhas para tirar o ar.
O passo seguinte? Ter paciência. Deixe que passem pelo menos 6 semanas antes de usar estes sabonetes. Quando estiverem prontos, use-os em seu ritual de beleza cotidiano.
Este sabonete de alecrim também é muito adequado caso você esteja com feridas infectadas, alguma articulação inflamada, ou inclusive para evitar o envelhecimento precoce da pele.
Um dado que não podemos deixar passar: não devemos usar este sabonete para lavar as partes íntimas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sasikumar, B. (2012). Rosemary. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.452
- Erkan, N., Ayranci, G., & Ayranci, E. (2008). Antioxidant activities of rosemary (Rosmarinus Officinalis L.) extract, blackseed (Nigella sativa L.) essential oil, carnosic acid, rosmarinic acid and sesamol. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.01.058
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.